EN | ES

45 Minutos

Publicado em: 08/07/2011 |

Imagine subir ao palco sozinho e com a seguinte missão: entreter o público durante longos 45 minutos. Achou fácil? Agora, pense em uma maneira de fazer isso sem o suporte de cenário, trama ou sequer um texto predeterminado. Essa é a tarefa do ator Caco Ciocler no espetáculo “45 Minutos”, com texto de Marcelo Pedreira e direção de Roberto Alvim, artista residente do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

O teatro ainda pode nos proporcionar uma experiência potente e transformadora? “45 Minutos” configura esta pergunta incontornável, cuja resposta se focaliza na atuação de Ciocler. O espetáculo retrata a angústia de um ator que, para poder continuar morando de favor em um quarto no fundo do teatro, precisa, de qualquer forma, ser bem-sucedido em uma apresentação de 45 minutos, considerado o tempo mínimo para uma montagem teatral.

 

Durante a obra, que se dá inteiramente em diálogo com o público presente, o ator busca, desesperadamente, meios de preencher o tempo e, para isso, capta reações do público, faz comentários e levanta questões. Assim, percebe que algo se evaporou, que a relação de uma obra de arte com a plateia não pode mais se desenhar segundo antigos pressupostos e, sobretudo, que a sociedade vive em uma época para além de todo drama, no sentido clássico da palavra, e o artista e o público não sabe aquilo que vem pelo caminho.

 

Uma reflexão profunda acerca do lugar e do significado do teatro em nossos dias. Uma experiência desconcertante que abala e critica todos os fundamentos da cena. Eis que “45 minutos” se instaura, em busca de discutir a crise que atinge o gosto do público pelo entretenimento em detrimento da reflexão. E, a cada apresentação, traz um desenvolvimento distinto com o inesperado sendo sempre a tônica do espetáculo.

 

Veja o teaser da peça aqui. http://www.youtube.com/watch?v=1fkvOvqGUzs

 

Serviço:
“45 Minutos”
Quando: Quinta e sábado, às 21h; domingo, às 20h. Até 14/08
Onde: Centro Cultural SP – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Tel.: (11) 3397-4002
Ingressos: R$ 20
Informações: http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_teatro.asp
 

Foto: Guga Melgar