23ª edição do festival Satyrianas acontece entre 12 e 15 de novembro com a temática “Você Tem Fome de Quê?”

Publicado em: 08/11/2022 |

Acontece durante 4 dias, entre 12 e 15 de novembro, a 23ª edição do Festival Satyrianas, com a temática Você Tem Fome de Quê?.

Promovido pela Cia. de Teatro Os Satyros, com parceria da SP Escola de Teatro, o evento celebra a diversidade artística brasileira e recebe mais de 1000 artistas envolvidos em 400 projetos culturais, entre circo, literatura, teatro, música, contação de histórias, dança e cinema.

Representantes de vários estados brasileiros estarão presentes também na celebração, assim como artistas internacionais da Bolívia e Portugal, por exemplo.

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, apresenta o projeto da instituição no colóquio Artes, Linguagens e Memórias na Amazônia, da UFPA

A Satyrianas acontece na Praça Roosevelt e em outras áreas adjacentes, como em teatros e espaços culturais parceiros. A sede da SP Escola de Teatro na localidade é um desses palcos, que receberá atrações de estudantes, egressos e artistas convidados.

A entrada é sempre gratuita ou ingresso consciente (“pague quanto puder”), com a abertura oficial do evento acontecendo já nesta sexta-feira, 11, às 20h, no Cine Satyros Bijou – sala Patricia Pillar.

Confira a programação completa AQUI!

Sobre o Festival

Quando foi criado em 2000, era localizado na Bela Vista e nomeado “Folias Teatrais”, o evento se propôs como uma homenagem à primavera e deixava o Teatro da região initerruptamente aberto durante 4 dias e 4 noites. Pontuando, assim, a resistência da cultura naquele momento. Atualmente na Praça Roosevelt, o festival continua com o mesmo propósito: são 78 horas ininterruptas que oferecem inúmeras atividades teatrais para os moradores da cidade.

Cia Dança Sem Fronteiras apresenta o espetáculo de dança Ciranda de Retina e Cristalino na SP Escola de Teatro; confira como foi!

Desde que assumiu a nova localização, as intituladas Satyrianas são parceiras da SP Escola de Teatro; o diretor executivo e o coordenador de direção da SP, respectivamente Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, são fundadores da Companhia organizadora do evento, ‘os Satyros’. A Cia foi pioneira e responsável pela revitalização da Praça Roosevelt, um lugar histórico do centro de São Paulo, no qual a arte teve papel de transformação e que hoje se configura com dos principais pontos de troca cultural da cidade.

Em 2009, o evento passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo. Em 2013, os Satyros foram vencedores do Prêmio Shell na categoria Inovação, “pela projeção, permanência e abrangência do evento ‘Satyrianas’ na condição de fenômeno histórico-artístico e social”.

Notícias | 16/ 04/ 2024

Edições Sesc lançam livro da fotógrafa Lenise Pinheiro que retrata o Festival de Teatro de Curitiba

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba