Acontece durante 4 dias, entre 12 e 15 de novembro, a 23ª edição do Festival Satyrianas, com a temática Você Tem Fome de Quê?.
Promovido pela Cia. de Teatro Os Satyros, com parceria da SP Escola de Teatro, o evento celebra a diversidade artística brasileira e recebe mais de 1000 artistas envolvidos em 400 projetos culturais, entre circo, literatura, teatro, música, contação de histórias, dança e cinema.
Representantes de vários estados brasileiros estarão presentes também na celebração, assim como artistas internacionais da Bolívia e Portugal, por exemplo.
A Satyrianas acontece na Praça Roosevelt e em outras áreas adjacentes, como em teatros e espaços culturais parceiros. A sede da SP Escola de Teatro na localidade é um desses palcos, que receberá atrações de estudantes, egressos e artistas convidados.
A entrada é sempre gratuita ou ingresso consciente (“pague quanto puder”), com a abertura oficial do evento acontecendo já nesta sexta-feira, 11, às 20h, no Cine Satyros Bijou – sala Patricia Pillar.
Confira a programação completa AQUI!
Sobre o Festival
Quando foi criado em 2000, era localizado na Bela Vista e nomeado “Folias Teatrais”, o evento se propôs como uma homenagem à primavera e deixava o Teatro da região initerruptamente aberto durante 4 dias e 4 noites. Pontuando, assim, a resistência da cultura naquele momento. Atualmente na Praça Roosevelt, o festival continua com o mesmo propósito: são 78 horas ininterruptas que oferecem inúmeras atividades teatrais para os moradores da cidade.
Desde que assumiu a nova localização, as intituladas Satyrianas são parceiras da SP Escola de Teatro; o diretor executivo e o coordenador de direção da SP, respectivamente Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, são fundadores da Companhia organizadora do evento, ‘os Satyros’. A Cia foi pioneira e responsável pela revitalização da Praça Roosevelt, um lugar histórico do centro de São Paulo, no qual a arte teve papel de transformação e que hoje se configura com dos principais pontos de troca cultural da cidade.
Em 2009, o evento passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo. Em 2013, os Satyros foram vencedores do Prêmio Shell na categoria Inovação, “pela projeção, permanência e abrangência do evento ‘Satyrianas’ na condição de fenômeno histórico-artístico e social”.