1º Prêmio MT Artes reúne setor cultural mato-grossense em noite histórica no Cine Teatro Cuiabá

Publicado em: 10/06/2021 |

1º Prêmio MT Artes
Foto: Julio Rocha/ MT Escola de Teatro

O 1º Prêmio MT Artes aconteceu na noite da última quarta-feira, 9, com a presença da classe artística mato-grossense e contou com diversas apresentações. O palco desta celebração foi o histórico Cine Teatro Cuiabá, no coração da capital do estado, onde os maiores artistas de Mato Grosso, do Brasil e muitos do exterior já se apresentaram ao longo de seus 79 anos de existência.

Foi uma noite especial para homenagear a arte nacional e mato-grossense, que com certeza entrou para a história da cultura do país. Seguindo todos os protocolos de segurança e saúde que a pandemia de covid-19 exige, alguns homenageados marcaram presença pessoalmente e outros pelas plataformas digitais. O modelo híbrido deixou a noite ainda mais interessante, com interações ao vivo e nas redes sociais.

1º Prêmio MT Artes homenageia artistas e celebra projetos culturais de Mato Grosso

Os apresentadores foram a cantora Seven Mônica e o ator Romeu Benedicto, que revelaram os premiados da primeira edição. Foram 5 categorias: literatura, dança, artes visuais, audiovisual e teatro. Em cada uma delas, 3 artistas, grupos ou coletivos foram selecionados.

Além disso, um prêmio especial contemplou personalidades e uma organização que ajuda a cultura e a natureza do estado de Mato Grosso. O primeiro foi Alberto Machado, o Beto, secretário do Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso. A ONG É O Bicho MT e o historiador Clovis Matos, pelo projeto Inclusão Literária, foram homenageados também na categoria.

Confira os ganhadores do 1º Prêmio MT Artes:

Artes Visuais: Kaji Wauja e Makalu, Mari Gemma e Sol Ferreira.

Audiovisual: As Mãos Beneditas de Justina (Isabela Ferreira), Missivas (Caroline Araújo e Maurício Pinto) e Vitamina D (Severino Neto e Diego Medvedocky).

Dança: Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste (conSENTE), Estudioclaz – Clara Azevedo (Desassossego) e Grupo de Dança de Rua Hypnoze Break (Intense Life).

Literatura: Eduardo Mahon (Eles não podem tirar isso de mim), Marta Cocco e Capucine Picicaroli (A menina Capu e as Tintas Mágicas) e Aclyse Mattos (Com por).

Teatro: Depois do fim mundo vem sempre um outro dia (Núcleo 2 da MT Escola de Teatro), Fiu-Fiu – Um Encontro Entre Pássaros (Grupo Tibanaré) e O que Restou do Barro Silenciou a Mulher na Quarentena (Ariana Carla)

MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso superior tecnológico em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”