140 segundos de ação

Publicado em: 01/03/2010

Os aprendizes do curso de Atuação da SP Escola de Teatro foram surpreendidos pelos aprendizes do curso de Dramaturgia hoje (4) pela manhã. Eles receberam uma cena escrita sem falas, estruturada somente através de ações, para montarem a proposta e apresentarem na mesma manhã. A cena deveria ter no máximo 140 segundos, desenvolvendo, dessa forma, uma brincadeira com os 140 caracteres máximos que podem ser escritos em cada mensagem do Twitter.

“Nesse primeiro momento, optamos propor pequenas narrativas sem fala para os aprendizes. O objetivo é fazer o jogo teatral antes do texto, já que a palavra é o resultado da ação cênica”, afirma Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia. “Foi muito bonito ver a palavra materializada na carne do ator e a carne materializando a palavra”, completa.

Os atores não conheciam as cenas dos dramaturgos e utilizaram do talento da dupla ou do trio para construir o universo proposto. “Eles se colocaram na fogueira e aceitaram o jogo. A ausência da palavra possibilitou outras formas de expressão e comunicação, como a do corpo e a do silêncio”, disse Cristiane Zuan Esteves, arte-educadora do curso de Atuação.
Agora, é só aguardar as próximas surpresas das turmas.




 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign