Workshop presencial e gratuito | Potencialização do Corpo

Publicado em: 14/11/2023 |

É fundamental que o ator reconheça seu potencial e se organize de forma consciente para a utilização de seus recursos expressivos. A proposta do workshop é desenvolver no participante a expressividade dos múltiplos pontos focais espalhados pelo corpo, valorizados por meio da aplicação da energia fluída, desde a consciência até a realização na sua partitura corporal.

Para o fluxo energético fluir pelo corpo, é preciso ter a consciência de que as vias energéticas estejam desobstruídas. Esse processo se dá pela consciência da descontração muscular, da coordenação da respiração com a proposta de movimentos e o aproveitamento das forças naturais, sendo que a energia deve fluir para além do corpo físico. O resultado físico dessa proposta de potencialização do corpo é o aumento do tônus, consciência do estado presente, precisão de movimento, agilidade e projeção do movimento (da intenção do movimento). O ator consciente da sua potência realiza com mais precisão, a intenção da cena projetada pelo espaço.

Quando: 25 de novembro e  2 de dezembro de 2023
Sábados, das 15h00 às 18h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Orientação: Lilian Domingos

Lilian Domingos é a triz, preparadora corporal, dançarina, diretora e professora de teatro, dança e técnicas corporais. Graduada pela PUCSP em Comunicação das artes do corpo em Dança. Formada em Yoga Integral com registro na Federação Internacional e formação técnica em teatro pelo SenacSP. Estudou balé clássico, moderno, jazz, new dance, dança contemporânea, composição coreográfica, artes circenses, flamenco, do-ho, performance art, teatro gestual, técnica Meisner de interpretação para TV e vários métodos para o treino do corpo do ator, além de técnicas de educação somática. Atua como atriz há 28 anos, e como professora de teatro na formação de atores há 24 anos criando procedimentos para atuação.
Participou como atriz nos espetáculos “A serpente”, de Nelson Rodrigues com direção de Wolney de Assis, “O Horla”, de Guy de Maupassant, direção de Walter Portella, “A princesa e o Dragão” e “Flores Urbanas”, de Paulo Barroso, direção de Paulo Barroso, “Bodas de Sangue”, de Garcia Lorca, direção de Walter Portella, “Nuvem da Noite”, criação coletiva, direção de Gerson Praxedes, “Folcloreano”, criação e direção coletiva, “Minha cidade pode não ser a sua”, de Walmir Pavam, direção de Paulo Fabiano.
Atuou nas produtoras Hilária Troupe e Awake em vários espetáculos sob a direção de Lucia Pacheco. Fez a preparação corporal para “Flores Urbanas”, direção Paulo Barroso, “”, direção Adriano Veríssimo e “O Legítimo pai da bomba”, direção de Gabriela Rabelo. Participou do projeto de reconstrução do ballet Triádico de Oscar Schlemmer como coreógrafa e direção artística e dirigiu vários espetáculos de teatro, entre eles “O Balcão”, de Jean Genet, “Assim que passarem cinco anos”, de Garcia Lorca, “Assim é se lhe parece”, de Luigi Pirandello, “A visita da velha senhora”, de Dürrenmatt.

Público: Pessoas interessadas em teatro. A partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 25 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  16 de novembro até de 21 de novembro de 2023
Aprovados: 23 de novembro de 2023
Matrícula online: 23 e 24 de outubro de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 25 de novembro e  2 de dezembro de 2023
Sábados, das 15h00 às 18h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público: Pessoas interessadas em teatro. A partir de 18 anos.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  14 de novembro até de 22 de novembro de 2023