A carreira do ator é marcada por inconstância e instabilidade. Como conquistar, então, independência para viver da profissão? É preciso munir os atores recém-formados de ferramentas que os permitam criar as suas próprias oportunidades, a fim de galgar o seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Entre essas ferramentas está a habilidade de se autoproduzir. É fundamental que o ator conheça o mercado no qual está inserido, os diversos departamentos envolvidos na produção de um espetáculo, as variadas etapas do processo de produção, os mecanismos de fomento e as possibilidades de viabilização de um projeto, para que possa ser um artista ativo e agente no mercado. Ao longo de 15 anos de carreira, Lucas Drummond conquistou ferramentas valiosas de produção, roteiro e empreendedorismo, que alavancaram a sua carreira de ator. Tais ferramentas foram aprendidas com anos de prática e, por achar fundamental compartilhá-las com atores que estejam em processo de formação, Lucas criou essa ação formativa.
Quando: 16 de julho de 2024
Terça-feira das 19h30 às 21h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: Esta oficina é um convite a todos aqueles que tenham interesse em conhecer o processo de realização de um projeto teatral, desde a idealização, passando pela captação, pré produção, produção e pós-produção, e os caminhos possíveis para a sua viabilização. O objetivo é estudar o funcionamento de mecanismos de incentivo e os benefícios da autoprodução na carreira de um artista: criação de oportunidades de trabalho, independência e construção de imagem.
Orientação: Lucas Drummond
Lucas Drummond é ator, roteirista, dramaturgo e produtor. Formado pelo Tablado e pelo Stella Adler Studio of Acting, em Nova York. Já participou de 15 espetáculos teatrais, entre eles Gypsy (2010), de Charles Moeller e Claudio Botelho; Chacrinha, o Musical (2015), dirigido por Andrucha Waddington; A Vida de Galileu (2017), com direção de Daniel Herz; e Online (2018), ao lado de Paulo Gustavo e dirigido por João Fonseca. Em 2016, idealizou, produziu e atuou na peça Tudo o que há Flora, vencedora dos prêmios Botequim Cultural de Melhor Texto e Cenário e Cenym de Melhor Companhia Teatral para a Nossa Cia. de Atores, da qual é integrante e fundador. Em parceria com a Nossa Cia., realizou também o musical infantojuvenil O Pescador e a Estrela (2020-24), indicado ao Prêmio CBTIJ em 5 categorias e no qual, além de protagonista, é também coautor e letrista. Em 2022, produziu e estrelou a montagem brasileira do classico norte-americano Órfãos, de Lyle Kessler, pela qual recebeu uma indicação ao prêmio APTR na categoria Melhor Ator Protagonista. Na TV, seus principais trabalhos são as séries Questão de Família (GNT/2014), de Sérgio Rezende; Todxs Nós(HBO Max/2020), com direção de Daniel Ribeiro e Vera Egito; e Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente (HBO Max/Em pós), dirigida por Marcelo Gomes e Carol Minêm. No cinema, viveu Aécio Neves no longa O Paciente (2018), de Sérgio Rezende; Vinícius em Seguindo Todos Os Protocolos (2022), de Fábio Leal e pelo qual foi indicado ao SESC Melhores Filmes de Melhor Ator; e Antonio no longa Apenas Coisas Boas (pós), de Daniel Nolasco. Além disso, escreveu, produziu e estrelou os curtas Depois Daquela Festa (2019) e Todos Os Prêmios Que Eu Nunca Te Dei (2022), selecionados para mais de 80 festivais, vencedores de 10 prêmios e licenciados para diversos canais/plataformas.
Público: Voltada principalmente para estudantes de teatro, atores, atrizes e atuantes, mas também para artistas de outras áreas como bailarinos, performers, dançarinos, cantores, produtores, professores, arte-educadores e pesquisadores, esta ação formativa visa dotar os participantes de ferramentas fundamentais para se tornarem empreendedores no campo da cultura.
Seleção: Ordem de inscrição. 60 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 10 a 14 de julho de 2024
Aprovados: 15 de julho de 2024
Matrícula online: 15 de julho de 2024
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante