]O workshop como caminho pedagógico visa trabalhar com práticas e laboratórios que potencializem o trabalho do ator-criador interdisciplinar. Os alunos, dentro dessa proposta, serão conduzidos a explorar suas próprias memórias, potencialidades criativas e poéticas pessoais. As materialidades produzidas, com suas singularidades, serão utilizadas para exercícios de composição coletiva. Portanto, esse workshop visa potencializar a formação do ator-criador interdisciplinar dando recursos para produção dos próprios materiais e ferramentas para a composição coletiva, um fazer-com, fazer coletivamente, mas a partir de propostas que emergem de criações singulares.
Datas: De 21 a 24 de julho de 2025
Segunda, terça, quarta e quinta, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: O objetivo desse workshop é dar ferramentas para que os alunos possam compor uma cena com diversas linguagens, explorando escritas híbridas a partir de suas memórias pessoais. Assim, o curso objetiva através de laboratórios e exercícios práticos um percurso de produção de materialidades (textos, corporeidades, sonoridades e imagens) e sua composição na cena plural.
Orientação: Flavia Couto
Flavia Couto é doutoranda no Programa de Artes da Cena na linha “Poéticas e Linguagens da Cena” da Universidade Estadual de Campinas e extensão na Université Laval na cidade do Québec no Canadá (bolsa CAPES Print) onde estudou por 6 meses, Mestre (2009) e graduada em Interpretação Teatral (2005), ambos pela Universidade de São Paulo – ECA/USP.
Fundadora do Núcleo do Desejo, que atua com o propósito de montagens de espetáculos teatrais interlinguagens, na composição entre imagem, corpo, sonoridade e diversos formatos de escritas (diários íntimos, escritas de si, cartas). Seus trabalhos mais recentes no teatro são: (A)dor(a) – inspirado na vida da militante Maria Auxiliadora Lara Barcellos, direção Pedro Guilherme; Ay, Carmela! com a direção de Lavínia Pannunzio; O Amor e a Peste, de sua concepção, dramaturgia e direção em parceria com Pedro Guilherme (2021), obra gerou a versão cinematográfica com a direção da cineasta Marcela Lordy – premiado em 2022 em 13 festivais internacionais (Paris, diversos festivais na Índia, Suécia, Tóquio, Bali e Atenas); como atriz e diretora participou do projeto 8 X Hilda; dirige e atua a versão audiovisual de Anaïs Nin à flor da pele (Festival MigrActions – Paris 2019, 3 temporadas em São Paulo e circulação nacional). Em 2020 participa da programação online da biblioteca Mário de Andrade com O Tablado lírico de Hilda Hilst I e II. Em 2019 realiza residência artística no Théâtre Le Colombier – França – para escrita e pesquisa do projeto O Amor e a Peste, com parceria de Pedro Guilherme.
Participou de mais de 30 espetáculos teatrais. No cinema trabalhou com as diretoras/res: Marcela Lordy, Cristiano Burlan, Claudio Gonçalves e Roberto Santucci.
Público: Estudantes e profissionais interessados na cena interlinguagens. Acima de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 30 de junho a 15 de julho de 2025
Aprovados: 16 de julho de 2025
Matrícula online: 17 e 18 julho de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante