Workshop presencial e gratuito | A arte do protesto

Publicado em: 26/04/2022 |

Como nos conhecemos? Como dispomos de nossos imaginários no coletivo? A Arte do Protesto pretende reformular a forma como nos manifestamos e os discursos que giram ao redor de pedidos e reivindicações como indivíduos e grupos. A Arte do Protesto propõe o encontro dos corpos com o espaço público e dos corpos uns com os outros para criar imagens — entendendo elas como unidades mínimas de sentido, que fujam da lógica da normalidade.

Essa é a proposta do workshop A Arte do Protesto, orientado pelo argentino Patrício Ruiz na SP Escola de Teatro. A partir da criação do trabalho performativo sobre o próprio corpo, usando também a escrita (como manifestos poéticos do que se pretende dizer) e as artes cênicas (compreendendo o ser e seu movimento como instrumentos), a ação A Arte do Protesto gerará um espaço de pesquisa e prática em uma simulação artística de protesto.

Objetivo: Criar um espaço de prática para artistas de diferentes disciplinas que corrompa o significado através do corpo, da instalação e das palavras. Fornecer ferramentas das artes cênicas, visuais/drags/performativas e de escrita para que os artistas as possam utilizar para as suas próprias práticas e apresentações. A Arte do Protesto pensa em atacar o sentido a partir de sua unidade mínima: a imagem, tanto individual quanto coletivamente. O workshop será encerrado com uma performance ao ar livre.

Orientador: Patrício Ruiz

Patrício Ruiz é um escritor e intérprete, cantor da banda Putite de Mamá, membro do grupo de artistas visuais, bailarinos e atores Comparsa Drag. É vencedor de múltiplos prêmios de dramaturgia, como o prêmio principal del Fondo Nacional de las Artes, Premio Germán Rochenmager, Premio Estímulo de PROA, Bunge y Born y Diario La Nación, prêmio principal do Potencia y Política del Congreso de la Nación Argentina, entre outros. Militante e bicha ativista –como ele se define–, comanda o programa El Banquete para a população LGBTTIQNBP+ em  Buenos Aires, na Argentina. É colaborador e artista de cabaré convidado na Casa Selvática em Curitiba, Paraná.

@patricixruiz

circle Quando: 30 de abril
Sábado - 14h às 18h
Local: SP Escola de Teatro - Unidade Roosevelt - Sala R8 - Endereço: Praça Roosevelt, 210, Centro São Paulo, SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público
Maiores de 18 anos. Artistas de todas as disciplinas, pessoas que querem ativar o corpo e a rua. Artistas, dançarinos, intérpretes, músicos, artistas visuais, drag queens, drag kings, drag things e amantes de novas experiências. 25 vagas.

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 25 a 28 de junho
Aprovados: 28 de junho
Matrícula online: 28 e 29 de junho

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante