O curso busca contribuir na reflexão e prática de um teatro que trabalhe sobre a ideia de latino-americanidade. Vale-se, para isso, da pesquisa do Coletivo Labirinto, que desde 2013, é pautada na dramaturgia latino-americana contemporânea e se preocupa em levar à cena aspectos sociais e políticos que problematizem o sentido de identidade em nosso continente. Neste sentido, as atividades aqui propostas visam trazer à tona facetas estético-políticas presentes nestas dramaturgias pesquisadas pelo grupo e que possam contribuir para uma reflexão acerca do que é ser latino-americano, assim como também pensar em como o teatro pode ajudar no assentamento desta ideia.
Quando: 25, 26 e 27 de outubro de 2022
Terça, quarta e quinta das 19h30 às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: O curso promoverá debates e experiências cênicas acerca da pesquisa do Coletivo Labirinto com a dramaturgia latino-americana contemporânea e seus processos de criação. Com isso, pretende-se abordar aspectos estéticos e políticos centrados na dramaturgia experimentada pelo grupo e seus desdobramentos na cena.
Orientadores: Abel Xavier, Carol Vidotti e Wallyson Mota
Abel Xavier é ator, professor e pesquisador. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas e com Licenciatura em Artes e em Pedagogia. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH – Linha: Processos Pedagógicos). Doutorando em Educação (FE-USP – Área: Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas). Trabalha com arte, educação e formação profissional em teatro desde 2008, com mais de dez anos de experiência na Educação Básica em todos os níveis de ensino, em Cursos Livres e na formação profissional de atrizes e atores. Atualmente é professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes Célia Helena e Artista Docente da SP Escola de Teatro. Também atua como facilitador do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo na área de avaliação de Estágio Supervisionado. Artista-criador do Coletivo Labirinto desde sua fundação, em 2013, onde participou de todos os trabalhos e pesquisas sobre a dramaturgia latino-americana contemporânea.
Carol Vidotti é atriz e produtora. Nascida em Dois Córregos, São Paulo. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Formada também pelo Núcleo Experimental de Atores do Sesi e pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC). É integrante e uma das fundadoras do Coletivo Labirinto. Atuou em todos os trabalhos do grupo e é uma das responsáveis pela produção geral do Coletivo.Em paralelo ao grupo, faz parte no espetáculo “In Cômodos” dirigido por Juliana Sanches. No audiovisual, atuou no longa-metragem iraniano “I am not Salvador” e nas séries “O Negócio” e “Coisa Mais Linda”. Produziu o grupo Academia de Palhaços de 2015 a 2018 e fez parte da equipe de logística em 4 edições da Mostra Internacional de Teatro – MITsp.
Wallyson Mota é ator e diretor. Nascido em São José dos Campos, São Paulo. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem formação complementar através do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI. Diretor cinematográfico pela Academia Internacional de Cinema. É integrante e um dos fundadores do Coletivo Labirinto, onde transita entre as funções de atuação, direção e produção. Foi membro da Cia Elevador de Teatro Panorâmico, compondo o elenco dos espetáculos “Sala dos Professores” (2016), “O Jardim das Cerejeiras” (2014) e “Ifigênia” (2012), entre outros. Foi assistente de direção de Marcelo Lazzaratto em diversas montagens, como “Ricardo III” e “Maldito Benefício”, e do argentino Ariel Farace na montagem brasileira de “Luísa Se Choca Contra a Sua Casa”.
Público: Jovens estudantes, pesquisadores e profissionais do teatro, das artes cênicas e das artes em geral. A partir de 18 anos de idade.
Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 27 de setembro a 13 de outubro de 2022
Aprovados: 18 de outubro de 2022
Matrícula online: 19 a 21 de outubro de 2022
Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:
-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.
->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).
-> Respeitar o distanciamento social.
-> Disponibilidade de álcool em gel.
-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante