A partir de dez poesias de Cora Coralina, trabalhar a natureza autobiográfica dos textos criativo instados durante as preparações e encontros. Realizando uma abordagem composicional – que pode ser teatral, artístico-plástica, literária, oral ou musical, sob escolha do participante enquanto autor de a. Outrem e b. si.
Através do incentivo criativo – coletivo e individual – de contrastes, paradoxos e metáforas concretas. Onde cada estudante possa orientar teatralmente a narração e a performatividade em diálogos.
Para ser bastante acessível a um público comum, o orientador incentivará a linearidade temporal da exposição cronológica poética concreta. Ressaltes-te que a tensão dinâmica entre situações opostas e complementares, desvios e retornos será implícita e perceptível.
Datas: De 11 de novembro a 2 de dezembro
Terças e quintas, das 14h00 às 17h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: Praticar a construção poética e pessoal e sua performance narrativa – utilizar a condição existencial de quem se isola do mundo que o rodeia – tema sempre representado pelos artistas que se confrontam com a solitude quando capazes de transportar esse sentimento.
Orientador: Mauri Paroni
Mauri Paroni é professor, diretor, roteirista, dramaturgista e critico brasileiro. Diplomou-se na Scuola d’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano (Itália), hoje Paolo Grassi, onde foi professor. Atuou igualmente na Universidade Statale di Pavia em 1999, na Volda Universitat em 2033 (Noruega) e no Royal Conservatoire of Scotland. Dirigiu mais de 40 espetáculos. Por dez anos, foi estável no Centro di Ricerca per il Teatro, de Milão. Co-roteirista do filme “Crime Delicado”, de Beto Brant. Premiado internacionalmente, recebeu premiações da Academia Brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto e do Cinema Brasileiro de Miami. Publicou ensaios no Brasil e na Europa, além de centenas de textos em sua coluna Chá́ e Cadernos, para a SP escola de Teatro.
Público: Qualquer profissional ou espectador que desejar compreender o “eu” enquanto pessoa comum na criação e enfrentamento das contradições decorrentes. Não se trata auto ajuda. Acima de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 26 de setembro a 5 de novembro de 2025
Aprovados: 6 de novembro de 2025
Matrícula online: 7 a 10 de novembro de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante.