Oficina gratuita e presencial | Jogos de encruzilhada: Tempo, Deslocamento e Expansão

Publicado em: 28/07/2023 |

Cabeçalho da oficina Jogos de encruzilhada: Tempo, Deslocamento e Expansão

Partindo do princípio do jogo, colocando-o no lugar ritualístico e traçando um paralelo com o conceito decolonial da encruzilhada, trabalharemos com o tempo, com o deslocamento e a expansão. Utilizaremos como motores os jogos (infantis, teatrais e dramáticos), a música e sonoridades e as danças de África e suas diásporas, a fim de promover atravessamentos sensíveis para a exploração da performatividade. Deslocando o lugar da memória, o corpo se torna ponto de narrativa, utilizando-brincando seus movimentos e sonoridade como funções de reposicionamento. Para poder transformar o corpo em melodias, ritmos, gestos, a imagem que buscamos criar um ambiente sonoro que se nutra de histórias, canções e gestualidades que provoquem os participantes em suas cotidianidades transformando a palavra, enquanto escrita, em um produto expressivo de uma experiência vivida pelo corpo.

Quando: 19 e 26/08, e 02/09 de 2023
Sábados, das 14h30 até às 20h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Realizar uma pesquisa cruzando três diferentes linguagens: o teatro, a dança e a música. Apresentando algumas formas e as ferramentas que posicionem o corpo como lugar de memória e narrativa a partir de técnicas de canto e corporeidades da música, da dança dos orixás e do jogo dramático buscando construir dispositivos criativos que transformem os sons em imagens e os movimentos em palavras.

Orientação: Manuela Figueiredo, Mariame Damba e Nila Clara

Manuela Figueiredo é atriz, produtora, educadora e pesquisadora. Ela busca desenvolver um trabalho com o jogo como processo criativo aplicado a atores e não-atores num caminho que se perpetua ao redor do teatro em suas múltiplas performatividades.

Mariame Damba é educadora, dançarina e terapeuta. Após fazer uma longa viagem de autodescobrimento e pesquisa ancestral, se estabeleceu na Martinica e aproveitou o tempo de confinamento para se dedicar à escrita. Se apoiando nas gestualidades da África e suas diásporas, ela busca criar um espaço seguro para que memórias ancestrais possam trabalhar sua cura depois de trabalhar o corpo, ancorado e equilibrado.

Nila Clara é cantora de ópera, musicista, educadora e artista pesquisadora acerca das epistemologias Afro-Amazônicas. Atualmente ela é mestranda na Universidade Paris 8 na qual mistura narrativas afro-brasileiras e as poesias dos corpos-encruzilhados.

Público: Pessoas interessadas em teatro, música e dança, profissionais ou não. A partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 28 de julho de 2023 a 10 de agosto de 2023
Aprovados: 15 de agosto de 2023
Matrícula online: 16 e 17 de agosto de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 19 e 26/08, e 02/09 de 2023