Oficina de dramaturgia voltada à comédia

Publicado em: 22/10/2018 |

Nos dez dias de atividades os participantes terão uma ampla e variada visão dos conceitos básicos da dramaturgia voltada a buscar o riso e seu sentido poético no teatro. Com as diferentes visões dos dramaturgos que darão a oficina, os participantes passarão por elementos teóricos e práticos da elaboração do texto teatral, passando pela história da arte, fundamentos filosóficos até o trabalho prático de constituição de personagens e estruturação de diálogos. Voltado a pessoas que buscam a literatura dramática como forma de expressão pelo viés do humor. A oficina é parte do projeto Territórios do Humor, que visa aproximar, gerar interação e estimular novos autores interessados em trabalhar a dramaturgia cômica.

Orientadores: Alex Giostri, Cláudia Maria de Vasconcellos, Mário Viana e Hugo Possolo

circle Quando: De 29 de outubro a 9 de novembro de 2018
Segunda a sexta das 10h às 13h.
Local: De 29 de outubro a 02 de novembro - Local: Espaço Parlapatões- Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação, São Paulo - SP. De 5 de novembro a 09 de novembro – Local: SP Escola de Teatro - Sede Roosevelt - Praça Franklin Roosevelt, 210 - Consolação, São Paulo - SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Alex Giostri
Com graduação em Cinema e pós-graduação em Roteiro para Cinema e Dramaturgia, Alex é também pesquisador em Psicanálise (Freud e Lacan). Fundador dos selos editoriais Giostri e Giostrinho (Giostri Editora Ltda. – 2005). Mais de 1.300 títulos em sua empresa, sendo o foco a fomentação de autores brasileiros e, sobretudo, dramaturgia brasileira. Como autor já publicou dez títulos. Como organizador, publicou Contos Tirados De Mim – A Literatura No Cárcere (Volumes 1 e 2) com detentos da Penitenciária Industrial de Joinville – SC. 2015; e Mulheres Poéticas, a poesia no cárcere, com apenadas do Presídio Regional de Mafra; SC. Gritos, a dramaturgia no cárcere e Prisioneiros e Juízes (2017) e Cárcere – a prisão funciona? (2018).

Claudia Maria de Vasconcellos
É escritora, ensaísta e dramaturga. Seu livro Samuel Beckett e seus Duplos (Iluminuas 2017) recebeu o Prêmio Biblioteca Nacional. No teatro infantil, seus textos e montagens receberam prêmios como Apca, Coca-Cola Femsa, Panamco e MinC. Sua obra está publicada por editoras como Companhia das Letrinhas, Iluminuras, Global, SM entre outras.

Mário Viana
Dramaturgo, autor de Carro de Paulista, Vamos?, Natureza Morta, entre outras. Para os Parlapatões escreveu Mistérios Gulosos, Um Chopes, Dois Pastel e Uma Porção de Bobagem e, em parceria com Hugo Possolo, a versão teatral da obra de Rabelais, Pantagruel. Tem textos montados no Brasil, em Portugal e no Uruguai. Jornalista e roteirista de TV: Totalmente Demais, Malhação Viva a Diferença, três vezes indicado ao prêmio Emmy.

Hugo Possolo
Dramaturgo, ator e diretor faz questão de ser chamado de Palhaço. Formado em jornalismo, formado artista circense na Escola de Circo Picadeiro, estudou História na USP e, em 2019, completará 40 anos de teatro profissional. Fundou o grupo teatral Parlapatões. Seus espetáculos participaram dos principais festivais brasileiros e internacionais. Em teatro recebeu prêmios Shell, APCA e Coca-Cola Panamco. Em 2014, recebeu o Prêmio Fundação Bunge em Artes Circenses, por vida e obra. Em 2017, recebeu o Prêmio Cidadão / Catraca Livre, pelo trabalho cultural, junto aos Satyros e Parlapatões, de revitalização da Praça Roosevelt. É Coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro.

Atores e dramaturgos. 25 vagas

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Carta de interesse (máximo uma lauda) e currículo (máximo duas laudas).

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 22 a 25 de outubro