Historia do teatro segundo Silvio D’Amico

Publicado em: 19/09/2019 |

Curso de história do teatro segundo Silvio D’ Amico (1887-1955), o grande enciclopedista do moderno teatro italiano se realizará de maneira bastante didática e simples: o orientador selecionará trechos de sua ópera e a traduzirá in loco e ao vivo. Após uma breve explanação teórica e histórica, passa se a discutir o seu conteúdo através da forma estética – seguindo o que preconizava Benedetto Croce (1866-1952), que muita influencia exerceu sobre D’Amico. A obra de D’Amico, extensíssima e importantíssima para o teatro brasileiro jamais chegou a ser traduzida para o português, assim o curso se dará através de explanações de duas dezenas de capítulos, das centenas ali contidas.

Orientador: Mauricio Paroni
Inscrições: 19 de setembro a 3 de outubro

circle Quando: De 11 de outubro a 18 de dezembro de 2019
Quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: Unidade Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Consolação

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Mauricio Paroni

Depois de cursar as faculdades de Direito, Filosofia e a ECA, todas da USP, transferiu-se para a Itália, onde estudou na Civica Scuola d’Arte Drammatica di Milano “Piccolo Teatro”, por três anos, obtendo larga experiência em direção com Luca Ronconi, Tadeusz Kantor, Heiner Müller, Thierry Salmon, Massimo Castri; e Teoria da representação e direção com Martin Esslin, Eckhardt Schall (do Berliner Ensemble), Maria Grazia Gregori, entre outros. Ensinou interpretação na mesma Escola de 1995 a 2001. Foi professor residente da Royal Scottish Academy of Music and Drama de Glasgow, Reino Unido, e da Volda Hogschule, Noruega. Recebeu o prêmio “il Contemporaneo” de melhor direção, em 1993, pelo seu trabalho em “Oplà siamo vivi”, com texto de Ernest Toller, encenado no Centro di Ricerca per il Teatro – CRT, em Milão. Destacam-se “Lettere alla Fidanzata”,”Oltremare”, “La Nonna Snaturata”, de García Marquez; “Moro e il suo Boia”, de Renato Gabrielli; “Pantagruele, Panurgo e la Canga – Macumba Machine”, baseado em texto de François Rabelais; o clássico “O Asno de Ouro”, de Lúcio Apuleio, “La Dama boba”, de Lope de Veja, “Cândido”, de Voltaire, “O Inspetor Geral”, de Gogol.

Público
Acima de 18 anos. Artistas e público teatral com breve conhecimento e interesse em historia geral.

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 19 de setembro a 3 de outubro