O teatro documentário, em suas múltiplas vertentes, tem se afirmado como ferramenta potente de criação, denúncia e reconstrução simbólica da memória coletiva. No contexto do teatro de grupo paulistano, práticas documentais têm servido como meios de elaboração estética das contradições sociais e dos apagamentos históricos. Esta oficina justifica-se pela necessidade de formar artistas atentos à relação entre arte e realidade, capazes de transformar material bruto — arquivos, depoimentos, objetos, experiências — em cena viva. Ao oferecer um espaço de investigação e prática, o laboratório visa ampliar a compreensão crítica dos participantes sobre o fazer teatral comprometido com seu tempo.
Quando: De 14 de julho a 20 de agosto de 2025
Segundas, terças e quartas, das 14h00 às 17h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: Promover um mergulho prático e reflexivo no universo do teatro documentário, explorando suas relações com a memória, a política e a cena contemporânea. Investigar técnicas de coleta de materiais documentais e sua transposição poética para o palco. Estimular a criação coletiva com base em vivências, relatos e documentos. Desenvolver senso crítico e estético sobre a construção tendo como provocação e/ou disparador o documento em cena.
Orientação: Luiz Campos
Luiz Campos é ator, diretor, educador e pesquisador teatral. Começou sua carreira na cidade de Santos/SP com experiências em teatro de grupo. Possui diversos cursos livres com nomes variados como Amir Haddad, Lúcia Romano, Cristiane Paoli Quito, CPT (Centro de Pesquisa Teatral), Grupo Galpão, Amir Sarybekian (Teatre du Soleil), Dagoberto Feliz, Nelson Baskerville, Luís Melo, Georgette Fadel, Bia Lessa, João Araújo entre outros. Possui Licenciatura em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura, com bolsa mérito, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em sua trajetória, dentre atuação e direção, realizou mais de 40 espetáculos teatrais, trabalhando com artistas variados, entre alguns deles estão: Roberto Lage, Antonio Ghigonetto, Marcos Caruso, Celso Frateschi, Sérgio Mamberti e Alexandre Mate. Ministrou aulas no Senac, SESI, SP Escola de Teatro e no Instituto de Artes da Unesp. Publicou 2 livros na área teatral. Recentemente, esteve em cartaz no Teatro de Arena, com o espetáculo “Espião Silênciado” com apoio da Funarte. Atualmente, além de estar finalizando seu segundo doutorado em Teatro pela Unesp, permanece há mais de 10 anos como integrante-fundador da Cia. Los Puercos e, com a companhia, circula com o espetáculo “Verme” contemplado pela 42ª ed. Lei de Fomento ao Teatro na cidade de São Paulo.
Público: Artistas de teatro em modo geral, em formação ou já atuantes, com interesse no tema proposto. Acima de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 35 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 23 de junho a 9 de julho de 2025
Aprovados: 10 de julho de 2025
Matrícula online: 11 a 13 de julho de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante.