A prática dramatúrgica, entendida como a escrita de peças de teatro, vem sendo reinventada, no Brasil, desde ao menos o final do século XX. Os processos interculturais ganharam status ético, antropológico e estético possibilitando diálogos entre designs e padrões narrativos e/ou de representação. A transdisciplinaridade que as tecnologias trouxeram expandiu o contato com sistemas dinâmicos que passaram a se imprimir em dramaturgias mutantes e processos criativos não-hierárquicos. Isso possibilitou uma agilidade, com a diluição das fronteiras já porosas entre a escrita e o devir cênico; desdobrá-las concretamente, como se propõe o curso, é uma forma de aperfeiçoá-las.
Datas: De 20 de outubro a 28 de novembro de 2025
Segundas, quartas e sextas, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP
Objetivo: Investigar e experimentar a criação de formas breves, a partir da apresentação de processos dramatúrgicos não-lineares, marcados por poéticas de desalienação, interculturalismo e pós-mimese.
Orientação: Cynthia Gusmão
Cynthia Gusmão é doutora em Filosofia (FFLCH/USP/2015), com Pós-doutorado em Artes Cênicas (ECA//USP/2024) e livre-formação em música. Em 2024, foi coordenadora dos cursos de Multimídia, Figurino e Produção na SP Escola de Dança, e de 2015 a 2021, foi coordenadora artística da Cultura FM de São Paulo. Na graduação do Departamento de Artes Cênicas (ECA/USP), ministrou a disciplina Metodologia dos Processos Criativos e, na pós-graduação, Teoria das Atmosferas na Cena Contemporânea. Foi docente convidada na UNICAMP (Instituto de Artes, Instituto de MIdialogia e LabDrama) e também na SP Escola de Dança e SP Escola de Teatro. No Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP, coordenou o ciclo Laboratório Sonoro de Escrita Cênica e no Espaço Sergipe, o AudioLab, que resultou na apresentação O Sonho das Coisas.
Público: Público em geral, com interesse em escrita dramatúrgica, novas formas narrativas e relatos cênicos. Acima de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse, com texto de cerca de dez a quinze linhas dizendo o que despertou o interesse pelo curso. 35 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: De 01 a 15 de outubro de 2025
Aprovados: 16 de outubro de 2025
Matrícula online: 17 a 20 outubro de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante