EN | ES

Curso Online | Periferia como Centro da Cultura: Novos Modernistas do Século 21

Publicado em: 21/06/2021 |

Iniciando as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro abre inscrições para o curso Periferia como Centro da Cultura: Novos Modernistas do Século XXI. A professora, Daiana Ferreira, tem ampla experiência e é fomentadora de ações socioculturais e de empoderamento feminino na periferia de São Paulo.

Objetivo
A periferia é produtor central da cultura brasileira contemporânea. Cada vez mais, são das periferias os Novos Modernistas agentes da cultura em ebulição, ressignificando o espírito de vanguarda artística da Semana de 22.
O curso tem como objetivo analisar as motivações histórico-sociais que muitas vezes distanciam os conceitos de cultura e arte da periferia e as consequências disso aos que moram nesses territórios, além de apresentar o que os movimentos artístico-sociais têm feito no decorrer dos anos para diminuir esse abismo, gerando uma nova onda cultural periférica que torna-se o novo centro artístico nacional.
Inscrições: 21 a 29 de junho

circle Quando: De 6 de julho a 5 de agosto de 2021
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
Local: Curso online via Zoom


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Daiana Ferreira
Possui formação em Serviço Social e possui experiência como fomentadora de ações socioculturais e de empoderamento feminino na periferia de São Paulo.
Trabalhou como educadora ambiental no projeto Varre Vila, coordenou grupo de estudo racial e político para mulheres, coordenou grupo de inglês para mulheres negras e o projeto de valorização de catadores na comunidade.
Integra o Coletivo Frente Democrática Ermelino Matarazzo e idealizou o projeto Nasce Mulher, para fortalecer as mulheres do bairro. Ainda atua como articuladora do Sarau da Tripa, na comunidade Santa Inês e Fundação Casa do Belém, além de ter integrar a comunidade que fortaleceu o começo da Aparelha Luzia, centro cultural negro na região central paulistana.

Público
Acima de 18 anos. Todos que se interessam pelo assunto. 40 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 21 a 29 de junho
Aprovados: 2 de julho
Matrícula online: 5 de julho