Curso Online | Apontamentos sobre o sujeito histórico – teatro de grupo brasileiro

Publicado em: 08/04/2021

Neste curso, ministrado pelo pesquisador, doutor em história social e crítico de arte Alexandre Mate, os participantes conhecerão a fundo as características estruturais e singularidades do teatro épico, revisitando as mais importantes obras produzidas a partir deste gênero pelos principais coletivos nacionais de teatro de grupo. As aulas são indicadas para profissionais, estudantes e interessados em aprofundar conhecimentos e processos de dialogismos sobre os assuntos em pauta, acima de 18 anos.

Objetivo
Exposição, em perspectiva histórico-cultural, com ênfase às questões estético-políticas, dos mais significativos pressupostos e singularidades constitutivas, tanto do sujeito histórico teatro de grupo brasileiro como das características fundantes e estruturantes das singularidades – também em perspectiva histórico-cultural – do teatro épico.
Revisitar, em perspectiva histórico-crítica, tanto as principais características do sujeito histórico teatro de grupo, em ênfase aos coletivos paulistanos como manifestações, expedientes, produções de determinadas obras produzidas a partir das singularidades do teatro épico. Nos processos expositivos, pretende-se, e sempre que possível, apresentar características em desenvolvimento no Brasil.

Orientador: Alexandre Mate e colaboradores

Alexandre Mate
Professor aposentado do Instituto de Artes da UNESP, mas inserido na pós-graduação da mesma instituição; mestrado em Teatro na ECA/USP; doutor em História Social na FFLCH/USP; pesquisador teatral com inúmeras publicações; militante e orientador na área de teoria de diversos coletivos teatrais brasileiros.

Inscrições: 8 a 25 de abril

circle

Quando: De 4 de maio a 1º de julho de 2021

circle De 4 de maio a 1º de julho de 2021
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
Local: Curso online via Zoom


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público
Acima de 18 anos. Profissionais, estudantes e interessados em aprofundar conhecimentos e processos de dialogismos sobre os assuntos em pauta. 50 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 8 a 25 de abril
Aprovados: 29 de abril
Matrícula online: 30 de abril

 

circle De 4 de maio a 1º de julho de 2021
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
Local: Curso online via Zoom


 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.