Curso gratuito e presencial | William Shakespeare Hoje: 460 Anos Do Dramaturgo Inglês

Publicado em: 07/03/2024 |

Cabeçalho do curso William Shakespeare Hoje: 460 Anos Do Dramaturgo Inglês com Ricardo Cardoso

Existe um interesse manifesto por Shakespeare no âmbito das artes cênicas brasileiras, especialmente por parte dos estudantes de teatro, fortalecido nos últimos meses pela comemoração dos quatrocentos anos de publicação do Primeiro Fólio, publicação que reuniu pela primeira vez em novembro de 1623 as obras deste autor. O curso visa atender a esse interesse, tanto no âmbito teórico quanto no da prática teatral, ensinando alguns exercícios cênicos para composição de personagens e atualização dos temas contidos nos textos. Os primeiros seis encontros serão dedicados ao estudo teórico das obras. Serão abordados o contexto histórico de sua produção, seus elementos estruturais e o meio teatral em que vivia Shakespeare. Na segunda parte do curso, cada participante escolherá um tema e, com o auxílio do orientador, um personagem shakespeariano que desenvolva de alguma forma esse assunto. Em seguida, serão feitos exercícios de interpretação para a construção dessa personagem. Por fim, cada participante será estimulada/o a trazer outras referências estéticas/intelectuais que a/o ajudem a se expressar através da personagem e temas escolhidos, estabelecendo assim paralelos entre o tempo de Shakespeare e o nosso próprio.

Quando: 06 de abril a 06 de julho de 2024
Sábados das 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: O curso possui dois objetivos, o primeiro é ajudar na compreensão teórica dos textos de Shakespeare. O segundo é a aplicação desse conhecimento no âmbito da cena. Cada participante escolherá um tema e uma personagem que deseja trabalhar. O professor ministrará então exercícios de interpretação para auxiliar a turma na composição das personagens escolhidas.

Orientação: Ricardo Cardoso

Ricardo Cardoso é doutor em História Social pela USP com estudo sobre o repertório dramático e a postura política da companhia Homens do Rei, aquela que teve William Shakespeare como dramaturgo, e pesquisador associado ao Shakespeare Institute na Inglaterra, onde realizou estágios de pesquisa em 2015 e 2019-2020 sob a supervisão do professor sênior da instituição, Dr. Martin Wiggins. No campo da docência, Ricardo ministrou cursos como Shakespeare: palco e política na FFLCH-USP; Shakespeare e sua Época na Biblioteca Mário de Andrade na cidade de São Paulo. No âmbito da prática teatral, ele trabalhou como consultor e revisor histórico em espetáculos como Nossa Cidade (2013), texto de Thornton Wilder e direção de Antunes Filho; Sínthia, texto e direção de Kiko Marques; Sueño (2022), autoria e direção de Newton Moreno; e O Jogo do Poder (2023), textos de Shakespeare e direção de Marcelo Drummond, para o Grupo de Teatro Oficina Uzyna Uzona. Entre suas publicações, estão: “Ele é mais feroz que ela: resistência de heroínas shakespeareanas a convenções patriarcais” (capítulo do livro O que você precisa saber sobre Shakespeare antes que o mundo acabe, Nova Fronteira, 2021); “Discussões sobre papéis de gênero pautam peças na terra natal de Shakespeare” (Folha de São Paulo, 23/12/2019); “A ambiguidade como princípio retórico em Shakespeare – Muito Barulho por Nada (c. 1598) e Otelo (c. 1604): estudos de caso” (Revista Letras UFSM, 2020). Atualmente, Ricardo é professor de História do Teatro na Escola de Teatro Incenna, e membro do Renaissance Drama Research Group, grupo de pesquisa coordenado pelo Dr. Martin Wiggins.

Público: Estudantes de teatro, profissionais e interessados no tema.  Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  07 de março a 28 de março de 2024
Aprovados: 03 de abril de 2024
Matrícula online: 04 e 05 de abril de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 06 de abril a 06 de julho de 2024