Curso gratuito e presencial | Voz – O corpo que canta

Publicado em: 13/09/2022 |

Cantar está presente nas vidas de todos nós desde muito cedo, seja o cantar na escola, numa brincadeira, no chuveiro ou acompanhando a trilha de um filme. Temos corpos cantantes desde que nascemos e embalados pela rica cultura do Brasil a música é uma constante. Em determinado momento, cantores profissionais, estudantes ou aspirantes ao canto se veem perdidos em relação à sua identidade vocal ou à sua arte exposta ao público. Um curso como esse que se propõe a desmistificar e pesquisar os processos do canto busca não resolver todos os problemas relacionados à construção da voz, mas mostrar que existem ferramentas palpáveis na empreitada em direção à identidade vocal, pautadas nas vivências pessoais que servem de motor e base pra expressão da voz cantada.
Aulas teórico-práticas baseadas em conceitos físicos de emissão vocal que levam ao canto. Prática de exercícios que desenvolvam consciência de três pilares fundamentais sendo eles: Técnicas de respiração e gerenciamento de ar; entendimento e execução de todas as etapas de articulação de consoantes e vogais nos principais idiomas cantados no ocidente; dinâmicas práticas ligadas ao entendimento do conceito de ressonância do som durante o canto. Exercícios práticos de canto em grupo (coro), duetos, quartetos e também apontamentos individuais sobre técnica e estética aplicando os pilares acima citados. Alguns dos temas a serem discutidos: Estéticas e estilos vocais, escolha de repertório, classificação vocal e sua aplicação mercadológica, tonalidade musical, identidade vocal e a personalidade artística, voz e instrumento.

Quando: De 3 de Outubro até 23 de Novembro de 2022
Segundas e Quartas 9h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: Como objetivo temos a construção de consciência da voz como uma ferramenta de comunicação e expressão artística aplicada à diversos ambientes e âmbitos dentro das artes. Através do estudo de técnica e estética vocal ligados ao canto e à consciência de expressão emocional, tornar o ato de cantar algo natural, consciente, potente e fluente ao intérprete.

Orientador: Gui Leal

Gui Leal é ator, músico, multi-instrumentista e produtor musical. Bacharel em música com habilitação em voz cantada pela Universidade Cruzeiro do sul, formado em regência coral pela Escola Técnica Estadual de artes e especializado em produção musical pela Berklee College of music (Valência). Estudou teatro musical no Pearl Studios (NY-EUA). Como ator esteve em grandes espetáculos musicais como O rei leão; RENT; Castelo Rá-tim-bum o musical; Musical popular brasileiro, Natasha, Pierre e o grande cometa de 1812; Escola do Rock; Charlie e a fantástica fábrica de chocolate; Sweeney Todd e Evita Open air. Diretor musical associado do coletivo “nosso projeto” foi responsável pela direção musical associada e arranjos dos espetáculos “Diálogos”; “Sorria” e “Azáfama” todos de autoria e direção de Bruno Narchi. Como arte-educador foi docente nas instituições Conservatório musical Souza Lima & Berklee, Casa de Artes OperÁria, 4ACT Performing Arts (também coordenador da área de música) e Thymeli Dança Teatro e música. Sócio-fundador do extinto Studio InCanto onde desenvolveu pesquisa na área de construção de identidade vocal e estudo de técnica e estética vocal junto á seus alunos particulares ao longo de sete anos.

Público: Artistas e cantores em formação em todos os níveis e que desejem usar sua voz como ferramenta autêntica de comunicação e expressão artística ao cantar. Acima de 18 anos.

Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  13 de setembro a 23 de setembro de 2022
Aprovados: 27 de setembro de 2022
Matrícula online:  28 a 30 de setembro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: De 3 de Outubro até 23 de Novembro de 2022
Segundas e Quartas 9h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Seleção:

Cronograma das inscrições
Inscrições:  13 de setembro a 23 de setembro de 2022
Aprovados: 27 de setembro de 2022
Matrícula online:  28 a 30 de setembro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante