Curso gratuito e presencial | O Lugar da Fotografia na Cena Teatral Paulistana

Publicado em: 08/02/2023 |

A fotografia não se caracteriza apenas em seu resultado ou suporte final, a imagem. O processo também pressupõe o acesso e a inserção do sujeito autor das imagens em um intrincado sistema, no qual consciência e ética, escolhas e percepções – para além da mera foto – precisam ser articulados ao coligir os universos teatral, fotográfico e documental.
Um fotógrafo caracteriza-se em uma espécie de rapsodo da imagem, ao criar uma série de fotos, reunindo-as de diferentes modos e construindo uma narrativa visual. No resultado expandido, de certo modo, pode-se criar uma nova verificabilidade quanto aos intentos e desejos reunidos na imagem. Nesse refuncionamento do olhar, de um (re)perceber-se como criador de narrativas visuais, articulam-se – do ponto de vista epistemológico – conceitos de visualidade, iconicidade, identidade, memória e literatura de imagens.

Quando: 27 de fevereiro de 2023 até 26 de abril de 2023
Segundas e Quartas das 19h30 às 22h30
Local:

Objetivo: O objetivo do curso é criar um espaço de investigação e reflexão sobre o lugar da fotografia e o olhar do fotógrafo sobre os palcos paulistanos. Nessa perspectiva, pretende-se – a partir da tipologia característica -, pensar tal lugar tomando como mote espetáculos apresentados na cidade de São Paulo, a partir de espaços distintos: a caixa preta, a rua e os espaços híbridos.

Orientador: Bob Sousa

Bob Sousa é fotógrafo, publicitário, mestre em Artes pela Unesp e crítico de artes visuais da APCA e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro “Retratos do Teatro” (Editora Unesp). Colaborou como fotógrafo nos seguintes veículos: UOL, R7, Cult, Blog do Arcanjo, Carta Capital, Veja São Paulo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, entre outros.

Público: Artistas, fotógrafos, estudantes de todas as áreas, interessados em fotografia. A partir de 18 anos de idade.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 08 de fevereiro de 2023 a 20 de fevereiro de 2023
Aprovados: 23 de fevereiro de 2023
Matrícula online: 24 de fevereiro de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 27 de fevereiro de 2023 até 26 de abril de 2023
Segundas e Quartas das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Cronograma das inscrições
Inscrições: 08 de fevereiro de 2023 a 20 de fevereiro de 2023
Aprovados: 23 de fevereiro de 2023
Matrícula online: 24 de fevereiro de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante