Curso gratuito e presencial | Iniciação às Artes Circenses

Publicado em: 31/08/2022 |

As artes circenses, como uma das artes da cena, são espaços de criação lúdica que tem o corpo como ferramenta. Este curso de extensão visa possibilitar que pessoas que nunca tiveram acesso, possam se aproximar deste universo. Dessa forma, além de cumprir um papel social de transmissão da arte circense, o curso permite com que novas pessoas se desenvolvam e tenham contato com o Circo, gerando oportunidades de conhecimento cultural, de desenvolvimento pessoal e de criatividade. O curso é dividido em três blocos: Malabares e Manipulação de objetos; Acrobacias Aéreas; e Flexibilidade e Fundamentos de Contorção. As atividades são práticas e incluem preparação física, condicionamento, técnica, desenvoltura e pesquisa de movimentos. Serão utilizados principalmente tecido acrobático e lira. A dinâmica é focada no desenvolvimento saudável dos estudantes, de maneira que os exercícios são adaptados de acordo com as habilidades e limitações de cada pessoa.

Quando: De 20 de setembro até 17 de novembro de 2022
terças e quintas das 15h às 18h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: Introduzir as pessoas ao universo circense através de aulas práticas de iniciação a diversas modalidades circenses, especialmente: malabares, manipulação de objetos, acrobacias aéreas e fundamentos de contorção e acrobacia de solo. Incentivar a criatividade e o desenvolvimento de expressão artística vinculada à prática circense.

Orientadores: Lui Castanho, Helen Maria e Noam Scapin.

Lui Castanho é formado na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Florianópolis), através do prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, FUNARTE/2015; no Profissionalizante de Atuação na Escola Aktoro (Florianópolis, 2019); e em Técnica Meisner/Mammet na EICTV (Cuba, 2017). Foi professor de acrobacias aéreas de 2016 a 2019 na Casa do Palhaço (Florianópolis), é membro co-fundador da Cia Fundo Mundo e integra o núcleo gestor do Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+ desde a 1ª edição, em 2019.

Helen Maria é circense, atuando principalmente como apresentadora, cômica e malabarista. Estudou circo na Casa do Palhaço e tem formações em palhaçaria com importantes nomes da área, como a Karla Conca e Antônia Vilarinho. Além de ser apresentadora no Sui Generis, espetáculo da Cia Fundo Mundo, já foi mestre de cerimônia de diversos espetáculos e varietês como a edição de dois anos do Drag Night Show, a Noite feminina da 7ª Convenção Paulista de SP, e a variete do Pré Encuentro Latinoamericano LGBT de circo. É estudante de teatro e dramaturgia pela casa da cultura em Joinville, mesma cidade aonde começou sua pesquisa com a performance e a escrita.

Noam Scapin é artista circense nas areas de acrobacia aérea, palhaçaria e pirofagia. Trabalha e estuda os movimentos do corpo, postura e flexibilidade desde 2016. Com seus trabalhos com a Cia Fundo Mundo e solo, apresentou em diversos palcos e festivais no Brasil e América Latina.

Público: Pessoas a partir de 18 anos que tenham pouca ou nenhuma experiência com circo e tenham vontade de experimentar esse universo.

Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 25 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  31 de agosto a 13 de setembro de 2022
Aprovados: 15 de setembro de 2022
Matrícula online:  16 e 19 de setembro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: De 20 de setembro até 17 de novembro de 2022
Terças e Quintas das 15h às 18h
Local: SP Escola de Teatro - Unidade Brás - Endereço: Av. Rangel Pestana, 2401 - Brás, São Paulo - SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público:Pessoas a partir de 18 anos que tenham pouca ou nenhuma experiência com circo e tenham vontade de experimentar esse universo.

Seleção:

Cronograma das inscrições
Inscrições:  31 de agosto a 13 de setembro de 2022
Aprovados: 15 de setembro de 2022
Matrícula online:  16 e 19 de setembro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante