Curso gratuito e presencial | Iniciação ao Circo

Publicado em: 14/07/2023 |

Cabeçalho de curso - Iniciação ao Circo com Lui Castanho e Helen Maria

Cabeçalho de curso – Iniciação ao Circo com Lui Castanho e Helen Maria

As artes circenses, como uma das artes da cena, são espaços de criação lúdica que tem o corpo como ferramenta. Este curso de extensão visa possibilitar que pessoas que nunca tiveram acesso possam se aproximar deste universo. Dessa forma, além de cumprir um papel social de transmissão da arte circense, o curso permite com que novas pessoas se desenvolvam e tenham contato com o Circo, gerando oportunidades de conhecimento cultural, de desenvolvimento pessoal e de criatividade. O curso é dividido em dois blocos: (a)Malabares e Manipulação de objetos; (b) Fundamentos de Acrobacias de Solo e Acrobacias Aéreas. As atividades são práticas e incluem preparação física, condicionamento, técnica, desenvoltura e pesquisa de movimentos. Para as acrobacias aéreas, serão utilizados principalmente trapézio fixo, tecido acrobático e lira. A dinâmica é focada no desenvolvimento saudável do estudante, de maneira que os exercícios são adaptados de acordo com as habilidades e limitações de cada pessoa.

Quando: 16 de agosto até 27 de setembro de 2023
Quartas e sextas – 14h30 às 18h30
Local:
SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: Introduzir as pessoas alunas ao universo circense através de aulas práticas de iniciação a diversas modalidades circenses, especialmente: malabares, manipulação de objetos, acrobacias aéreas e fundamentos de acrobacia de solo. Incentivar a criatividade e o desenvolvimento de expressão artística vinculada à prática circense.

Orientação: Lui Castanho e Helen Maria

Lui Castanho é formado na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Florianópolis), através do prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, FUNARTE/2015; no Profissionalizante de Atuação na Escola Aktoro (Florianópolis, 2019); em Técnica Meisner/Mammet na EICTV (Cuba, 2017); e graduado em Produção Cultural pela Faculdade Belas Artes (São Paulo, 2023). Foi professor regular de acrobacias aéreas de 2016 a 2019 na Casa do Palhaço (Florianópolis), é membro co-fundador da Cia Fundo Mundo e integra o núcleo gestor do Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+ desde a 1ª edição, em 2019.

Helen Maria é circense, atuando principalmente como apresentadora, cômica e malabarista. Estudou circo na Casa do Palhaço e tem formações em palhaçaria com importantes nomes da área, como a Karla Conca e Antônia Vilarinho. Além de ser apresentadora no Sui Generis, espetáculo da Cia Fundo Mundo, já foi mestre de cerimônia de diversos espetáculos e varietês como a edição de dois anos do Drag Night Show, a Noite feminina da 7ª Convenção Paulista de SP, e a variete do Pré Encuentro Latinoamericano LGBT de circo. É estudante de teatro e dramaturgia pela casa da cultura em Joinville, mesma cidade aonde começou sua pesquisa com a performance e a escrita.

Público: Pessoas a partir de 18 anos que tenham pouca ou nenhuma experiência com circo e tenham vontade de experimentar esse universo.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.  25 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 14 de julho de 2023 a 25 de julho de 2023
Aprovados: 27 de julho de 2023
Matrícula online: 28 e 29 de julho de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 16 de agosto até 27 de setembro de 2023