Curso gratuito e presencial | Corpo, Palavra e Espaço

Publicado em: 05/08/2022 |

As artes cênicas exigem habilidades diversas e dedicação constante. No Brasil existem pouquíssimas escolas públicas que oferecem formação, ou ao menos atividades formativas de maneira democrática e com qualidade. Essa é uma oportunidade de aprofundamento que vai contribuir com a qualidade na formação de estudantes.
Esse curso vai trabalhar no sentido de ampliar a percepção através de estudos e práticas nos eixos corpo, palavra e espaço, assuntos imprescindíveis para quem quer estar no palco, ou exercendo funções neste campo
Nesse curso aprofundaremos pontos fundamentais para um artista criador estar em cena. No eixo do Corpo, trabalharemos consciência corporal através da percepção dos ossos, músculos e espaços articulares. Gravidade, peso e verticalidade. Cada aluno será trabalhado dentro das suas potencialidades, respeitando-se as diferenças físicas e valorizando-se qualidades criativas e gestuais autênticas. No eixo Espaço exercitaremos a preparação cênica por meio de jogos do olhar e da atenção, conexão, improvisos, ocupação do corpo no espaço. No eixo da Palavra criaremos, verificaremos e praticaremos a qualidade e intensidade de emissão em relação a textos autobiográficos, com suporte do corpo, do espaço e do coletivo. O curso possibilita não só o conhecimento individual, mas também a interação e criação com o outro.

Quando: 26 de agosto até 27 de outubro de 2022
Quintas e Sextas das 10h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Endereço: Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás, São Paulo – SP

Objetivo: Desenvolver e aplicar ações formativas que contribuam para o desenvolvimento individual e coletivo de artistas que almejam realizar travessias nas artes cênicas. Potencializar talentos. Contribuir para o desenvolvimento da arte no Brasil.

Orientadora: Carmen Jorge

Carmen Jorge é diretora artística, diretora de vídeo, performer, figurinista, produtora e curadora. É coreógrafa de dança contemporânea desde a década de 90. Licenciada em dança pela PUC-Guaíra e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e Angel Vianna (RJ). É pós-graduanda em Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem (PUC-RJ). Em 2002 funda e dirige sua própria companhia – PIP Pesquisa em Dança, realizando vários espetáculos autorais, sendo contemplada com diversos prêmios e editais nacionais. Com a PIP iniciou seus trabalhos em vídeo e desenvolveu pesquisas com dança e mediação tecnológica. Trabalhou como preparadora corporal em mais de 150 peças de teatro, inclusive musicais, recebendo quatro troféus Gralha Azul Governador do Estado do Paraná, sendo seu mais recente trabalho teatral/musical “O grande sucesso” do ator Alexandre Nero. Em 2017 foi professora substituta da UFPR no Curso Superior de Produção Cênica. De 2018 a 2021 foi Consultora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba, integrando também a Comissão do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Durante o período de gestão coordenou e curou o espaço Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento onde desenvolveu o Projeto Curatorial Circuito Mover, envolvendo a criação de vários programas e ações públicas para a Dança. Em 2020 desenvolveu roteiros e coreografias para vídeo aulas e vídeos artísticos durante sua gestão na FCC. Em 2021 iniciou parceria criativa com o projeto Just in time dos artistas alemães deufert&plischke como Diretora de vídeo, realizando quinze curtas com artistas curitibanos. Em 2022 dirigiu a atriz Nena Inoue a convite da Biblioteca Pública do Paraná. Atualmente vive e trabalha em Marília, Curitiba e São Paulo. (www.criacorpo.art)

Público: Alunos e profissionais das artes, dança, teatro, pessoas interessadas em artes, artes do corpo e artes cênicas. Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  05 de agosto a 19 de agosto de 2022
Aprovados: 23 de agosto de 2022
Matrícula online:  24 e 25 de agosto de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

Fotos: Paula Moraes

circle Quando: 26 de agosto até 27 de outubro de 2022
Quintas e Sextas das 10h às 13h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Cronograma das inscrições
Inscrições:  05 de agosto a 19 de agosto de 2022
Aprovados: 23 de agosto de 2022
Matrícula online:  24 e 25 de agosto de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante