Curso gratuito e presencial | Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+

Publicado em: 20/03/2024 |

Cabeçalho do curso Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+ com Bruno Carmelo

O cinema queer possui um status tão marginal quanto seus personagens e seus criadores. Por isso, são filmes de menor acesso, pouco incluídos na história do cinema. O curso permite destacar uma produção invisibilizada, questionando a existência de uma estética queer para além das temáticas.
O curso pretende estabelecer um diálogo direto com a turma, tornando-a participativa, permitindo que interprete os diversos filmes exibidos e possa contrapô-los aos conceitos elaborados por teóricos da área. A exposição de fotografias, a leitura de textos e as apresentações em PowerPoint permitem inserir historicamente algumas discussões, e compreender suas modificações.

Quando: 09 de abril a 06 de junho de 2024
terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Despertar o olhar crítico dos estudantes para a maneira como personagens LGBTQIA+ são representados em filmes brasileiros e internacionais há décadas, compreendendo de que maneira o olhar evolui de acordo com a política e a sociedade da época.

Orientação: Bruno Carmelo

Bruno Carmelo é crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Papo de Cinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua – Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema.

Público: Estudantes e público interessados em cinema e audiovisual, a partir de 18 anos de idade.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  20 de março a 01 de abril de 2024
Aprovados: 04 de abril de 2024
Matrícula online: 04 e 05 de abril de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 09 de abril a 06 de junho de 2024