Curso gratuito e online | História do Teatro do Brasil, Fragmentos: Do Colonialismo ao Decolonialismo

Publicado em: 10/04/2024 |

Cabeçalho do curso História do Teatro do Brasil, Fragmentos: Do Colonialismo ao Decolonialismo

O curso tem como fundamento rever o conceito de teatro como um prédio, um lugar, e expandi-lo com as ideias de teatralidade, performance e encontro. Sempre com aprofundamento e pesquisas atuais, para que juntos possamos ampliar o horizonte da história do teatro nacional.  Entendendo sua especificidade, sem, no entanto, deixar de atentar para a sua importância expandida. Assim, elaboramos questões como: o que é o teatro brasileiro? E, para responder a essa questão inicial, nos debruçamos sobre teorias, pensamentos e conceitos. Ao longo de 18 encontros outras questões serão propostas e reunimos bibliografia e pensamentos para que possam ser mais do que respondidas, pesquisadas em conjunto com os alunos

Quando: 08 de maio a 08 de julho de 2024
De segundas e quartas, das 19h às 22h
Local:
Online

Objetivo: Mais do que pretender ser um painel que abarca a totalidade da história do teatro brasileiro – o que seria mesmo tarefa impossível – se propõe a ser um painel que trata de assuntos pungentes e atuais, que vão desde o conceito de teatro brasileiro na época da colônia, até a ideia cada vez mais importante da decolonialidade.

Orientação: Paula Autran

Paula Autran é pós doutoranda em história da cultura na FFLCH/USP, doutora e mestre em artes cênicas pela ECA/USP. Jornalista, dramaturga, escritora e professora de dramaturgia, no Brasil e em Portugal. Tem dez peças encenadas, entre elas O Armário Mágico, com o qual concorreu à autora revelação pelo prêmio FEMSA. Foi integrante do círculo de dramaturgia, do CPT, de Antunes Filho e do workshop do Royal Court Theatre. Tem treze livros publicados, entre eles “Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena”, pela Dobra Editorial. Instagram: @paula.autran.

Público: Interessados pelo teatro brasileiro em geral. A partir de 18 anos de idade.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 50 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  10 de abril a 30 de abril de 2024
Aprovados: 03 de maio de 2024
Matrícula online: 06 e 07 de maio de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 08 de maio a 08 de julho de 2024