Zootomia é a pesquisa autoral de Ariel e baseia-se na anatomia e no movimento dos animais, mas principalmente no Corpo Humano se entender como um bicho, que através das ferramentas instintivas, físicas e emocionais possa investigar suas próprias portas e gavetas corporais para poder compor sua dramaturgia corporal cênica. O corpo como dispositivo primordial da criação através das ferramentas e manobras de ritmo, força, respiração, torções, sequências, voz e sonoridades explorando a capacidade de compor, utilizando dessas ferramentas para construção de dramaturgias e partituras coletivas e individuais.
Datas: De 27 de outubro a 05 de dezembro
Segundas, quartas e sextas, das 14h30 às 17h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: O objetivo da oficina é que através das técnicas de ritmo, força, respiração, torções, sequencias e improvisação o praticante absorva e explore a capacidade de compor, utilizando essas ferramentas para construção de dramaturgia e partituras coletivas e individuais.
Orientador: Ariel Ribeiro
Ariel Ribeiro é nascido e criado em Salvador, completando dez anos de carreira, é ator, diretor, performer visual com atuações nacionais e internacionais. Atualmente integra o elenco da série “Justiça 2” (TV Globo), da roteirista Manuela Dias, com direção de Gustavo Fernandes, integra o elenco do novo longa metragem “A solidez da Água” dirigido por Aldri Anunciação com Antonio Pitanga protagonista, protagoniza o filme ”Ilícito” dirigido por Son Araujo com data de lançamento para 2026 e protagoniza o espetáculo ‘’Josefina, A dos Ratos’’, encenação de Marcio Meirelles em celebração aos 100 anos da eternidade de Kafka.
Com Zootomia Ariel Ribeiro vem se destacando dentro e fora do Brasil, fez sua primeira turnê solo passando pela Espanha, Portugal e Holanda ministrando workshops e fazendo apresentações de seu solo. Ministrou a residência A Raiva dos Músculos no FIGA( Festival Internacional Gestos da America), desenvolveu laboratório de Zootomia no Núcleo 2 de Lia Rodrigues (RJ), workshop no Instituto Frestas (SP), na Universidade Inkiri (sul da Bahia, na Universidade do Teatro Vila Velha, e foi diretor geral do projeto social “Eco Arte Vila Brandão” na comunidade da Vila Brandão.Também foi professor da Universidade de Teatro Vila Velha de 2017 até 2020 e, em 2024, Ariel desenvolveu duas direções muito importante para cena de Salvador e concretude do seu trabalho com Zootomia: “FALANGE” no Museu de Arte da Bahia, ocupando todos os níveis do museu com um coro de artistas de ponta; e “ÒKÒTÓ” no Museu de Arte Moderna da Bahia, numa performance comissionada para a abertura da exposição “Vila Velha, por exemplo —60 anos de um Teatro do Brasil”, ação de inauguração e primeira mostra realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil em Salvador.
Como formação foi integrante da Universidade de Teatro Vila Velha, acumulando diversos espetáculos profissionais, além de ter integrado a Companhia Teatro dos Novos com direção de Marcio Meirelles, onde integrou as montagens do grupo, incluindo o espetáculo “Por que Hecuba”, ganhador do prêmio Braskem de teatro em 2019, onde colaborou como ator e coreógrafo. Foi integrante de grupos e companhias internacionais como Ertza (Espanha), Los INNatos (Costa Rica), Cotorsionesis (França) os compondo e realizando turnês. Zootomia, é seu método autoral de dramaturgia, que perpassa o corpo e a voz.
Público: Artistas de teatro, circo, dança, e das artes cênicas em modo geral, em formação ou já atuantes, com interesse no tema proposto. Acima de 18 anos.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse. 25 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 24 de setembro a 21 de outubro de 2025
Aprovados: 22 de outubro de 2025
Matrícula online: 23 e 24 de outubro de 2025
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante.