EN | ES

Oficina gratuita de atuação | Corpo e Identidade na Cena

A oficina de atuação é realizada pelo grupo de pesquisa e extensão “Diversidade sexual e teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”, da Universidade Federal de São João del Rei. O foco da pesquisa é a investigação de gênero e diversidade, com destaque para a representatividade de orientação sexual, etnia e raça no contexto teatral. A pesquisa materializa-se na criação do espetáculo “Eu não vou fazer Greta Garbo”, após dois anos de investigação, que analisa o fazer teatral e as relações entre o indivíduo e o coletivo. O objetivo da oficina é compartilhar o processo de treinamento e construção da cena. A proposta busca ampliar a compreensão das diversas formas de identidade e expressão, visando contribuir para a construção de uma representação mais assertiva no que diz respeito aos corpos presentes no contexto social e político em que vivemos.

Quando: 25 de maio de 2024
Sábado, das 15h00 às 18h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Apresentar as técnicas de preparação e de criação atorial utilizadas na criação do espetáculo “Eu não vou fazer Greta Garbo”: relaxamento, alongamento, aquecimento e exercícios de criação de partituras corporais.

Orientação: Alberto Tibaji

Alberto Ferreira da Rocha Junior (Alberto Tibaji) possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Espetáculo, e na área de Letras. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa dentro da linha Cultura, Política e Memória e orienta trabalhos com ênfase em arquivo, memória e história; auto/biografias; diversidade sexual; e comicidade. Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ de agosto de 2004 a julho de 2008. Coordenou do 18º ao 21º Inverno Cultural da UFSJ. Coordenador nacional da área temática cultura (2005-2008) do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Representante da ANDIFES no Conselho Nacional de Política Cultural (MinC) de dez.2007-mai.2009. Assessor da Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura de 19 de maio de 2009 a 30 de junho de 2010. Coordenador do Curso de Graduação em Teatro da UFSJ de 2013 a 2015. Pós-doutoramento na UNIRIO, sob a supervisão de Maria Helena Werneck, com pesquisa intitulada Fluxos culturais entre o teatro português e o teatro brasileiro: escritas (auto)biográficas de artistas portugueses, mais especificamente sobre a vida e obra de António de Sousa Bastos. Foi contemplado com o auxílio Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG para o período de julho de 2014 a junho de 2016. Seu projeto de pesquisa docente atual intitula-se Palavra e silêncio na encruzilhada: teatro e sexualidades dissidentes no Brasil. Representante da UFSJ junto ao Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT da Prefeitura Municipal de São João del-Rei (2021-2023).

Público: Pessoas interessadas em Artes a partir de 16 anos.

Seleção: Ordem de inscrição. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  18 de abril até 20 de maio de 2024
Aprovados: 21 de maio de 2024
Matrícula online: 22 e 23 de maio de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante




Posts Archives

Oficina gratuita de atuação | Corpo e Identidade na Cena

Posted on

A oficina de atuação é realizada pelo grupo de pesquisa e extensão “Diversidade sexual e teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”, da Universidade…

Read more

Curso gratuito e online | História do Teatro do Brasil, Fragmentos: Do Colonialismo ao Decolonialismo

Posted on

O curso tem como fundamento rever o conceito de teatro como um prédio, um lugar, e expandi-lo com as ideias de teatralidade, performance e…

Read more

Curso gratuito e presencial | Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+

Posted on

O cinema queer possui um status tão marginal quanto seus personagens e seus criadores. Por isso, são filmes de menor acesso, pouco incluídos na…

Read more

Curso gratuito e presencial | William Shakespeare Hoje: 460 Anos Do Dramaturgo Inglês

Posted on

Existe um interesse manifesto por Shakespeare no âmbito das artes cênicas brasileiras, especialmente por parte dos estudantes de teatro, fortalecido nos últimos meses pela…

Read more

Curso gratuito e presencial | Estéticas do teatro, Crítica e Curadoria – Diálogos inflamáveis

Posted on

A estética, a crítica e a curadoria são campos que estão quase sempre em inter-relação. No entanto, com a crescente fragmentação dos estudos culturais,…

Read more

Curso gratuito e presencial | Stand Up à Brasileira

Posted on

A Comédia Stand Up definitivamente chegou ao Brasil por muitas vias: aumento de informação, internet, viagens, conhecimento do gênero através de filme e programas…

Read more

Curso gratuito e presencial | Consciência Corporal Através do Movimento

Posted on

O curso Consciência Corporal Através do Movimento tem como premissa o trabalho de consciência corporal e respiratória. Desenvolvimento de Coreografias individual e trabalho em…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dança: Fragmentos e Conexões

Posted on

A dança, em sua pesquisa do instrumento corpo/movimento pode contribuir para um maior campo de atuação nas multidisciplinaridades artísticas. A proposta é exatamente oferecer…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dissociação e presença cênica com bambolê

Posted on

Além da parte técnica e artística, a prática do bambolê auxilia na diminuição da ansiedade, relaxamento, equilíbrio mental e concentração. Promove ainda o desenvolvimento…

Read more

Curso gratuito e presencial | Do circo à capoeira: um fazer brasileiro

Posted on

As artes circenses são de grande complexidade. Técnicas e saberes que durante gerações foram transmitidas entre as famílias vindas do continente europeu para as…

Read more

Curso gratuito e presencial | Diálogos, Psicanálise, Teatro – Língua no Divã, Língua no Palco

Posted on

Ampliar o léxico: pesquisar é também produzir linguagem, “inventar” palavras e conceitos para expressar fenômenos de borda, ausentes dos mapas ordinários e do repertório…

Read more

Workshop presencial e gratuito | Workshop De Cultura Drag

Posted on

O Workshop de Cultura Drag com a participação da renomada drag queen Tchaka, figura emblemática da cultura drag, surge da necessidade de proporcionar um…

Read more

Curso gratuito e presencial | Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria

Posted on

O curso objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão o…

Read more

Curso gratuito e online | O corpo utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades

Posted on

Quais as possíveis relações entre o conceito de Moda com as perspectivas filosóficas e sociológicas sobre o corpo, as identidades e expressões de gêneros…

Read more

Workshop presencial e gratuito | Dança contemporânea – prática coreográfica

Posted on

A dança, em sua pesquisa do instrumento corpo/movimento pode contribuir para um maior campo de atuação nas multidisciplinaridades artísticas. A proposta é exatamente oferecer…

Read more

Workshop presencial e gratuito | Corpo Iêê: A dança da capoeira

Posted on

O workshop corpo Iêê nasce dentro do Núcleo Iêê, um núcleo de dança que trás como pesquisa corporal e cênica a capoeira. Como mestre…

Read more

Workshop presencial e gratuito | Corpo em Movimento

Posted on

O workshop Corpo em Movimento tem como premissa o trabalho de consciência corporal, respiratória e trabalho em grupo explorando a capacidade de memória e…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Antes, Depois e Entre: explorações no jogo de máscaras

Posted on

Esta oficina explora a relação do ator com a máscara. Os exercícios considerarão a preparação antes, durante a entrada e nos momentos após o…

Read more

Workshop presencial e gratuito | Potencialização do Corpo

Posted on

É fundamental que o ator reconheça seu potencial e se organize de forma consciente para a utilização de seus recursos expressivos. A proposta do…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Sem Registro

Posted on

A oficina “Sem Registro” é um espaço de treinamento e troca, para artistas e performers que desejam potencializar suas habilidades, utilizando suas narrativas pessoais…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dança para todos os Corpos

Posted on

O curso tem como proposta trabalhar com práticas de consciência corporal; exploração do movimento; respiração e concentração; considerando o público a que se dirige….

Read more

Curso gratuito e presencial | Produção para Audiovisual – teoria e prática

Posted on

O audiovisual é o formato de conteúdo mais consumido atualmente, entre filmes, séries, documentários e principalmente nas redes sociais. Visando a soma da teoria…

Read more

Curso gratuito e presencial | Assistência de Direção no Audiovisual

Posted on

Fazer um filme é um desafio imenso que envolve muitos profissionais das mais diversas áreas. São tantos assuntos que fica difícil saber por onde…

Read more

Curso presencial e gratuito | Produção Cultural – O Beabá Da Produção

Posted on

A Produção Cultural passou nos últimos anos por grandes movimentações e ampliações de suas atividades. No entanto, com a chegada do Covid-19, a classe…

Read more

Curso presencial e gratuito | Manipulação e criação de bambolê circense

Posted on

Além da parte técnica e artística, a prática do bambolê auxilia na diminuição da ansiedade, relaxamento, equilíbrio mental e concentração. Promove ainda o desenvolvimento…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral

Posted on

O curso pretende, a partir do compartilhamento de experiências entre ministrante e estudantes, refletir sobre a crítica teatral e suas possibilidades contemporâneas sob óticas…

Read more

Curso presencial e gratuito | Estudos de materialidades circenses

Posted on

Comumente vemos como práticas cênicas/performativas, trabalhos que utilizem de objetos/materialidades, como formas de extensão física e potencialidade de movimento. Esse curso consiste em abordar…

Read more

Curso gratuito e presencial | Do circo a capoeira, um fazer brasileiro

Posted on

As artes circenses são de grande complexidade. Técnicas e saberes que durante gerações foram transmitidas entre as famílias vindas do continente europeu para as…

Read more

Curso gratuito e presencial | Sound Designer e Trilha Para Cinema

Posted on

Atualmente, os processos de criação da trilha sonora e do sound-design encontram-se em um grande boom, promovido sobretudo por uma universalização de seus meios…

Read more

Curso gratuito e presencial | Roteiro para Audiovisual

Posted on

O roteiro audiovisual atende, em suma, duas grandes expectativas: a de ser uma obra narrativa com suas múltiplas possibilidades insondáveis, e a de se…

Read more

Curso gratuito e online | Figurino para Audiovisual

Posted on

O vestir tornou-se uma forma de se expressar muito atuante na atualidade. Neste curso não vamos só falar de figurino e da cultura do…

Read more

Curso gratuito e online | Direção para Audiovisual

Posted on

Repensar o formato de direção a partir das mudanças comportamentais, sociais e econômicas, pós- pandemia e a inserção de novas corpas nas narrativas audiovisuais….

Read more

Curso gratuito e online | Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria

Posted on

O curso objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão o…

Read more

Curso gratuito e presencial | Atuação para Audiovisual

Posted on

Introdução a linguagem do audiovisual. Apresentação de trechos de roteiros de cinema e TV, a fim de destrinchar com a turma como o atuante…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Jogos de encruzilhada: Tempo, Deslocamento e Expansão

Posted on

Partindo do princípio do jogo, colocando-o no lugar ritualístico e traçando um paralelo com o conceito decolonial da encruzilhada, trabalharemos com o tempo, com…

Read more

Curso gratuito e presencial | Iniciação ao Reisado do Congo

Posted on

Os mestres vão contar sobre o Reisado do Congo: Como as pessoas se envolvem nessa tradição, o que ela simboliza e como acontece. Os…

Read more

Curso gratuito e presencial | Iniciação ao Circo

Posted on

As artes circenses, como uma das artes da cena, são espaços de criação lúdica que tem o corpo como ferramenta. Este curso de extensão…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dança Para Além Dos Muros

Posted on

Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Esta oficina tem como eixo…

Read more

Workshop Gratuito e Presencial | Técnicas Circenses – Introdução à Palhaçaria

Posted on

Trata-se de um workshop de iniciação/atualização à arte da palhaçaria. A metodologia lançará mão de jogos cênicos, exercícios de consciência corporal, experimentações da comédia…

Read more

Curso gratuito e presencial | Moda e Arte: Perspectivas Históricas e Contemporâneas

Posted on

Com vasta bibliografia da filosofia, da história da arte e da moda, da sociologia e da psicanálise, o curso Moda e Arte: perspectivas históricas…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dança Contemporânea – Corpolítico

Posted on

Desenvolver no corpo as potencialidades do movimento enquanto instrumento histórico/político. Colaborar na construção de uma sensibilização física/reflexiva do indivíduo que dança. Atuar no desenvolvimento…

Read more

Curso gratuito e presencial | Consciência Corporal Através Da Dança

Posted on

O curso Consciência Corporal Através Da Dança tem como premissa o trabalho de consciência corporal e respiratória. Desenvolvimento de Coreografias individual e trabalho em…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Dança Contemporânea – Outros Corpos, Outros Modos

Posted on

A proposta parte do MANIFESTO FREAK  ‘Recusamos seguir perpetuando noções colonizadas e colonizadoras sobre os nossos corpos. Recusamos seguir perpetuando noções colonizadas e colonizadoras…

Read more

Workshop Gratuito e Presencial | A Plástica Cênica

Posted on

Consideramos a criação multidisciplinar e multicultural de enorme valor para a riqueza de uma obra e propomos a partir da nossa experiência vivenciar uma…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Tecnologia de Som na performance cênica

Posted on

A criação de trilha sonora tem sido um ofício de grande importância ao longo dos séculos, sempre acompanhando diferentes momentos da vida humana. Hoje,…

Read more

Workshop Gratuito e Presencial | D’Água Movimento Do Corpo

Posted on

Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Foi com esse pensamento e…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Pilates

Posted on

O Pilates é um método amplamente utilizado no mundo todo com diversos propósitos: reabilitação, condicionamento físico, melhora da postura e do controle corporal, ganho…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Dança Contemporânea

Posted on

Desenvolver no corpo as potencialidades do movimento enquanto instrumento histórico/político. Colaborar na construção de uma sensibilização física/reflexiva do indivíduo que dança. Atuar no desenvolvimento…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Contato Improvisação em Cena

Posted on

Diálogos sobre o que é Contato Improvisação, preâmbulo histórico, princípios da prática, apresentação de alguns temas que serão trabalhados ao longo das aulas e…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Afinação do Corpo

Posted on

É comum vermos atletas, artistas cênicos e performances, pensarem o corpo apenas do ponto de vista físico, e se empenharem no aumento de performance…

Read more

Workshop Internacional gratuito e presencial | Fazendo amor em “Looking for Andy”: da textualidade à virtualidade

Posted on

Os alunos irão explorar o uso da performatividade e diferentes pedagogias no teatro digital ao vivo, tendo como obra de referência o livro “Live…

Read more

Curso gratuito e presencial | Escrita de Projetos e Políticas Culturais – Uma formação para as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc

Posted on

O curso tem como proposta evidenciar os efeitos da pandemia de COVID-19 no setor cultural e seus desdobramentos desde 2020, ressaltando a importância histórica…

Read more

Curso gratuito e presencial | Desdobramentos do fazer teatral

Posted on

Partindo da vontade de compartilhar experiências e dividir o conhecimento adquirido na prática do ofício teatral, 4 integrantes da ficha técnica do espetáculo Cecília…

Read more

Curso gratuito e presencial | Práticas para atuação

Posted on

Partindo da vontade de compartilhar experiências e dividir o conhecimento adquirido na prática do ofício do ator, cada um dos 4 docentes vai a…

Read more

Curso gratuito e presencial | Introdução ao teatro de máscaras

Posted on

A utilização da máscara teatral requer uma série de códigos que devem estar presentes no jogo do intérprete. Como objeto inanimado que é (em…

Read more

Curso gratuito e presencial | Teatro Musical: Estudo e Montagem De Um Espetáculo Original

Posted on

Em 2020 surgiu o coletivo de artistas NOSSO PROJETO, encabeçado por Bruno Narchi, Thiago Machado e Zuba Janaina. Além do desenvolvimento de produções originais,…

Read more

Curso gratuito e presencial | Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria

Posted on

  O curso objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão…

Read more

Curso gratuito e presencial | O Lugar da Fotografia na Cena Teatral Paulistana

Posted on

A fotografia não se caracteriza apenas em seu resultado ou suporte final, a imagem. O processo também pressupõe o acesso e a inserção do…

Read more

Workshop gratuito e presencial | A escuta e seus desdobramentos – Investigação compartilhada da Residência artística Cecília

Posted on

   “Cecília é mulher com ouvido de flor. Enclausurada em seu apartamento numa grande cidade, suas orelhas não puderam abrir pra fora… Então se…

Read more

Oficina gratuita e presencial | Rindo com Elas | Oficina de Humor para mulheres

Posted on

As mulheres nunca foram muito encorajadas a transitar pela comédia, já que sempre se esperou que a mulher cumprisse papéis bem específicos na sociedade:…

Read more

Curso gratuito e online | Comunicação Visual Através Do Styling De Moda

Posted on

A linguagem autoral de moda deve ser fundamentada através da pesquisa sobre as mais diversas áreas artísticas, apurando assim o olhar do criador. Em…

Read more

Workshop gratuito e presencial | Técnicas de Improviso com as Fulanas

Posted on

As Fulanas nasce com o propósito de pulverizar a técnica em improviso e estimular a prática da comédia feminina em São Paulo. Ao todo…

Read more

Curso gratuito e presencial | Diálogos de produção – Da ideia à realização

Posted on

“Conhecimento de base para preparar o terreno para passos em produção cultural.” Com a realização de atividades formativas com o foco em produção cultural…

Read more

Curso gratuito e presencial | Introdução ao Malabarismo

Posted on

O universo do Circo carrega muitas modalidades, dentro delas está o malabarismo que consiste em manipular objetos. Muitos imaginam que o malabares está relacionado…

Read more

Curso online e gratuito | História do Teatro em Breves Noções

Posted on

Encontros semanais para estudar e debater sobre a história do teatro mundial e brasileira, que vai passar pelas  teatralidades históricas dos continentes da África,…

Read more

Workshop gratuito e presencial | Olhares: poéticas críticas e escrita criativa sobre teatro

Posted on

O curso pretende, a partir do compartilhamento de experiências entre ministrante e alunes, refletir sobre a crítica teatral e suas possibilidades contemporâneas sob óticas…

Read more

Oficina internacional presencial e gratuita | O que fazemos com nossas mãos

Posted on

Nesta oficina, os participantes são convidados a mergulhar na sua condição inerente de ser primata. Isso é feito por meio de pesquisas corporificadas que…

Read more

Workshop internacional presencial e gratuito | Working on what we don’t know yet

Posted on

  O workshop terá início com uma conversa sobre a performance an artist is always working, criada pelo artista português Pedro Barreiro, exercícios de…

Read more

Curso gratuito e presencial | Eutonia: Consciência Corporal para Artistas

Posted on

Gerda Alexander (1908-1994) em seu livro ‘Eutonia: um caminho para a percepção corporal’ define a eutonia como sendo “uma busca, adaptada ao mundo ocidental,…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dança sem Fronteiras – Improviso e Composição no contexto da diversidade

Posted on

A Cia Dança sem Fronteiras, desde sua criação em 2010, reúne diferentes linguagens artísticas para criar espetáculos, ações performáticas e videodanças pautados na individualidade…

Read more

Workshop gratuito e presencial | Relações estético-politicas e barbárie na dramaturgia latino-americana contemporânea

Posted on

O curso busca contribuir na reflexão e prática de um teatro que trabalhe sobre a ideia de latino-americanidade. Vale-se, para isso, da pesquisa do…

Read more

Curso gratuito e presencial | Técnicas, truques e aprofundamentos para Manipulação e criação do bambolê.

Posted on

Além da parte técnica e artística, a prática do bambolê auxilia na diminuição da ansiedade, relaxamento, equilíbrio mental e concentração. Promove ainda o desenvolvimento…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dramaturgia visual: a estética da Moda na estética do palco

Posted on

No ano de 2022, a maison Margiela subverteu a tradicional narrativa de desfile de Moda ao apresentar sua coleção de outono-inverno de 2023 em…

Read more

Curso gratuito e presencial | Voz – O corpo que canta

Posted on

Cantar está presente nas vidas de todos nós desde muito cedo, seja o cantar na escola, numa brincadeira, no chuveiro ou acompanhando a trilha…

Read more

Curso gratuito e presencial | Dança – Fragmentos e Conexões

Posted on

A dança, em sua pesquisa do instrumento corpo/movimento pode contribuir para um maior campo de atuação nas multidisciplinaridades artísticas. A proposta é exatamente oferecer…

Read more

Curso gratuito e presencial | Iniciação às Artes Circenses

Posted on

As artes circenses, como uma das artes da cena, são espaços de criação lúdica que tem o corpo como ferramenta. Este curso de extensão…

Read more

Workshop gratuito e presencial | Corpo, vídeo e espaço

Posted on

O workshop trabalha com o conceito de paisagem, que é um conceito apresentado em diversas áreas do saber como nas artes (visuais e música) e…

Read more

Curso gratuito e presencial | Pernas de Saracura – estudo sobre perna de pau

Posted on

Difundir os saberes com as pernas de pau para aumentar e potencializar a técnica e criações nessa modalidade circense, como ”Mafalda Pequenino” diz: a…

Read more

Curso gratuito e presencial | Corpo, Palavra e Espaço

Posted on

As artes cênicas exigem habilidades diversas e dedicação constante. No Brasil existem pouquíssimas escolas públicas que oferecem formação, ou ao menos atividades formativas de…

Read more

Curso gratuito e presencial | Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria

Posted on

O curso objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão o…

Read more

Curso gratuito e presencial | Comunicação Cultural – Os Caminhos de Como Divulgar sua Produção

Posted on

O curso se concentra em capacitar profissionais do mercado da cultura das artes a desenvolverem um olhar prático e crítico acerca dos projetos de…

Read more

Curso gratuito e presencial | Palhaçaria – Comicidades Negras: Alegria é Fundamento-Ético

Posted on

O curso, nasce como resistência estética criativa em busca de uma comicidade ancestral, acionando a memória e a força do imaginário cultural afro diaspórico,…

Read more

Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação à Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

Posted on

Vivemos em tempos de uma sociedade do espetáculo, em que tudo virou representação. As redes socias apresentam ficções, quase sempre num formato fake de…

Read more

Curso gratuito e presencial | Teatro Musical: Estudo e Montagem De Um Espetáculo Original

Posted on

Em 2020 surgiu o coletivo de artistas Nosso Projeto, encabeçado por Bruno Narchi, Thiago Machado e Zuba Janaina. Além do desenvolvimento de produções originais,…

Read more

Workshop presencial e gratuito | Dramaturgia Comunitária

Posted on

A palavra comunidade direciona o nosso olhar para coisas que nos atravessam o tempo todo em nossos cotidianos.  Relações tramadas por elementos ficcionais que,…

Read more

Workshop presencial e gratuito | A Plástica Cênica

Posted on

Consideramos a criação multidisciplinar e multicultural de enorme valor para a riqueza de uma obra e propomos a partir da nossa experiência vivenciar uma…

Read more

Workshop presencial e gratuito | A arte do protesto

Posted on

Como nos conhecemos? Como dispomos de nossos imaginários no coletivo? A Arte do Protesto pretende reformular a forma como nos manifestamos e os discursos…

Read more

Curso presencial e gratuito | Teatro decolonial – reflexão e investigação cênica

Posted on

Fundada por pensadores latino-americanos como Anibal Quijano e Walter Mignolo, a decolonialidade se manifesta tanto no campo teórico quanto em práticas sociais e culturais,…

Read more

Curso online e gratuito | Construtividade Narrativa: Uma Abordagem Prática

Posted on

Encontros semanais para estimular a criação de roteiros literários, fílmicos, quadrinhos, televisivos, luminosos, teatrais e muito mais. Essa é a proposta do curso ‘Construtividade…

Read more

Curso presencial e gratuito | Produção cultural – O beabá da produção

Posted on

Nos últimos anos, a Produção Cultural passou por grandes movimentações e ampliações de suas atividades. Com a chegada da Covid-19, enfrentamos diversas dificuldades para…

Read more

Curso presencial e gratuito | Dança e Corpo Vertical

Posted on

A dança desafia constantemente a ação das forças impostas pela natureza, como é o caso da força gravitacional agindo no corpo. Na dança vertical…

Read more

Curso presencial e gratuito | Dança além dos muros

Posted on

Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Este é o pensamento de…

Read more

Oficina presencial e gratuita | Ferramentas para estar em cena

Posted on

A imaginação e a linguagem são a chave para a habilidade de um ator de estar no palco ou na frente de uma câmera….

Read more

Oficina presencial e gratuita | A arte da HQ: como criar histórias em quadrinhos

Posted on

Dar os primeiros passos na produção de narrativas em quadrinhos. Esse é o propósito da oficina A arte da HQ: como criar histórias em…

Read more

Curso online e gratuito | Comunicação visual: do figurino à direção de arte

Posted on

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, como diria o filósofo chinês Confúcio, e que traduz cirurgicamente o poder da comunicação visual. Atualmente, com…

Read more

Oficina presencial e gratuita | Autoconhecimento pelo cantar

Posted on

  Objetivo Como você põe sua voz no mundo? Nossa voz é uma extensão do nosso corpo, uma vibração que criamos, que se propaga…

Read more

Curso online e gratuito | Olhares: poéticas críticas e escrita criativa sobre teatro

Posted on

Objetivo O curso pretende, a partir do compartilhamento de experiências entre ministrante e alunes, refletir sobre a crítica teatral e suas possibilidades contemporâneas sob…

Read more

Curso presencial e gratuito | Laboratório de criação circense para artistas LGBTQIA+

Posted on

Objetivo O objetivo do laboratório é contribuir, orientar e fornecer ferramentas para a criação, desenvolvimento e finalização de números circenses proposto por pessoas LGBTQIA+….

Read more

Curso online e gratuito | Corpos Diversos – Procedimentos e jogos para a criação de uma poética diversa e modernista

Posted on

Objetivo O curso tem como proposta e dispositivo, jogos e procedimentos (ferramentas) de criação, integrando várias linguagens artísticas como: performance, dança, literatura, poesia, artes…

Read more

Curso online e gratuito | Espiral da Memória pós 22 uma introdução a processos criativos musicais, numa perspectiva afrodiaspórica

Posted on

Objetivo Partindo de uma perspectiva que enxerga a memória como um elemento estruturante do discurso musical, o curso pretende apresentar alguns referenciais para que…

Read more

Curso online e gratuito | Oficina de Iluminação: Composição de Imagem para Lives Cênicas

Posted on

Objetivo No formato palestra/aula em que serão abordados tópicos importantes para elaboração e o pensamento da luz na dança, teatro e performance na cena…

Read more

Curso online e gratuito | Em busca de identidade a Semana de Arte Moderna, de 1922 a cem anos depois

Posted on

Objetivo O curso propõe um mergulho na Semana de Arte Moderna de 22, apresentando seus antecedentes, a produção artística do período e as mudanças…

Read more

Curso online e gratuito | Seja seu próprio mecenas

Posted on

Objetivo A Oficina de Provocação da Cultura Financeira propõe compartilhar conhecimentos sobre organização e planejamento das finanças pessoais, decisão sobre investimentos conscientes e geração…

Read more

Curso online e gratuito| Família Bruno Goulart em cena: A História do Teatro Brasileiro na vida de uma familia

Posted on

Objetivo A história em nosso país não tem o respeito necessário. Sobretudo a história cultural brasileira. Quando falamos em teatro a situação é ainda…

Read more

Curso online e gratuito | Invenção de mundos

Posted on

Objetivo O objetivo do curso é oferecer aos participantes alguns dispositivos de criação de performance e de produção de lugares desejantes: criação de personas;…

Read more

Curso online | Laboratório de Escrita Reflexiva

Posted on

Objetivo Fomentar o debate acerca da crítica teatral contemporânea (sua técnica, estética e ética) e de que modo ela se articula com os outros…

Read more

Curso online | Folha Branca x Caixa Preta – A transposição das histórias em quadrinhos para o teatro.

Posted on

Objetivo O objetivo da oficina e estudar a transposição das histórias em quadrinhos para o palco, buscando em cada uma delas seu potencial dramatúrgico…

Read more

Curso gratuito | Pernas de Saracura – Oficina de perna de pau- 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Posted on

Objetivo Difundir os saberes com as pernas de pau para aumentar e potencializar a técnica e criações nessa modalidade circense. Serão abordados os temas…

Read more

Curso gratuito | Manipulação e criação do bambolê- 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Posted on

Objetivo O curso destinado a criar um espaço de desenvolvimento na técnica circense do bambolê será composto por 3 etapas: Etapa 1: Confecção artesanal…

Read more

Curso online | Corpos Dançantes Modernistas: Dança como Consciência do Outro

Posted on

Objetivo Numa perspectiva antropofágica, onde continuamente devoramos tudo e todos sem muito saber os porquês, as necessidades e as consequências, o curso  Corpos Dançantes…

Read more

Curso online e gratuito | A Escrita de si

Posted on

Objetivo Estimular a criação literária através da provocação e desconstrução do que se define como escrita. Partir do corpo-experiência de cada aluno, fazendo-os acessar…

Read more

Oficina de Humor Antropofágico: “Conexão palhace, uma introdução à profunda bobagem”

Posted on

Objetivo Trabalhar a sociabilidade, autoconhecimento, autoestima, atenção, relaxamento, escuta, diversão, a troca de experiências, a motivação, a reflexão e a cumplicidade de todos(as) envolvidos(as)….

Read more

Corpos diversos: Criação de uma poética modernista- o encontro da diversidade na arte digital

Posted on

Este curso tem como objetivo proporcionar a todos os participantes a oportunidade de vivenciar técnicas de improvisação para dança, princípios da metodologia do DanceAbility…

Read more

Projeto Agulhas: Oficina Caminhos de ser mais

Posted on

Objetivo A oficina Caminhos de Ser Mais partirá das linguagens do Teatro do Oprimido (Teatro Imagem e Arco-íris do Desejo) para a criação de…

Read more

Curso Online | Periferia como Centro da Cultura: Novos Modernistas do Século 21

Posted on

Iniciando as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro abre inscrições para o…

Read more

Oficina de escrita prática: Por uma Dramaturgia Monstra!

Posted on

Objetivo Por uma dramaturgia mais ao monstro que ao belo-animal. Cheias de remendo, recortadas, coladas, costuradas e com a cicatriz aparente. A oficina tem…

Read more

Curso Online | Produção, Gestão e Comunicação para artistas e coletivos

Posted on

Trabalhar com cultura no Brasil é muito complexo e minucioso e dominar todas as etapas desse processo pode ser desafiador. Além do fazer artístico,…

Read more

Curso Online | O teatro e novos imaginários

Posted on

Trabalhar o imaginário, refletir os sonhos e desenvolver a criatividade nunca foi tão necessário como na atualidade. Partindo dessa premissa, Aysha Nascimento visa apresentar…

Read more

Curso Online| Poder da Bobagem: Uma introdução à arte da palhaçaria

Posted on

  A graça, o riso e o humor são vitais em nossa jornada, mas em tempos difíceis como o que vivemos na atualidade, tornou-se…

Read more

Curso online | Cenas brasileiras: um olhar sobre os teatros negros

Posted on

O curso traça um panorama histórico sobre o teatro brasileiro sob a perspectiva negra. Entre os temas abordados estão estéticas, manifestações populares, grupos de…

Read more

Curso Online | Apontamentos sobre o sujeito histórico – teatro de grupo brasileiro

Posted on

Neste curso, ministrado pelo pesquisador, doutor em história social e crítico de arte Alexandre Mate, os participantes conhecerão a fundo as características estruturais e…

Read more

Curso online | Iniciação em Produção Cultural e as Formas de Captação de Recursos

Posted on

Trabalhar com cultura não é tarefa fácil e simples, mas é incrivelmente gratificante. Idealizar, desenvolver, captar recursos e produzir um espetáculo, show, peça, filme,…

Read more

Curso Online | Abordagem prática: Criação e Roteiro

Posted on

Escrever é uma das atividades mais prazerosas e bonitas que existem e a arte de criar histórias, narrativas e personagens únicos é de suma…

Read more

Curso Online | Produção Cultural Contemporânea

Posted on

O universo cultural está sempre em constante mudança. Para acompanhar essas transformações em um cenário de mídias digitais- em que a velocidade é rápida-…

Read more

Curso online | Identidade visual: moda, figurino e styling em criações digitais

Posted on

Em um mundo cada vez mais imagético, a identidade visual de uma marca, pessoa ou instituição é de suma importância, além de ser muito…

Read more

Curso online | Olhares: poéticas críticas digitais

Posted on

O curso pretende, a partir do compartilhamento de experiências entre ministrante e alunes, refletir em torno do olhar que se lança sobre espetáculos teatrais…

Read more

Curso online | Teatro Digital com Satyros (SP), Armazém (RJ) e Magiluth (PE)

Posted on

Estes novos tempos impuseram urgência comunicativa para o teatro brasileiro pela esfera do digital como forma de permanecer junto ao público, com a utilização…

Read more

Curso online | Narrativa como insurreição

Posted on

O objetivo do curso é apresentar, analisar e debater, de modo introdutório, como o conceito de “narrativa” se instaura a partir da crise do…

Read more

Curso online | Eletrônica, Arduino e Internet das Coisas para artistas

Posted on

Este curso busca oferecer um conhecimento básico de eletrônica e técnicas de confecção de equipamentos sonoros simples como microfones e sintetizadores. Com o domínio…

Read more

Curso online | Descobrindo a Mágica

Posted on

Divulgar a arte mágica e formar novos profissionais. Despertar nas pessoas interesse pela arte, seja como hobby ou apenas por satisfação pessoal. Apresentar a arte…

Read more

Curso online | Introdução em Produção Cultural e Elaboração de Projetos

Posted on

Proporcionar aos estudantes conhecimento básico em todas as etapas de produção cultural, apresentando as leis de incentivo cultural vigentes. Orientador: Gustavo Ferreira Inscrições: 14…

Read more

Curso online | Corpo acrobático

Posted on

O curso tem como objetivo ampliar repertório físico e criativo à partir de elementos da dança, acrobacia circense e capoeira. As práticas técnicas de…

Read more

Curso online | Arte e produção: Manifesto Workshop

Posted on

O fundamento principal do curso é que não se pode separar a arte do seu processo de produção. Produzir arte é um ato de arte…

Read more

Curso online | Narratividade e investigações poéticas: Um estudo para atuantes

Posted on

O objetivo do curso é investigar a narratividade, por meio de textos, poemas e correspondências entre Caio Fernando Abreu e Ana Cristina César, além…

Read more

Curso online | Dramaturgia Intertextual

Posted on

Objetivo A pós-modernidade fez da Intertextualidade um expediente cada vez mais recorrente na criação de obras de arte. A presente oficina tem como objetivo…

Read more

Curso online | Cultura e práticas Yòrùbá

Posted on

Objetivo Mostrar o mundo Yòrùbá por meio de seus costumes, tradições, provérbios, rituais e práticas culturais. Os participantes deverão fazer conexões entre os conceitos…

Read more

Curso online | Cenas brasileiras: um olhar sobre os teatros negros

Posted on

Traçar um panorama histórico sobre o teatro brasileiro sob a perspectiva negra. Um estudo sobre o Teatro Negro e algumas de suas estéticas, com ênfase…

Read more

Curso online | História do teatro africano

Posted on

Fornecer uma visão da História do Teatro Africano: durante o período pré-colonial (tradicionalmente), durante o apartheid e a luta (resistência) e dentro do cenário…

Read more

Curso online | Poder da Bobagem – Uma introdução à arte da palhaçaria: metodologias, ofício e sustentabilidade

Posted on

Trabalhar a sociabilidade, autoconhecimento, autoestima, atenção, relaxamento, escuta, diversão, a troca de experiências, a motivação, a reflexão e a cumplicidade de todos(as) envolvidos(as). Lançar…

Read more

Curso online | Iniciação à produção cultural e formas de captação de recursos

Posted on

Proporcionar ao estudante conhecimento básico sobre todas as etapas de produção cultural e sobre as leis de incentivo à cultura. Orientador: Gustavo Ferreira Inscrições:…

Read more

Curso online | Dramática aventura literária nas pandemias da história

Posted on

Serão enfocados alguns grandes clássicos da literatura ocidental, nos quais a praga é um lugar literário que aparece em vários aspectos: como relato de…

Read more

Curso online | Introdução aos novos caminhos para produção criativa de moda e figurino – Módulo I

Posted on

As aulas têm como objetivo promover diálogos sobre as novas necessidades e possibilidades criativas para desenvolvimento de projetos artísticos com ênfase em moda, figurino…

Read more

Seminário online | Do corpo para a tela – Da tela para o palco

Posted on

Cruzamento disciplinar entre o teatro e as artes plásticas. O vídeo como elemento performativo. Vivemos um período onde o regresso à escrita concorre seriamente com…

Read more

Curso online | Masculinidades na cena do Grupo Magiluth

Posted on

O curso discute subjetividades e masculinidades no teatro pernambucano, a partir de uma análise das peças “Viúva, porém honesta” e “Aquilo que o meu…

Read more

Curso online | Teatro Brasileiro Moderno: Encenação e dramaturgia

Posted on

O objetivo é traçar um painel do Teatro Brasileiro Moderno através da dramaturgia e das encenações que marcaram a cena a partir dos anos…

Read more

Curso online | Diálogos sobre a encenação contemporânea

Posted on

Objetivo A partir do intercambio com diretores e diretoras brasileiros e estrangeiros, os quais participarão por meio de entrevistas em vídeo que serão disponibilizadas…

Read more

Curso online | Introdução à escrita ficcional

Posted on

Objetivo O curso é direcionado para jovens que têm interesse na escrita literária. Serão abordados técnicas ficcionais e procedimentos narrativos usualmente necessários para a…

Read more

Gestão, administração e produção executiva para grupos e artistas

Posted on

Esta oficina pretende dar ferramentas de conhecimento para gestão e produção executiva nas áreas artísticas, a fim de que grupos de teatro, companhias circenses…

Read more

Desenvolvimento da consciência, do corpo e do movimento pela Eutonia

Posted on

O curso propõe experiências senso perceptivas para a tomada de consciência do corpo e das leis do movimento pela Eutonia. Esse método desenvolve o…

Read more

Corpos dançantes: inclusão dos corpos para dança em artes cênicas

Posted on

Por meio de exercícios básicos da dança contemporânea propiciar ao participantes vivências lúdicas e criativas que possibilitem a compreensão do seu corpo, seu movimento…

Read more

Dramaturgia em miniatura: pequenos textos para palcos diminutos

Posted on

Trata-se de um curso de dramaturgia voltado para a criação de mini-textos dramáticos que possam ser encenados em formato sintético, para espectador individual, e…

Read more

Práticas das artes e as novas mídias

Posted on

  Discutir formatos, conteúdo, linguagem das diferentes plataformas hoje disponíveis – TV, canais no YouTube, podcast, blogs – com noções e prática de narração…

Read more

Teatro e sociedade: cartografias de uma comunidade – CANCELADO

Posted on

O curso visa trabalhar a autonomia da comunidade através da arte, em especial com o teatro, por meio de jogos e estímulos que reforcem…

Read more

O narrativo e o dramático na cena

Posted on

A oficina irá promover aos participantes um consistente trabalho teórico-prático, focado para o estudo literário e sua transposição para a cena teatral. Na primeira…

Read more

Corpo, gênero e sexualidade no teatro – construção e desconstrução das normas

Posted on

Apresentar o debate atual sobre gênero e sexualidade no teatro e as possibilidades de criação cênica de corpos abjetos e desviantes. O primeiro encontro…

Read more

Experimento teatral: O corpo musical

Posted on

Fornecer ferramentas aos interessados na integração orgânica entre interpretação, canto e expressão corporal para a construção da cena. Durante as aulas, os participantes farão…

Read more

Cascata e acrobacia cômica

Posted on

O objetivo principal é trabalhar a dramaturgia cômica do palhaço através do corpo e não da fala. Explorar as possibilidades que um corpo extra cotidiano…

Read more

Palhaço e repertório

Posted on

O curso propõe articular uma aproximação da arte do palhaço para a criação de uma figura cômica e apresentar caminhos para construção de números. Pressupõe…

Read more

Oficina de Teatro Lambe-Lambe

Posted on

Uma introdução prático-teórica à linguagem do Teatro Lambe-Lambe. Durante a oficina, cada participante construirá seu próprio espetáculo em miniatura dentro de uma caixa a…

Read more

Upcycling para Styling e Figurino

Posted on

As aulas têm como objetivo promover olhares criativos no processo da construção do styling e figurino para projetos cênicos, experimentando formas de produção artística…

Read more

O objeto no teatro de formas animadas

Posted on

Este curso pretende dialogar sobre o objeto como protagonista dentro da arte contemporânea e sua apropriação pelo teatro de formas animadas. Apresentar ao participante…

Read more

Dramaturgia infantil para teatro, cinema, televisão, circo, dança, literatura

Posted on

Equipar os participantes com ferramentas práticas para o exercício da dramaturgia destinada ao público infantil, principalmente de ficção, mas não exclusivamente, para obras de…

Read more

Dramaturgia da Luz

Posted on

Sensibilizar o olhar sobre a alquimia da luz partindo dos conceitos da física, fisiologia e psicologia, reconhecendo o processo de percepção visual sobre a…

Read more

Palestra: “Formas não lineares para contar histórias documentais”, com Tinna Joné

Posted on

Em sua pesquisa, Tinna Joné explora métodos para a produção de documentários, apropriando estratégias da arte e design contemporâneos e utilização de termos intimamente…

Read more

Oficina de jogos teatrais e composição cênica

Posted on

A oficina propõe jogos teatrais, exercícios de improvisação, presença e foco em cena, bem como construções de partituras corporais e vocais, a fim de…

Read more

Olhares – Uma poética da crítica

Posted on

O curso pretende, a partir do compartilhamento de experiências entre ministrante e alunos, refletir sobre a atitude crítica frente à espetáculos teatrais e as…

Read more

Romantismo Trancedisciplinar

Posted on

O workshop tem seu ponto de partida nas pinturas românticas nórdicas, além de filmes que retratam o século XIX. Os orientadores investigarão junto com o…

Read more

Historia do teatro segundo Silvio D’Amico

Posted on

Curso de história do teatro segundo Silvio D’ Amico (1887-1955), o grande enciclopedista do moderno teatro italiano se realizará de maneira bastante didática e…

Read more

Cinema de ator – quando o cinema interage com o teatro

Posted on

O projeto propõe a realização de um curso intensivo que aborde as relações entre o cinema e as artes cênicas, centrado na figura do…

Read more

Dança contemporânea para corpos dançantes e não dançantes

Posted on

Propor aos participantes exercícios de criação e improvisação em dança, trazendo elementos da composição coreográfica que Marcos Abranches desenvolve em suas obras. O curso…

Read more

Introdução ao canto para musicais

Posted on

O curso tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar nos seus integrantes a percepção auditiva e espacial, a coordenação motora e a expressividade. No canto,…

Read more

Teoria e prática do texto dramatúrgico: investigações sobre a tradição da moderna dramaturgia brasileira

Posted on

A presente oficina tem como objetivo central a pesquisa da linguagem dramatúrgica, mostrando aos alunos que com ferramentas mínimas eles podem transformar-se em produtores…

Read more

Iniciação à direção de arte para as artes cênicas e visuais

Posted on

O que é a direção de arte? O que é a cenografia? Qual o papel e a abrangência da direção de arte e da…

Read more

Noções de comunicação para artistas de teatro

Posted on

O curso tem como objetivos discutir noções sobre algumas ferramentas de comunicação essenciais para a divulgação de espetáculos teatrais, como assessoria de imprensa, redes…

Read more

O espetáculo e a mídia

Posted on

A proposta do curso é discutir as mudanças recentes na relação do teatro com a mídia. Outra frente de debate é tratar sobre como…

Read more

Ator Reativo – A vivência do jogo pela ação/reação

Posted on

A partir das técnicas de Sanford Meisner e Mikhail Chekhov e da Máscara Neutra, esta oficina tem como objetivo desenvolver um ator reativo e…

Read more

Cenografia digital: Videomapping e recursos audiovisuais

Posted on

O curso aborda e explora sob pontos de vista teórico e prático as principais utilizações das tecnologias audiovisuais de videomapping e vídeo simultâneo nas…

Read more

Criando dramaturgias radicalmente autorais

Posted on

Através de referências, leituras e exercícios, focados em despertar uma voz singular, produziremos um material resistente aos variados tipos de análise. Isto é: cenas que…

Read more

Dramaturgias da Babilônia

Posted on

A partir da apresentação e experimentação de ferramentas e dispositivos de escrita dramatúrgica, que levarão em conta a relação das pessoas com a metrópole,…

Read more

Bases para Circo

Posted on

O curso irá desenvolver bases de técnicas circenses para atores, palhaços, estudantes, bailarinos e outros artistas que não tenham experiência nesta área circense. Orientador:…

Read more

Laboratório-Vivência do coletivo A Digna

Posted on

Objetivo A partir da experiência de intercâmbio de procedimentos de criação entre A Digna e o coletivo argentino Funciones Patrióticas, realizado na Argentina em…

Read more

História do teatro no ocidente – Temas centrais

Posted on

Objetivo: Apresentar, de forma objetiva e analítica, sempre com aulas expositivas, aspectos da relação entre criação teatral e História, tradição e ruptura (no campo…

Read more

Um passe de mágica (módulo 2)

Posted on

Objetivo: Aprimorar o conhecimento dos alunos que participaram do módulo 1 e dos novos alunos que já possuam conhecimento básico de técnicas e efeitos mágicos….

Read more

Dança vertical e corpo suspenso

Posted on

Objetivo O curso ensina possibilidades da dança e do movimento vertical. Nas aulas, o aluno aprenderá a superar seus próprios limites. Serão utilizadas técnicas…

Read more

Palestra sobre performance e site specific

Posted on

Objetivo Na palestra, correlaciona-se o conceitual, o corporal, o espacial e o sociopolítico como formas de fazer performance e de criar um trabalho site…

Read more

Cia Dança sem Fronteiras – Improviso e composição no contexto da diversidade (módulo I)

Posted on

Proporcionar a todos os participantes a oportunidade de vivenciar o trabalho da Cia Dança sem Fronteiras e explorar princípios da metodologia do DanceAbility, da dança-teatro…

Read more

Nelson Rodrigues: a observação do cotidiano pela crônica e pela dramaturgia

Posted on

Apresentar e analisar a crônica e os contos de Nelson Rodrigues, bem como sua obra dramática, a partir da sua matéria prima: o cotidiano do…

Read more

A dramaturgia no circo-teatro brasileiro

Posted on

Oferecer experiência prática e teórica envolvida na linguagem do circo teatro. Estudar a dramaturgia circense: Melodrama, Vaudeville e Burleta. Fazer leituras dramáticas, abertas ao público (às…

Read more

Experimento fragmentos trágicos

Posted on

Investigar o trabalho do ator na tragédia, por meio de um intenso treinamento corporal-vocal que visa ampliar a presença cênica (o treinamento parte da…

Read more

Mulheres no cinema e os simbolismos na direção de arte

Posted on

O objetivo do curso é analisar o trabalho de mulheres diretoras de arte. Fomentar a autoria artística destas profissionais que não costumam ser o…

Read more

Em busca de um teatro político

Posted on

A oficina “Em busca de um teatro político” é uma provocação na tentativa de fornecer aos participantes mais consciência da função artística e humana….

Read more

Convívio dramatúrgico: um compartilhamento de processos de escrita

Posted on

Cada participante trará um texto teatral próprio em processo de criação (pode ser uma ideia a ser desenvolvida) e a partir de reflexões teóricas,…

Read more

A produção e o profissional contemporâneo como empreendedor dentro da economia criativa – Tarde

Posted on

Capacitar os participantes na produção, gestão e elaboração de projetos, atendendo uma demanda de mercado que não tem o hábito no desenvolvimento de projetos….

Read more

Atuação, poesia e performance em “Meninos Também Amam” (imersões no processo criativo da cena homoerótica)

Posted on

Objetivo A partir dos poemas e dispositivos cênicos que compõem a criação da cena coreográfica do espetáculo, a oficina abordará as atuais questões éticas…

Read more

Oficina Cena Digital

Posted on

Tem como objetivo estimular a reflexão sobre o processo de criação em teatro utilizando recursos digitais (som, vídeo, luz, projeção, etc) como ferramenta de…

Read more

A produção e o profissional contemporâneo como empreendedor dentro da economia criativa – Manhã

Posted on

Capacitar os participantes na produção, gestão e elaboração de projetos, atendendo uma demanda de mercado que não tem o hábito no desenvolvimento de projetos….

Read more

A fotografia como linguagem cinematográfica

Posted on

O objetivo do projeto é antes de mais nada o diálogo e o fortalecimento dos estudos com relação à cinematografia em todas as áreas…

Read more

O jogo teatral como processo de criação

Posted on

Como iniciar um processo de criação no teatro? Como o jogo teatral pode contribuir para o processo criativo colaborativo? Partindo destas questões serão realizadas…

Read more

Conceito, metodologia e criação em dança aérea em cordas elásticas e estáticas

Posted on

Explorar técnicas de rapel, diversos tipos de dança, condicionamentos físicos no chão e pendurados e técnicas de segurança vertical. Desenvolver a técnica e pesquisa…

Read more

Introdução ao jogo do palhaço e comunicação em Libras

Posted on

Com base no Teatro do Gesto, jogos de improviso e introdutórios à máscara do palhaço este curso pretende ampliar o repertório criativo, estético e…

Read more

Áudio profissional voltado para o teatro

Posted on

Uma mistura criteriosa de teoria com muita prática, lastreada na experiência de profissionais que já executaram milhares de obras e investiram décadas de suas…

Read more

Em Cena: 55+

Posted on

Nesse curso serão abordados jogos de improvisação, jogos cênicos e técnicas de yoga. Também serão apresentadas noções gerais sobre temas gerontológicos e sobre técnicas…

Read more

A atuação criativa com vistas à escrita para palco e outros lugares públicos

Posted on

Abordagem prática da escrita teatral a partir dos conhecimentos práticos e experiências do ministrante. Estudos analíticos, teóricos e práticos de como um texto dramático…

Read more

Dança para todos os corpos – edição 2019

Posted on

A oficina aborda na prática os conceitos de expressão e criação artística através de exercícios de consciência e percepção corporal, improvisação e contato, construção…

Read more

Slam de poesia falada

Posted on

Formar novos slammers e proporcionar aos participantes uma experiência através do slam de poesia, ampliando o repertório poético abordando questões como empoderamento feminino, negritude,…

Read more

Dandes acrobático

Posted on

O curso tem o objetivo de levar um pouco da técnica acrobática de um dos números mais clássicos do circo tradicional. Ensinar a técnica…

Read more

O cômico como linguagem criação de números a partir das máscaras do palhaço e do bufão

Posted on

Desenvolver números cômicos a partir de repertório já existente ou de criação pessoal dos participantes, tendo como base as máscaras do palhaço e do…

Read more

Sobre a cultura da indiferença – Um espetáculo do absurdo II (oficina e montagem – 2º módulo)

Posted on

O curso tem como objetivo a continuidade da investigação teatral iniciada no primeiro módulo da oficina em 2018. Investigação que consiste na busca de…

Read more

Desenho técnico à mão e assistido por computador [Autocad básico a intermediário]

Posted on

O curso visa capacitar o aluno a desenvolver desenho instrumentado à mão e a partir do software AUTOCAD, utilizando suas ferramentas para criação, edição…

Read more

Dramaturgia da luz: Artes Cênicas

Posted on

Oferecer ao interessado elementos para que ele possa pensar a iluminação cênica como processo narrativo e não apenas técnico. Analisar o processo histórico nas…

Read more

Styling nas artes cênicas

Posted on

O objetivo das aulas é promover métodos de investigação para que os alunos possam desenvolver soluções visuais fundamentadas na pesquisa e prática das técnicas…

Read more

Silêncio e ritual no campo das artes – diálogos teatro e psicanálise

Posted on

O propósito do curso é o de examinar os silêncios nas produções do campo das artes – em particular, nas artes cênicas. Paralelamente, articular…

Read more

Fricções entre ficções – oficina prática de criação dramatúrgica

Posted on

A partir da ideia de dramaturgia como processo de composição de materialidades, na construção de fricções entre realidades e ficções, o workshop abordará prática…

Read more

Workshop de criação e produção de figurinos com materiais reciclados

Posted on

A proposta do workshop é constituir um espaço para reflexão, experimentação prática e difusão sobre os processos de criação coletiva de arte e moda…

Read more

Oficina de dramaturgia voltada à comédia

Posted on

Nos dez dias de atividades os participantes terão uma ampla e variada visão dos conceitos básicos da dramaturgia voltada a buscar o riso e…

Read more

Oficina de corpo: Cinesiologia – os caminhos do movimento

Posted on

A oficina tem por objetivo trazer percepção e auto-conhecimento para o corpo do ator através de técnicas de pilates e entendimento da cinesiologia. Metodologia:…

Read more

Direção em Jundiaí

Posted on

Apresentar, experimentar e analisar os fundamentos básicos da direção teatral e a função do diretor no processo de criação. Orientadora: Lígia Pereira

Read more

O ator produtor

Posted on

Uma oficina direcionada ao ator que se produz, pretendendo incentivar o artista a colocar em prática seus projetos. O produtor que está no mercado…

Read more

Oficina criativa aplicada ao teatro

Posted on

A partir de exercícios concretos, os participantes terão habilidades para escrever uma fábula eficiente com estrutura para formar um espetáculo teatral. Orientador: Reinaldo Montero…

Read more

Dança e corpo vertical III

Posted on

Ampliar, democratizar e investigar o acesso e o conhecimento de estudantes sobre a dança vertical. Orientador: Cristiano Cimino

Read more

Cinema da boca por quem fez a boca

Posted on

A oficina propõe iniciar os participantes no universo da produção audiovisual por meio dos procedimentos básicos de criação do roteiro, realização de um curta-metragem…

Read more

Produção cultural contemporânea, programação e curadoria II

Posted on

O curso de produção cultural contemporânea/programação e curadoria II constitui um programa de formação, cujo papel principal é de atualizar e produzir conhecimentos na…

Read more

Oficina Nós No Bambu – Dramaturgia e composição coreográfica

Posted on

Será uma oficina teórica e prática. O conteúdo prático é composto por vivências em instrumentos acrobáticos de bambu. Os praticantes conhecerão um repertório de…

Read more

O Ator: Macunaíma – Biomecânica dos Ritos

Posted on

Objetivo A oficina foca na “Biomecânica dos Ritos e Teatro Fractal”, linguagem de trabalho do grupo Confraria de Elephantes – utilizada, por exemplo, em…

Read more

Brincadeira tem hora

Posted on

Objetivo Prazer, espontaneidade, liberdade, leveza, divertimento são alguns dos elementos fundamentais no trabalho do palhaço. Usando uma variedade imensa de jogos não competitivos, simples…

Read more

Dramaturgia em Jundiaí: Pequena jornada pergunta adentro

Posted on

Objetivo Qual é a dramaturgia da sua inquietação? Neste curso para quem quer escrever para teatro, a meta é explorar e iluminar a singularidade…

Read more

Anarcodramaturgia – A Palavra-bomba e Outros Atentados

Posted on

Objetivo É um workshop para interessados em escrever para a cena. É para quem ainda pensa em personagens, conflitos e diálogos. É para quem…

Read more

Oficina biomecânica do corpo: Macunaíma

Posted on

Objetivo Nesta oficina serão demonstrados os métodos de montagem da peça “Macunaíma, Herói da Nossa Gente”. Através do método da Biomecânica, os participantes vão…

Read more

Curso Básico de Voz (em inglês)

Posted on

Objetivo Neste curso, exploraremos as questões básicas de treinamento de voz para os atores. Como podemos ter a experiência da respiração? Como podemos conectar…

Read more

A escrita criativa com vistas ao teatro

Posted on

Abordagem prática da escrita teatral a partir dos conhecimentos práticos e experiências do ministrante. Estudos analíticos, teóricos e práticos de como um texto dramático…

Read more

Um passe de mágica

Posted on

Divulgar a arte mágica e formar novos profissionais, despertar o interesse pela arte, seja como hobby ou apenas por satisfação pessoal. Apresentar a arte…

Read more

Dança em cena

Posted on

A oficina abordará o encontro de pessoas de diferentes áreas profissionais e artísticas, no intuito de trocar experiências e vivências. Serão experimentadas possibilidades dos corpos…

Read more

Diálogos sobre a encenação contemporânea

Posted on

A partir do intercâmbio com diretores e diretoras brasileiros e estrangeiros, que participarão por meio de entrevistas em vídeo, o curso visa aprofundar a…

Read more

Dança para todos os corpos IV

Posted on

A oficina abordará na prática os conceitos de expressão e criação artística através de exercícios de consciência e percepção corporal, improvisação e contato, construção…

Read more

Dança e corpo vertical II

Posted on

Ampliar, democratizar e investigar o acesso e o conhecimento de estudantes sobre a dança vertical. No decorrer do curso, serão identificados possíveis alunos artistas…

Read more

O teatro brasileiro moderno através da dramaturgia

Posted on

A oficina tem como objetivo traçar um painel do teatro brasileiro através da dramaturgia que foi criada a partir dos anos 30, e que…

Read more

Atuação II: A Comicidade Física do Ator – Jundiaí

Posted on

Este curso visa ampliar o repertório crítico e criativo do ator. Por meio do teatro do gesto, a oficina pretende provocar de modo que…

Read more

Cenografia e figurino – Jundiaí

Posted on

Introduzir o aprendiz ao universo de cenografia e figurino teatral na cena contemporânea. O conteúdo será ministrado por meio de aulas práticas e teóricas….

Read more

O desenho da fala – O trabalho do ator em dramaturgias contemporâneas

Posted on

Focada principalmente na palavra, na fala, a oficina visa instrumentalizar os participantes com técnicas para uma melhor performance da oralidade no teatro, possibilitando à…

Read more

Sonoplastia em Jundiaí

Posted on

Serão trabalhados conceitos básicos para a elaboração de uma trilha sonora, pesquisa musical e percepção sonora do entorno e de como o som é…

Read more

Game Design – Criando jogos, do tabuleiro ao digital

Posted on

O curso propõe uma vivência prática no fazer de jogos analógicos. Com foco no game design, os alunos vão aprender sobre os elementos que…

Read more

Criação e desenvolvimento de canais no Youtube

Posted on

O curso explora com profundidade o funcionamento do YouTube e suas ferramentas, ensinando os caminhos para a criação de conteúdos de alto impacto. Abrange…

Read more

Workshop de direção de número circense

Posted on

Workshop destinado à artistas de circo com número ou peças curtas de circo, já estreadas ou em fase de criação, para aprimoramento de direção…

Read more

Iniciação ao teatro para pessoas idosas

Posted on

Nesse curso serão abordados expressão corporal, técnica vocal, jogos teatrais, jogos de improvisação e técnicas de yoga. Também serão apresentadas noções gerais sobre temas…

Read more

Iluminação cênica – Jundiaí

Posted on

Sensibilizar o olhar sobre a alquimia da luz e pensá-la como uma potencializadora do espaço, multiplicando as possibilidades de criação de novos sentidos, atmosferas…

Read more

Intervenções urbanas – performance, corpo e espaço público

Posted on

O curso visa analisar e refletir acerca de diferentes ações artísticas situadas no espaço público, realizadas por meio do corpo performativo, com o intuito…

Read more

Técnicas de interpretação – Jundiaí

Posted on

Um panorama genérico do teatro com base no questionamento: “O que é interpretação?”. As bases da interpretação desde sua etimologia. As diversas técnicas de…

Read more

A cena, o ator e a filosofia

Posted on

Incitar o pensamento filosófico do ator/diretor na elaboração de sua expressão e na construção de sua obra através da análise do Belo. Investigar, por…

Read more

Pornografia, pornochanchada, Brasil – Oficina e estágio

Posted on

A oficina-estágio é parte do projeto “Pornografia, Pornochanchada, Brasil”, do grupo Tablado de Arruar, que busca olhar para a atualidade brasileira sob o signo…

Read more

Workshop práticas de criação para uma cena corporificada

Posted on

Através de práticas interculturais de abordagem do corpo, o foco deste workshop é apresentar alguns procedimentos para a “desfuncionalização” dos gestos e liberação dos…

Read more

Dança e corpo vertical

Posted on

Ampliar, democratizar e investigar o acesso e o conhecimento de estudantes sobre a dança vertical. No decorrer do curso, serão identificados possíveis alunos artistas…

Read more

Varieté Experimental

Posted on

Esta residência convoca artistas de circo com números ou peças curtas de circo, já estreadas ou em fase de criação, para formar parte de…

Read more

Dança para todos os corpos III

Posted on

A oficina abordará na prática os conceitos de expressão e criação artística através de exercícios de consciência e percepção corporal, improvisação e contato, construção…

Read more

Palestra sobre o processo dramatúrgico da Cia. Nós No Bambu

Posted on

A palestra trará o estudo de caso dos processos de composição da dramaturgia dos cinco espetáculos desta companhia circense, ricamente ilustrado com fotos e…

Read more

Laboratório de instalações cênicas e design de aparência de atores

Posted on

O curso pretende promover a pesquisa teatral, a experimentação e enriquecimento artístico. Os aprendizes terão oportunidade de criar micro-encenações, ou instalações cênicas, desde os…

Read more

Coralidades performativas

Posted on

Nessa oficina, ocorrem análise e debate sobre material fotográfico e videográfico de algumas das principais referências de intervenções performativas urbanas brasileiras e suas relações…

Read more

Workshop de trapézio – Diálogo com a gravidade

Posted on

A proposta é orientar a compreensão da técnica acrobática para fins de pesquisa e experimentação do aparelho aéreo, permitindo o desenvolvimento de uma dança…

Read more

Workshop de prática e pesquisa em circo

Posted on

A atividade propõe um cruzamento entre o fazer circense e a reflexão sobre o próprio fazer, norteado pelo eixo da criação no circo. Esta…

Read more

Produção cultural contemporânea, programação e curadoria

Posted on

Constitui em um programa de formação, cujo papel principal é de atualizar e produzir conhecimentos na área da gestão cultural. É organizado em módulos…

Read more

Dança vertical, com o Grupo Ares

Posted on

Através de cordas estáticas, elásticos, arnês (cadeirinha de rapel) e equipamentos de alpinismo, serão exploradas as técnicas de saltos, giros, quedas e percepção do…

Read more

Workshop de palhaço, com a Cia. Pelo Cano

Posted on

O curso é uma introdução à linguagem do palhaço. Ele possibilita uma vivência do palhaço por meio de jogos e brincadeiras que proporcionam ao…

Read more

Workshop de Petit Volant

Posted on

Oficina destinada a profissionais da área de circo que buscam aperfeiçoamento técnico, aumento de força específico e aumento de repertório de movimento acrobáticos, sistemas…

Read more

Entradas clownescas

Posted on

A oficina pretende apresentar a figura do clown desde seu surgimento no século XVIII no circo moderno ao século XX, passando pela proibição do…

Read more

Poéticas Urbanas – Performance e Dramaturgias Performativas

Posted on

Objetivo O curso pretende investigar a linguagem performativa, em especial no que diz respeito a intervenções urbanas. A parte teórica do curso visa apresentar…

Read more

A cultura da indiferença – Um espetáculo do Absurdo (oficina e montagem)

Posted on

O curso tem como objetivo a investigação de novas linguagens teatrais. A partir de dispositivos cênicos experimentais, com exercício baseado na observação, escuta cênica…

Read more

Ikebana e a arte da direção teatral

Posted on

Estimular a prática da arte de dirigir, traduzindo princípios de ikebana para o seu trabalho. Ikebana é a arte japonesa de arranjo de flores…

Read more

Drag Queen Curso – Sendo poderosa

Posted on

A oficina aborda a cultura drag queen em exercícios práticos, oferecendo caminhos para a construção da personagem, com técnicas de maquiagem, dublagem e dança….

Read more

Introdução ao jogo da máscara

Posted on

Proporcionar um estudo de máscaras teatrais como meio de ampliar o repertório gestual , crítico e criativo do ator. Uma proposta que pretende ainda…

Read more

Criação de número de palhaços

Posted on

Trabalhar os números propostos pelos participantes procurando, a partir da experiência e do interesse do artista proponente, suas possibilidades de aperfeiçoamento. Orientadores: Bete Dorgam…

Read more

A cor na luz

Posted on

O curso propõe a experimentação da cor, num espaço destinado ao estúdio e investigação. As aulas abordam a importância da cor como símbolo e…

Read more

Dramaturgia da luz

Posted on

O curso busca sensibilizar nos alunos o olhar sobre a alquimia da luz partindo dos conceitos da física , fisiologia e psicologia. Capacitar os…

Read more

Mesa de som digital e software ableton live

Posted on

O curso, através de teoria e prática, aborda técnicas de manuseio da mesa de som e da utilização do software Ableton Live no desenvolvimento…

Read more

Restauro e execução de maquetes de cenografias teatrais

Posted on

O curso visa possibilitar aos interessados um contato mais próximo com o universo de maquetes para cenografias teatrais, seja pelo aprendizado de sua execução,…

Read more

Dramaturgia e Dramaturgismo

Posted on

O curso, teórico e pratico, baseia-se nos conhecimentos práticos e experiências do ministrante; tratará de diferenças entre dramaturgia convencional, de escritura literária ou de…

Read more

Territórios da luz: combinando iluminação cênica e arquitetônica para exposições

Posted on

O curso estimula uma reflexão sobre as potencialidades da iluminação na construção dos espaços expositivos. Nas aulas, são utilizados instrumentais prático e teórico para…

Read more

Sound design: dramaturgia do som

Posted on

O curso propõe uma imersão intensiva no âmbito plural das artes acústicas contemporâneas, por abordagens teóricas e práticas. Visa a uma vivência sensível das…

Read more

Gestão e responsabilidade cultural

Posted on

O curso abrangerá a gestão cultural pela perspectiva do desenvolvimento humano, refletindo com os participantes sobre conceitos de cultura nos aspectos antropológico, com direito…

Read more

Dramaturgismo e dramaturgia no Teatro da Vertigem

Posted on

A partir dos estudos sobre processos colaborativos de criação do Teatro da Vertigem, o curso visa proporcionar uma aproximação às práticas do dramaturgista. Para…

Read more

Autocad 2D – Básico e intermediário

Posted on

O curso visa capacitar o aprendiz a desenvolver desenhos e projetos a partir do software Autocad, utilizando suas ferramentas para criação, edição e visualização…

Read more

Workshop: Criação artística e espaço público

Posted on

Esta oficina propõe uma breve abordagem às práticas artísticas direcionadas para o espaço público: Proporcionar o acesso e a análise crítica de projetos de criação…

Read more

Dança para todos os corpos II

Posted on

Tem como proposta trabalhar com práticas corporais de consciência corporal; exploração do movimento; respiração e concentração; considerando o público a que se dirige. O…

Read more

Composição em transe: A canção como ato performativo

Posted on

O curso tem o objetivo de provocar e sensibilizar os participantes para a criação de canções, através de procedimentos cênicos e a performatização das…

Read more

Primeiros passos invisíveis

Posted on

Através de aulas teóricas e práticas, capacitar artistas iniciantes, fornecendo novas ferramentas a artistas iniciados na arte mágica, aprimorando capacidades de comunicação e presença…

Read more

Dinâmica de palco

Posted on

Criado em parceria com a Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, o curso aborda o trabalho na produção de eventos, no que diz respeito…

Read more

Iniciação à produção artística

Posted on

Criado em parceria com a Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, o curso é voltado às atividades práticas de como pensar e executar um…

Read more

Dança e Corpo Negro na Contemporaneidade

Posted on

Orientador: Anderson Anastácio Objetivo A oficina parte da premissa das indagações a respeito do corpo negro na sociedade atual e a carga negativa histórica…

Read more