EN | ES

Em Cartaz

Além de funcionar como um espaço de formação nas artes do palco, a unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco também recebe espetáculos e residências artísticas.

Acesse o espaço da SP Escola de Teatro no Sympla para ver os eventos com ingressos disponíveis no momento.

ANTES DE MIM NO FUNDO

O espetáculo explora a conexão entre gerações de mulheres de uma família, entrelaçando suas histórias e segredos. Uma mulher, após um afogamento misterioso, entra em coma, e nesse estado de delírio e sonho recebe visitas imaginárias de sua irmã e de suas ancestrais, travando diálogos com as mulheres da sua vida, enquanto luta para sobreviver e voltar à realidade.

TRABALHADORES

Durante a pandemia, o ônibus não parou e seguiu seu itinerário. Em suas lotações, cada vez mais ausências. O luto não-vivido divide espaço com a indignação. O espetáculo ocorre dentro de um ônibus, num tempo suspenso, um manifesto operístico-multimídia sobre morte, vida e movimento.

A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE

Neste novo trabalho, os artistas investigam como personagens marcados por traumas e preconceitos são afetados pela natureza. Em um ambiente sob pressão e temperatura elevadas — alterado por forças externas, naturais e violentas, desencadeadas por uma explosão solar — o fenômeno provoca reações de transmutação. Os personagens, purgando sentimentos e segredos, buscam uma nova harmonia, dançando rumo ao desconhecido.

AMORTALHADO

O espetáculo Amortalhado é resultado de uma pesquisa-criação realizada por Edson Elias como bolsista da iniciação científica na UFPA, no curso técnico em teatro, dentro do projeto de pesquisa Curupirações Cênicas, coordenado pela Dra. Andréa Flores. Neste trabalho cênicos, o palhaço Tchulinho Mucuri conta causos que o artista Edson ouviu de seus pais ao longo da vida. Essas histórias são carregadas da cultura tradicional de onde o ator tem origem, sendo filho de pais ribeirinhos. Além disso, o espetáculo é pensando a partir de procedimentos de terreiro, especialmente do terreiro no qual o criador do espetáculo é pai de santo.

DEDO PODRE

Uma palestra performance com elementos irônicos e ambíguos, que por vezes se aproxima de uma terapia em grupo, a performer irá conduzir o público para uma reflexão sobre escolhas, buscando traduzir o termo popular “Dedo Podre” atribuído a pessoas que não fazem boas escolhas. Muito usado para adjetivar mulheres que escolhem mal seus companheiros afetivos. A performance ascende questões contemporâneas a partir do uso do dedo como motor de transformações, como no uso de aplicativos de relacionamento, transações bancárias, urnas eletrônicas, muitas outras funções, onde o dedo é o meio para escolhas. Os processos de descartabilidade humana e as mazelas de tentar “escolher” quando a máxima é o descarte. Até onde vai nosso poder de escolha?