Técnicas de Palco
Capacita estudantes interessados na profissionalização do técnico de palco
O curso capacita estudantes interessados na profissionalização do técnico de palco, aquele profissional que trabalha nos bastidores do teatro, auxiliando na construção e funcionamento do espetáculo. Em um mercado de trabalho atualmente tão carente desse profissional, o técnico de palco pode ser o cenotécnico, o diretor de cena, o contrarregra, o aderecista ou o maquinista de espetáculos. A formação consiste em aulas teóricas e práticas, em ateliês e oficinas. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.
O que é o curso de Técnicas de Palco?
O curso forma técnicos em teatro na área de construção e montagem de cenários para teatro, cinema, TV, shows e exposições. As aulas dão às/aos estudantes conhecimentos para se tornarem cenotécnicos, maquinistas, diretores de palco e aderecistas, entre outras atividades. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo que durante o terceiro e o quarto módulo o estudante deverá também cumprir estágio obrigatório de 480h, fora dos horários de aula.
O que vou aprender em cada um dos quatro módulos/semestres?
A/O estudante passará por temas como narratividade, personagem e conflito e performatividade durante os quatro módulos. Também, aprenderão os processos construtivos para cenários, com o uso de madeira, ferro e tecidos, e terão aulas práticas de marcenaria, serralheria, pintura e adereços, além de adquirir noções de costura cenográfica. Todas as atividades serão feitas em constante aprendizado com as outras áreas do teatro: atuação, cenografia e figurino, dramaturgia, direção, humor, iluminação e sonoplastia.
Como serão as minhas atividades teóricas e práticas?
As atividades acontecem em sala de aula com exposições teóricas sobre maquinaria teatral, projeto, desenho e tecnologia dos materiais, noções de estética, maquetes, conhecimentos da automação para a mecânica cênica, estudos da evolução do espaço cênico através dos tempos e caixa cênica. Já as aulas práticas acontecem nos ateliês de marcenaria e pintura, com trabalhos de construção e experimentos de montagem e práticas como confecção de adereços e maquetes, serralheria, costura para cortinas, telões e rotundas. Também acontecem visitas técnicas a teatros para aprender mais sobre caixas cênicas e tipologias teatrais. Essas aulas são ministradas por grandes profissionais da área, formando artistas aptos a ingressar no mercado de trabalho.
Após me formar, como poderei atuar no mercado de trabalho?
Terminado o curso, as/os estudantes estarão aptas/os a realizar estágios e complementar seu aprendizado em locais como teatros, oficinas e ateliês, trabalhando com produção e cenografia. Depois disso, poderão tirar o DRT, o registro profissional do MEC, e poderão atuar como cenotécnicos (aquele que coordena a construção de uma cenografia), maquinistas (colabora na construção da cenografia e a opera depois de montada), diretores de cena (aquele que coordena a equipe de bastidor na produção), aderecistas (produz os adereços da cena), entre outras atribuições. É um mercado de trabalho muito carente desses profissionais e que busca constantemente pessoas preparadas e talentosas. 80% dos estudantes de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro saem do curso já empregados.













