Mironga Sonora
Pensando em vocês, artistas que, além da operação e construção técnica de uma trilha, manipulam e avivam de forma criativa os sons e sua dramaturgia na cena — e que se formaram na SP Escola de Teatro no curso de Sonoplastia ao longo destes quinze anos de existência —, criamos um espaço de memória do curso: a Mironga Sonora.
“Mironga” é uma palavra carregada de significado e história, que evoca mistério, segredo e até mesmo algo milagroso. Sua origem remonta ao quimbundo, uma das línguas banto que compõem o nosso “pretuguês” — conceito importante de Lélia Gonzalez que nos ajuda a refletir sobre a formação da nossa identidade negro-diaspórica. É essa palavra, com toda a sua magia e feitiço sonoro, que inspira e dá vida às construções cênicas, trazendo profundidade e um senso de ancestralidade ao palco.
O desejo é que este seja um espaço de troca e mapeamento de profissionais, inaugurando algo insólito: uma página dedicada a artistas sonoros, sonoplastas e profissionais do áudio com formação específica ou experiência relevante em teatro. O objetivo é viabilizar novas possibilidades de trabalho, superando a dependência das indicações informais e do “boca a boca” típicos (e também importantes) do meio.
Nossa “mironga” está subdividida inicialmente em três direções: “Constelação”, “Trama Sonora” e “Embornal”.
No primeiro ato, “CONSTELAÇÃO”: funciona como um diretório, destacando o perfil profissional de cada egressa (e/o) formada ou que atua na área profissionalmente nas suas diversas vertentes, incluindo foto, link de suas redes sociais, contato, espaço para minibiografia e habilidades específicas.
Em “TRAMAS SONORAS”, nosso segundo ato, explora uma biblioteca digital que reúne trilhas exclusivas para “Experimentos”, compostas por atuais estudantes e egressas(e/o). Além dos podcasts, frutos da colaboração dinâmica entre os cursos de Atuação, Dramaturgia e Sonoplastia.
No ato final, nosso “EMBORNAL”, onde apresentamos um acervo de recursos, com indicações bibliográficas, sugestões de filmografia e acesso direto a bancos sonoros gratuitos e sites de pesquisa especializados.
Tudo isso, em constante construção conjunta.
Tâmara David
Coordenação do curso de Sonoplastia
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Constelação
Profissionais formados em Sonoplastia pela SP Escola de Teatro desde 2010
Deivison Nunes
Mateus Capelo
Gino Batidão (Willian Carvalho)
Fino Dflow (Rafael de Melo Sampaio)
Davi Roque
Digão (Rodrigo Caetano Bertolino Rosa)
Dj ErryG (Rogério Dias)
Lea Arafah
Guilhermix (Guilherme Souza Gonçalves)
Camila Borges
Alex Akxenakis
Samuel Gambini
YAZ (Yasmin Lloyde Gonçalves)
Léo Saldanha
Murilo Taques
Danuza Novaes
Rodrigo Florentino
Bruno Boaro
Theo Yepez
Brenda Umbelino
Ambient SP (Henrique Selmo)
Tramas Sonoras
A nossa biblioteca sonora digital. Trilhas produzidas pelos estudantes e outros sons feitos por egressas, egressos e estudantes desde 2010
Embornal
Nosso espaço para indicações de livros, artigos, filmes, bancos sonoros gratuitos e outras trocas de referências, materiais e ideias.
Livros
- “A Afinação do Mundo”, de R. Murray Schafer
- “A dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual”, de Angel Rodriguez
- “Crítica da Razão Tupiniquim”, de Roberto Gomes
- “Como funciona a música”, de David Byrne
- “Manual Prático de Acústica”, de Sólon do Valle – Um guia completo sobre a ciência do som, suas propriedades e a acústica de ambientes. É uma base sólida para entender como o som se comporta no espaço teatral e como controlá-lo
- “Microfones”, de Sólon do Valle – Aborda a construção e a utilização de microfones, servindo como uma introdução ao universo da captação de áudio
- “Música de Cena: dramaturgia sonora”, de Lívio Tragtenberg – Aborda a relação orgânica e vital entre a cena e a música, desde a Antiguidade até a ênfase na música como um componente fundamental da linguagem cênica moderna, incluindo o teatro de texto e formas mistas
- “Sejamos Todos Feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie
- “O Mestre Ignorante: Cinco Lições Sobre a Emancipação Intelectual”, de Jacques Rancière
- “O Sentido do Filme”, de Sergei Eisenstein
- “O Solfejo do Objecto Sonoro”, de Pierre Schaeffer
- “O Som e o Sentido”, de José Miguel Wisnik
- “Sinta o Drama”, de Iná Camargo Costa
- “Sound and Music for the Theatre: The Art & Technique of Design”, de Deena Kaye e James LeBrecht – Um guia abrangente que cobre todas as fases da produção de som para teatro, desde o conceito inicial até a implementação
- “The Routledge Handbook of Sound Design”, editado por Michael Filimowicz – Oferece uma visão ampla sobre o design de som em diversos contextos, incluindo o teatro, com capítulos escritos por diversos especialistas
- “Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro”, de Roberto Moura
- “Vaga Carne”, Grace Passô
Sons
A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares
Discografia de Elis Regina
Brian Eno, Pink Floyd, Lee Perry, King Tubby, Rock Progressivo, Dub Jamaicano, Lofi e Hip-hop, Rock, Música Ambiente, Música Experimental, Psicodelia brasileira e internacional
Filmes, séries e vídeos
Bacurau (2019)
Bling Ring (2013)
Clipes do Michel Gondry
Documentário “Cavalo de Santo”, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez
Documentário “Baraka” (1992), de Ron Fricke
Documentário “Samsara” (2011), de Ron Fricke
Filmes da Filmes de Marte
Freedom Writers (2007)
“Salomé”, de André Antônio
Série Dear White People (2017), Netflix
Série The Get Down (2016), Netflix
“Stalker”, de Andrei Tarkovsky
O Auto da Compadecida (2000)
Vídeo “Peter Greenaway’s Four American Composers – Robert Ashley”
Referências
- O encenador Romeo Castelucci
