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Mironga Sonora

Pensando em vocês, artistas que, além da operação e construção técnica de uma trilha, manipulam e avivam de forma criativa os sons e sua dramaturgia na cena — e que se formaram na SP Escola de Teatro no curso de Sonoplastia ao longo destes quinze anos de existência —, criamos um espaço de memória do curso: a Mironga Sonora.

“Mironga” é uma palavra carregada de significado e história, que evoca mistério, segredo e até mesmo algo milagroso. Sua origem remonta ao quimbundo, uma das línguas banto que compõem o nosso “pretuguês” — conceito importante de Lélia Gonzalez que nos ajuda a refletir sobre a formação da nossa identidade negro-diaspórica. É essa palavra, com toda a sua magia e feitiço sonoro, que inspira e dá vida às construções cênicas, trazendo profundidade e um senso de ancestralidade ao palco.

O desejo é que este seja um espaço de troca e mapeamento de profissionais, inaugurando algo insólito: uma página dedicada a artistas sonoros, sonoplastas e profissionais do áudio com formação específica ou experiência relevante em teatro. O objetivo é viabilizar novas possibilidades de trabalho, superando a dependência das indicações informais e do “boca a boca” típicos (e também importantes) do meio.

Nossa “mironga” está subdividida inicialmente em três direções: “Constelação”, “Trama Sonora” e “Embornal”.

No primeiro ato, “CONSTELAÇÃO”: funciona como um diretório, destacando o perfil profissional de cada egressa (e/o) formada ou que atua na área profissionalmente nas suas diversas vertentes, incluindo foto, link de suas redes sociais, contato, espaço para minibiografia e habilidades específicas.

Em “TRAMAS SONORAS”, nosso segundo ato, explora uma biblioteca digital que reúne trilhas exclusivas para “Experimentos”, compostas por atuais estudantes e egressas(e/o). Além dos podcasts, frutos da colaboração dinâmica entre os cursos de Atuação, Dramaturgia e Sonoplastia.

No ato final, nosso “EMBORNAL”, onde apresentamos um acervo de recursos, com indicações bibliográficas, sugestões de filmografia e acesso direto a bancos sonoros gratuitos e sites de pesquisa especializados.

Tudo isso, em constante construção conjunta.

Tâmara David
Coordenação do curso de Sonoplastia

Você gostaria de fazer parte dessa história/espaço de memória?

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Constelação

Profissionais formados em Sonoplastia pela SP Escola de Teatro desde 2010

Tramas Sonoras

A nossa biblioteca sonora digital. Trilhas produzidas pelos estudantes e outros sons feitos por egressas, egressos e estudantes desde 2010

Davi Roque no Spotify (formado em 2022)

Literatura em Rap

– Sons de Amarilis Vitale
(2019) 12345
(2020) 12345678
(2021) 123

– Sons de Guilhermix
Gondwana Tropical
Tornado

– Leo Saldanha
Saruego

Podcast Desvio para o Vermelho

Embornal

Nosso espaço para indicações de livros, artigos, filmes, bancos sonoros gratuitos e outras trocas de referências, materiais e ideias.

Livros

  • “A Afinação do Mundo”, de R. Murray Schafer
  • “A dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual”, de Angel Rodriguez
  • “Crítica da Razão Tupiniquim”, de Roberto Gomes
  • “Como funciona a música”, de David Byrne
  • “Manual Prático de Acústica”, de Sólon do Valle – Um guia completo sobre a ciência do som, suas propriedades e a acústica de ambientes. É uma base sólida para entender como o som se comporta no espaço teatral e como controlá-lo
  • “Microfones”, de Sólon do Valle – Aborda a construção e a utilização de microfones, servindo como uma introdução ao universo da captação de áudio
  • “Música de Cena: dramaturgia sonora”, de Lívio Tragtenberg – Aborda a relação orgânica e vital entre a cena e a música, desde a Antiguidade até a ênfase na música como um componente fundamental da linguagem cênica moderna, incluindo o teatro de texto e formas mistas
  • “Sejamos Todos Feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie
  • “O Mestre Ignorante: Cinco Lições Sobre a Emancipação Intelectual”, de Jacques Rancière
  • “O Sentido do Filme”, de Sergei Eisenstein
  • “O Solfejo do Objecto Sonoro”, de Pierre Schaeffer
  • “O Som e o Sentido”, de José Miguel Wisnik
  • “Sinta o Drama”, de Iná Camargo Costa
  • “Sound and Music for the Theatre: The Art & Technique of Design”, de Deena Kaye e James LeBrecht – Um guia abrangente que cobre todas as fases da produção de som para teatro, desde o conceito inicial até a implementação
  • “The Routledge Handbook of Sound Design”, editado por Michael Filimowicz – Oferece uma visão ampla sobre o design de som em diversos contextos, incluindo o teatro, com capítulos escritos por diversos especialistas
  • “Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro”, de Roberto Moura
  • “Vaga Carne”, Grace Passô

Sons

  • A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares

  • Discografia de Elis Regina

  • Wilson Sukorski – Paisagens Sonoras Subaquáticas

  • Brian Eno, Pink Floyd, Lee Perry, King Tubby, Rock Progressivo, Dub Jamaicano, Lofi e Hip-hop, Rock, Música Ambiente, Música Experimental, Psicodelia brasileira e internacional

Filmes, séries e vídeos

Referências

  • O encenador Romeo Castelucci

     

Sonoplastia

Tâmara David

Coordenadora

Gylez Batista

Artista Docente Convidade

Edézio Aragão

Artista Docente Convidado