EN | ES

Com ELA e Gagarin Way, residências de junho entram em reta final de temporada na SP

Publicado em: 22/06/2023 |

Com uma constelação de artistas, o mês de junho recebeu os espetáculos ELA com direção de Dionísio Neto e interpretação de Jeyne Stakflett, e Gagarin Way com direção de Marco Antônio Rodrigues e com Fernando Nitsch, Flavio Tolezani, Laerte Mello e Rafael Losso no elenco.

ELA estreou no dia 2 de junho, ficando em cartaz às sextas e sábados, com o monólogo dramático “ELA”, criação de Dionisio Neto e com interpretação de Jeyne Stakflett. A residência artística, que fica em cartaz até 1 de julho, é promovida pela área de Projetos Especiais.

Imagem colorida de uma atriz na peça ELA, de 2023, com apresentações na SP Escola de Teatro.

Peça ELA, de 2023, com apresentações na SP Escola de Teatro. | Foto: Divulgação

Voltando de um show, ,a multiartista Ela (Jeyne Stakflett) espera sua mulher Marie em seu quarto de hotel. Costurada por delírios surrealistas, como se fosse um pesadelo, ela tenta desesperadamente comunicar-se com Ela, que mantém-se calada no pouco tempo em que fica ali. Ela, em sua solidão, destruída emocional e fisicamente, toma uma decisão que mudará seu destino para sempre.

A obra autoral de Dionisio Neto é inspirada no imaginário de Jean Cocteau. Com elementos surrealistas na encenação, o espetáculo transita pelos tons de sentimentos e emoções desta personagem em um relacionamento sufocante. A trama relata o fim de um relacionamento tóxico, de resiliência, libertação e superação.

Sobre Dioniso Neto
Ator, autor, diretor e produtor, tem no currículo produções audiovisuais como Carandiru, Travessia, A dona do Pedaço, Morde e Assopra e O rei da TV. Em seu décimo oitavo texto para teatro, ele se inspirou no imaginário do artista multimídia francês Jean Cocteau.

Já Gagarin Way (mind the gap)”, do dramaturgo escocês Gregory Burke (1968) estreou no dia 9 de julho com sessões às sextas, sábados e domingo, com apresentações gratuitas.

Imagem colorida de três homens, atores da peça Gagarin Way

Espetáculo “GAGARIN WAY (mid the gap)”, com apresentação em 2023 na SP Escola de Teatro: texto do escocês Gregory Burke. | Foto: Divulgação/Comunicação SP Escola de Teatro

A montagem reflete causas políticas com um humor ácido explorando as desigualdades sociais. E o quarteto com Fernando Nitsch, Flavio Tolezani, Laerte Mello e Rafael Losso, dão vida a Gary, um operário deprimido e cansado, pai de três filhos e preso em um casamento fracassado. Com ideais socialistas é provado a se manifestar de forma incisiva ao realizar um sequestro de um executivo do alto escalão como forma de protesto. Eddie, seu amigo e companheiro no sequestro, um niilista prestes a explodir. A outra personagem na trama é Tom, um jovem esperançoso, recém-formado em Sociologia e Política, que acredita na possibilidade de conciliar o capitalismo e o socialismo, enquanto trabalha como segurança em uma fábrica de computadores que é o cativeiro onde toda ação acontece.

O espetáculo fica em cartaz até 25 de junho, na Sede Roosevelt da Escola. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na página da SP Escola de Teatro no Sympla.

Serviços
ELA
Gênero: monólogo dramático
Onde: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt / Praça Franklin Roosevelt, 210
Quando: 2/6 a 1/7 – sextas-feiras, às 20h, e sábados, às 18h e 21h
Quanto: R$20 (inteira) R$10 (meia) – Ingressos apenas online na Sympla da SP Escola de Teatro

“GAGARIN WAY (mind the gap)”, de Gregory Burke
Estreia 09/06 (sexta-feira), às 21h
Temporada de 09/06 a 25/06
Sexta a domingo / Sextas às 21h; Sábados às 18h e às 21h; Domingo às 18h
Local: Sala Vange Leonel – 4° andar da SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo, SP
ENTRADA GRATUITA – Ingressos via Sympla e uma hora antes na entrada da SP

Miguel Arcanjo Prado


Miguel Arcanjo Prado é jornalista, mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela USP e bacharel em Comunicação Social pela UFMG. Eleito pelo Prêmio Comunique-se um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil. É crítico da APCA, da qual foi vice-presidente, e passou pelos principais veículos, como Globo, Record, Folha, Abril e Band. Desde 2012 faz o Blog do Arcanjo. Em 2019 criou o Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de SP. É Coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.