Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Vambora!

Publicado em: 02/08/2022

Com encenações de temáticas pouco recorrentes no teatro para crianças e jovens, a premiada Cia La Leche apresentou o espetáculo Vambora! no Teatro Cacilda Becker, local onde realizamos o ensaio fotográfico pra lá de divertido da obra, que tem a direção de Cris Lozano e dramaturgia de Alessandro Hernandez, que também está em cena ao lado da atriz Ana Paula Lopez, propondo um chamado para as questões ambientais que assolam o planeta.

A dramaturgia do espetáculo, que serviu como base para o roteiro de criação da trilogia audiovisual Paisagens Antes do Fim, ganhou o Prêmio APCA de melhor direção para Cris Lozano. Esses vídeos foram veiculados em 2020 e exibiam cenas que foram recriadas e transpostas para o palco.

Vambora! está dividido em três paisagens com personagens icônicos que revelam a problemática ambiental, em contraponto a pequenos lampejos de utopia, novas possibilidades de territórios para continuarem a viver.

Na primeira paisagem, um casal de espantalhos presos a uma terra seca e devastada buscam, em seus sonhos, a construção de um novo mundo. Na segunda paisagem, um casal de velhinhos que vive dentro de uma baleia jubarte luta para preservar suas memórias. Já na terceira paisagem, um casal de pinguins que se perde de seu bando busca o oceano para perpetuar sua espécie.

“A dramaturgia aponta as possibilidades de criar novos mundos através da imaginação com personagens que revelam a proximidade da tragédia que se aproxima com o fim do planeta”, comentam Cris Lozano e Alessandro Hernandez, reforçando que a obra foi concebida para expor a urgência desse tema para crianças, adolescentes e pessoas de qualquer idade. O que buscamos é trazer para o presente a tragédia anunciada que se aponta há algumas décadas sobre a extinção de todas as espécies viventes.

A fotografia, com sua comunicação universal e imediata, pode também revelar a problemática ambiental.  Sigamos atentos.

 

Bob Sousa é fotógrafo, pesquisador e mestre em artes pela Unesp. É crítico de artes visuais/APCA e Prêmio Arcanjo de Cultura

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Cris Lozano

Dramaturgia: Alessandro Hernandez

Elenco: Ana Paula Lopez e Alessandro Hernandez

Iluminação: Grissel Piguillem

Figurinos: Chis Aizner

Cenários e Adereços: Julio Dojcsar

Trilha Sonora: Morris

Preparação Corporal: Ciro Godoy

Operador de som e técnico de palco: Wilson Saraiva, Mauricio Matheus, Lucas Luciano e Fellipe Oliveira

Operador de luz: GIVVA e Grissel Piguillem

Costureira: Judite de Lima

Material gráfico e Ilustrações: Bruno José

Fotos: Cacá Diniz e Fellipe Oliveira

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Marcia Marques

Gestora de Mídias Sociais: Jessica Lauriano

Produção: Cia La Leche

Vozes em off: crianças e adolescentes dos CEUs Navegantes e Inácio Monteiro e da ETEC Paulistano, participantes das oficinas teatrais conduzidas pela Cia La Leche, realizadas no segundo semestre de 2021