Especial MIRADA | Tebas

Publicado em: 16/09/2022 |

“Não existe testemunha mais terrível – acusador mais poderoso –
do que a consciência que habita em nós”
Sófocles

O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas está de volta e reúne artistas e público presencialmente entre 9 e 18 de setembro de 2022, sua sexta edição em 12 anos. Com 36 obras de 13 países, apresenta 10 peças brasileiras, além de parcerias com Argentina, Bolivia, Espanha e Venezuela.

Em Tebas, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, entrelaçam-se as peças da Trilogia Tebana escrita pelo grego Sófocles há mais de 25 séculos: “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona”. Nelas, são discutidos temas atemporais e candentes da vida contemporânea, como patriarcado, tirania, democracia, território, exílio, destino e livre-arbítrio. Na juventude ou na velhice, nesta cego, Édipo transita os três tempos vivenciando dilemas, mistérios, dores, perdas e angústias que atormentam Tebas e sua gente, bem como revê suas escolhas. Ao fim e ao cabo, os cidadãos comuns, geração seguida de geração, são sempre sujeitos aos governantes e aos seus sistemas de governo.

O tempo de exílio em terras distantes transcorre em “Édipo em Colono” (401 a.C.). Após ser expulso pelos filhos, acompanhado de sua caçula, Antígona, o velho e ora cego peregrina em busca do derradeiro pouso. Até chegarem à cidade de Colono, nos arredores de Atenas, onde são acolhidos pelo rei Teseu.

Já em “Antígona” (441 a.C.), Tebas encontra-se destruída. Após a guerra pelo trono, os irmãos Polinices e Etéocles matam um ao outro, cumprindo a praga lançada pelo pai deles, Édipo. Creonte, o tio, assume a coroa e determina que o primeiro fique insepulto enquanto o segundo seja enterrado com honras. A sobrinha, a do título, o desobedece, é condenada a ser enterrada viva numa caverna, mas enforca-se antes. “Nasci para compartilhar amor, não ódio”, afirma.

Assim, os três tempos vão se entrelaçando, sem uma relação necessária de causa e efeito. E o coro, interpretado por um único ator, perpassa os tempos assim como Édipo. Ao fim e ao cabo, sabe-se que são os cidadãos comuns que atravessam as épocas e seus imaginários, geração seguida de geração, sempre sujeitos aos governantes e aos seus sistemas de governo.

No palco do Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, realizamos esse ensaio fotográfico exclusivo.

Bob Sousa é fotógrafo, pesquisador e mestre em artes pela Unesp. É crítico de artes visuais/APCA e Prêmio Arcanjo de Cultura

Dramaturgia cênica e direção Marcelo Lazzaratto
Assistência de direção e preparação corporal Dirceu de Carvalho
Atores da Cia. Carolina Fabri, Marcelo Lazzaratto, Pedro Haddad, Rodrigo Spina, Tathiana Botth e Thaís Rossi