A Re-Construção do Espaço Através da Luz

Publicado em: 29/04/2013 |

FELIPE DEL

A Re-Construção do Espaço Através da Luz” é o tema do novo artigo que entra para os Cadernos de Luz, espaço virtual destinado a pesquisas, artigos e pensamentos sobre a iluminação, localizado no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A autora do trabalho é Fernanda Carvalho, que compartilha com os internautas seu artigo escrito a partir da dissertação apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) para obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo, realizada sob orientação do Prof. Dr. Silvio Melcer Dworecki.

“O ponto de partida para esta pesquisa surgiu da necessidade de buscar modos de explorar o conhecimento que se tem sobre a presença da luz no espaço que complementem o universo do design, de abordar a luz como elemento de construção da tridimensionalidade e de entender melhor sua relação com o observador. Este artigo consiste em um breve resumo da dissertação, procurando despertar o interesse do leitor para novas leituras acerca das potencialidades espaciais da luz”, explica a pesquisadora.

Para aprofundar a leitura do tema, Flávia escolheu investigar a obra do artista americano Dan Flavin, que tem como principal elemento a utilização de lâmpadas fluorescentes.

Para ler outros artigos do “Cadernos de Luz”, clique aqui.

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.