Radioarte

Publicado em: 10/06/2019 |

Mauri Paroni é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Depois, residiu em Milão, na Itália, por 15 anos, sendo formado pela Scuola D’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje conhecida apenas como Paolo Grassi. Foi professor residente da instituição entre 1985 e 1999. Dirigiu mais de 30 espetáculos na Itália, no Reino Unido e no Brasil. Foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo. É coordenador da Biblioteca da SP Escola de Teatro e autor de “Aqui Ninguém É Inocente”, livro sobre os métodos de dramaturgia que empregou em sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita.

O programa “Radioarte” trata-se de um projeto radioteatral realizado na Escola, dentro do Programa Kairós, como atividade de contrapartida pela bolsa-oportunidade. Os podcasts são produzidos no estúdio da Escola. Mauri Paroni assina a direção, a trilha e a dramaturgia geral.

Radioarte | Bastidores inesperados no Scala de Milão II

Leia outros textos da coluna:

>> Bastidores inesperados no Scala de Milão
Programa apresenta uma interação cultural singular ocorrida nos anos 1980 e testemunhada por Mauri Paroni.

>> Medo de Elevador II
Programa conta como alguns protofascistas e funcionários consulares estalinistas foram libertados do elevador enguiçado ao som de uma violinista angustiada, no centro de São Paulo.

>> Perdidos no Espaço II
Programa debate a percepção do tempo na comunicação humana.

>> Medo de Elevador I
Série apresenta pequenos episódios de surrealismo.

>> Perdidos no Espaço I
Episódio resgata “Lost in Space”, série de televisão da década de 1960, para tratar da percepção do tempo na comunicação humana.

>> Braulia, Bernarda, Marta e o Gorila V
Programa traz um drama de suspense, circo, maus-tratos e ironia, e apresenta um grande elenco de vozes convidadas.

>> Braulia, Bernarda, Marta e o Gorila IV
O quarto de cinco emocionantes capítulos dessa história de totalitarismo com muito suspense e final feliz.

>> Braulia, Bernarda, Marta e o Gorila III
Terceiro episódio do drama de suspense dirigido e escrito por Mauri Paroni.

>> Braulia, Bernarda, Marta e o Gorila II
Segundo episódio da série que conta com a participação de um grande elenco.

>> Braulia, Bernarda, Marta e o Gorila I
Episódio inicial da série que conta com colaboração técnica de Renato Navarro e locução inicial de Sylvia Soares.

>> Engenho da Loucura IV
Último episódio da série que se passa em um hospício.

>> Engenho da Loucura III
Terceira parte desta historia onde uma entrevista jornalística enseja uma revolta de loucos.

>> Engenho da Loucura II
Sequência do programa que foi adaptado do gênero de horror Grand Guignol, a partir de Edgar Alan Poe.

>> Engenho da Loucura I
Primeira parte de uma trama de suspense e tragicomédia.

>> Grand Guignol III
Na terceira edição da série, o radiodrama dá sequência ao programa “A guilhotina – uma entrega de horror”, que foi adaptado do gênero Grand Guignol.

>> Grand Guignol II
Nesta série, a coralidade textual narra intrigas entre funcionários de um museu de Paris na vernissage da mostra de uma guilhotina restaurada.