Design, cena e luz: anotações

Publicado em: 01/01/2012 |

EDUARDO TUDELLA
Especial para a SP Escola de Teatro

“A recente tentativa de traduzir a expressão anglo-americana lighting design para a língua portuguesa, no ambiente das Artes Cênicas brasileiras, introduziu opções como “desenho de luz”, “design de luz” e, em consequência, certos documentos podem apresentar profissionais com o título de “desenhista de luz”, “designer de luz” e até “desenhador de luz”, entre outros, interagindo com o processo dinâmico da linguagem falada. Pode-se identificar nestas denominações a intenção de qualificar positivamente a atividade.”

Em artigo publicado na coluna Cadernos de Luz, o pesquisador escreve sobre os sentidos que a expressão lighting pode ter e seus reflexos numa construção cênica.

Para ler o texto, clique aqui.

EDUARDO TUDELLA é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Theater Design – Lighting pela New York University e bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia.

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.