Oficina gratuita e presencial | Artistas Realizadores

Publicado em: 25/04/2024 |

A indústria cultural brasileira é reconhecidamente uma grande fonte de renda para o país e gera muitos empregos, diretos e indiretos, movimentando diversos setores da cadeia econômica, e hoje, representa aproximadamente 3% do PIB nacional. Com significante incentivo governamental e representatividade social, o mercado cultural brasileiro cresce progressivamente e abre espaço para jovens artistas que buscam ingressar em diferentes áreas de interesse, com o objetivo de desenvolver, aprofundar ou produzir seus próprios projetos. Numa sociedade cada vez mais dinâmica, os profissionais hoje devem pensar em como estarem sempre atualizados e preparados para dialogar e estarem envolvidos em diferentes esferas do projeto cultural.

Quando: 16 de maio a 18 de junho de 2024
Terças e quintas – 19h30 às 21h30
Local:

Objetivo: A Oficina “Artistas Realizadores” tem o objetivo de oferecer aulas com conteúdo direcionado e relacionado a diferentes funções que compõem a produção de um projeto teatral. Nesta oficina, ofereceremos 10 encontros com 2h de duração cada, divididos, respectivamente nas áreas: o ator e o mercado de trabalho, Preparação de elenco, O Ator Produtor, Dramaturgia para Teatro, Camarim, Maquiagem, Contrarregragem Teatral e Design de Luz para Teatro .

Orientadores:

Leandro Luna

Formado em Rádio e Televisão pela UMESP com especialização em Artes Cênicas pelo Teatro Oficina UMESP, tem 20 anos de carreira como ator, e, produtor, há aproximadamente 15 anos, pela LUNA Produções Artísticas e VIVA Cultural, juntamente com sua sócia, Priscilla Squeff. Produziu e também atuou nos espetáculos: “Meu Amigo, Charlie Brown – Um Musical da Broadway”, pelo qual, recebeu o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator (2016). Off-broadway “PACTO”, com direção de Zé Henrique de Paula. “A Vela”, com direção de Elias Andreato. Participou e protagonizou de diversos espetáculos e musicais como: “Priscilla, Rainha do Deserto”, “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”, “Vingança”, “Chaplin”, “Tudo é Jazz”, “Amigas, Pero No Mucho”, “Aparecida”, dentre outros. No cinema, atuou nos longa-metragens “Um Dia de Ontem”, “SATYRIANAS”, “O Mundo que Eu Conheço Não Existe Mais”, na série (DES)ENCONTROS do Canal Sony e dublou diversos filmes, séries, cartoons e animações, destacando-se como Héctor em “Viva a Vida é Uma Festa” da Disney Pixar.

Letícia Helena

Letícia Helena é atriz, preparadora de atores e produtora cultural. Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), participou como atriz de espetáculos teatrais e produções para Tv e Streaming. Em 2019 começou a estudar a Técnica Chubbuck de Atuação com a preparadora Marina Rigueira, com quem concluiu o treinamento para ser uma das Instrutoras da Técnica no Brasil. Hoje está à frente da preparação de elenco do espetáculo Todo Chapéu Me Lembra Você, o musical Donatello e o curta-metragem Nessa Data Querida, além das turmas regulares de treinamento na Técnica Chubbuck e preparações particulares para atores.

Renatto Valentte

Renatto Valentte, maquiador há 40 anos, tendo alguns trabalhos realizados por vários anos em publicidade (propaganda), comissões de frente com técnicas do CirqueDu Soleil, em escolas de Samba e em alguns espetáculos de teatro. Em Teatro seus principais trabalhos foram, Uma Certa Carmem, O Palhaço imaginador, Cinderela, A vela.

Carmo Dalla Vecchia

Carmo Dalla Vecchia, estreou como ator na minissérie Engraçadinha (1995), sendo alçado à fama em 2000 como protagonista da quinta temporada de Chiquititas. Passou pelas principais emissoras do Brasil – TV Globo, Record TV, SBT, Band – destacando- se em papéis como Inácio de Pícara Sonhadora (2001), Luciano de Cobras &
Lagartos (2006), Zé Bob de A Favorita (2008), Rei Augusto de Cordel Encantado (2011) e Maurílio de Império (2014).

Vitor Rocha

Ator, diretor, escritor e roteirista brasileiro. Eleito pela revista Forbes um dos 90 jovens mais bem sucedidos e promissores do país em 2019. Seu trabalho mais notório é o musical Cargas D’Água – Um Musical de Bolso, que lhe rendeu diversas indicações a prêmios de teatro, o consagrou o primeiro autor a receber um Prêmio Bibi Ferreira, na categoria revelação e ganhou montagens em Londres e Nova York. Além de outros espetáculos, é autor do livro Casusbelli e fundador do projeto social homônimo que une artistas em prol de crianças de ONGs e escolas rurais.

Cleber Eli

Iniciou a carreira no meio artístico há 20 anos, fazendo parte de projetos para Teatro. Estreou auxiliando na montagem do Espetáculo Coração Bazar, dirigido por José Possi. A partir desse trabalho, passou a operar e participar do processo criativo de diversos espetáculos, tais como: Noites Brancas – com Debora Falabela e elenco, Hamlet – com Tiago Lacerda, Rei Lear – com Juca de Oliveira, A tempestade – com Celso Frateschi, etc. Atualmente faz projetos de iluminação para de Shows musicais e peças Teatrais em parceria com diretores renomados como: Elias Andreato, Gabriel Vilela, Ron Danie.

Público: Estudantes de Artes Cênicas

Seleção: Ordem de inscrição. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  25 de abril a 13 de maio de 2024
Aprovados: 13 de maio de 2024
Matrícula online: 14 e 15 de maio de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 16 de maio a 18 de junho de 2024
Terças e quintas – 19h30 às 21h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Leandro Luna

Letícia Helena

Renatto Valentte

Carmo Dalla Vecchia

Vitor Rocha

Cleber Eli

Público: Estudantes de Artes Cênicas

Seleção: Ordem de inscrição. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  25 de abril a 13 de maio de 2024