Oficina gratuita de atuação | Corpo e Identidade na Cena

Publicado em: 18/04/2024 |

A oficina de atuação é realizada pelo grupo de pesquisa e extensão “Diversidade sexual e teatro no Brasil: visibilidade, minoritarismo e representação”, da Universidade Federal de São João del Rei. O foco da pesquisa é a investigação de gênero e diversidade, com destaque para a representatividade de orientação sexual, etnia e raça no contexto teatral. A pesquisa materializa-se na criação do espetáculo “Eu não vou fazer Greta Garbo”, após dois anos de investigação, que analisa o fazer teatral e as relações entre o indivíduo e o coletivo. O objetivo da oficina é compartilhar o processo de treinamento e construção da cena. A proposta busca ampliar a compreensão das diversas formas de identidade e expressão, visando contribuir para a construção de uma representação mais assertiva no que diz respeito aos corpos presentes no contexto social e político em que vivemos.

Quando: 25 de maio de 2024
Sábado, das 15h00 às 18h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Apresentar as técnicas de preparação e de criação atorial utilizadas na criação do espetáculo “Eu não vou fazer Greta Garbo”: relaxamento, alongamento, aquecimento e exercícios de criação de partituras corporais.

Orientação: Alberto Tibaji

Alberto Ferreira da Rocha Junior (Alberto Tibaji) possui Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Espetáculo, e na área de Letras. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa dentro da linha Cultura, Política e Memória e orienta trabalhos com ênfase em arquivo, memória e história; auto/biografias; diversidade sexual; e comicidade. Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ de agosto de 2004 a julho de 2008. Coordenou do 18º ao 21º Inverno Cultural da UFSJ. Coordenador nacional da área temática cultura (2005-2008) do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Representante da ANDIFES no Conselho Nacional de Política Cultural (MinC) de dez.2007-mai.2009. Assessor da Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura de 19 de maio de 2009 a 30 de junho de 2010. Coordenador do Curso de Graduação em Teatro da UFSJ de 2013 a 2015. Pós-doutoramento na UNIRIO, sob a supervisão de Maria Helena Werneck, com pesquisa intitulada Fluxos culturais entre o teatro português e o teatro brasileiro: escritas (auto)biográficas de artistas portugueses, mais especificamente sobre a vida e obra de António de Sousa Bastos. Foi contemplado com o auxílio Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG para o período de julho de 2014 a junho de 2016. Seu projeto de pesquisa docente atual intitula-se Palavra e silêncio na encruzilhada: teatro e sexualidades dissidentes no Brasil. Representante da UFSJ junto ao Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais LGBT da Prefeitura Municipal de São João del-Rei (2021-2023).

Público: Pessoas interessadas em Artes a partir de 16 anos.

Seleção: Ordem de inscrição. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  18 de abril até 20 de maio de 2024
Aprovados: 21 de maio de 2024
Matrícula online: 22 e 23 de maio de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 25 de maio de 2024
Sábado, das 15h00 às 18h00
Local:  SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Público: Pessoas interessadas em Artes a partir de 16 anos.

Seleção: Ordem de inscrição. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  18 de abril até 20 de maio de 2024