Curso gratuito e presencial | Estéticas do teatro, Crítica e Curadoria – Diálogos inflamáveis

Publicado em: 06/03/2024 |

Cabeçalho do curso Estéticas do teatro, Crítica e Curadoria – Diálogos inflamáveis com Kil Abreu

A estética, a crítica e a curadoria são campos que estão quase sempre em inter-relação. No entanto, com a crescente fragmentação dos estudos culturais, a formação em torno destes temas nos surge fraturada. O curso justifica-se então na proposta de estabelecer uma iniciação relacional a estas disciplinas, utilizando o repertório da estética e da filosofia da arte como suporte.

Quando: 27 de março até 29 de maio de 2024
Segundas e quartas, das 10h às 13h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: A partir de elementos da Estética, estudar em grupo os campos possíveis da crítica e da curadoria em teatro, suas singularidades e relações, tendo como referência a cena brasileira contemporânea. No curso discutiremos instrumentos e mediações para o trabalho crítico e para a prática da curadoria em teatro.

Orientação: Kil Abreu

Kil Abreu é jornalista, crítico, curador. Foi diretor do Departamento de teatros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, crítico do jornal Folha de São Paulo e Coordenador pedagógico da Escola Livre de teatro de Santo André. Compôs os júris dos prêmios Shell e APCA. Fez a curadoria de diversos festivais, entre os quais os de Curitiba, Festival Recife do teatro nacional, Festival de Fortaleza, Festival internacional de teatro de São José do Rio Preto e Plataforma Brasil, da Mostra internacional de teatro de São Paulo (MITsp). Foi curador de teatro do Centro Cultural São Paulo. Edita, com Rodrigo Nascimento, o site Cena Aberta – Teatro, crítica e política das artes. É membro da IACT – Associação internacional de críticos de teatro.

Público: Pessoas acima de 18 anos, estudantes de escolas de teatro, profissionais ou amadores do teatro nas áreas da atuação, direção e dramaturgia. Interessados em estéticas do teatro, crítica e curadoria.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  06 de março a 25 de março de 2024
Aprovados: 26 de março de 2024
Matrícula online: 26 de março de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 27 de março até 29 de maio de 2024