Curso gratuito e online | O corpo utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades

Publicado em: 21/12/2023 |

Cabeçalho do curso O corpo utópico: relações entre Moda, gêneros e sexualidades

Quais as possíveis relações entre o conceito de Moda com as perspectivas filosóficas e sociológicas sobre o corpo, as identidades e expressões de gêneros e as sexualidades na cultura ocidental? Partindo de uma vasta bibliografia da Teoria de Moda, da filosofia, das artes e da sociologia, o curso investiga os processos históricos das generificações dos corpos e das vestimentas na Moda. No conteúdo programático, além da análise e reflexão crítica a partir da Moda na sociedade de corte à modernidade dos séculos XIX e XX, da constituição da cultura da feminilidade pela vestimenta, do modernismo para o guarda-roupa-feminino proposto por Paul Poiret, Coco Chanel, Madeleine Vionnet, Jean Patou, Elsa Schiaparelli e o surrealismo francês, compreender como o contemporâneo – na leitura da teoria queer – propõe nas diversas expressões de gêneros da vestimenta uma “estética da existência”.

Quando: 16 de janeiro  até 05 de março de 2024
De terças e quintas, das 10h às 13h
Local:
Online

Objetivo: Entrelaçar as noções das identidades, papéis e expressões de gêneros e sexualidades com o conceito de Moda;
Expor, comentar e analisar as relações e os processos de generificações do guarda-roupa ao longo da história da Moda nas sociedades modernas;
Repensar os modos de vestir a partir da perspectiva da teoria queer.

Orientação: Brunno Almeida Maia

Brunno Almeida Maia é doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre Moda e arquitetura. Mestre em filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), foi curador e pesquisador da exposição “Ema e a Moda no século XX – as roupas e a caligrafia dos gestos”, na Casa Museu Ema Klabin, do Ciclo de Conferências “A atualidade de Marcel Proust (1871-1922)”, no CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do Sesc SP, e do projeto “Povos brasileiros: gastronomia, moda e literatura”, no Sesc Avenida Paulista. Em 2018, atuou residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e Som).
No ano de 2019, organizou a “Jornada em homenagem ao centenário de Gilda de Mello Souza”, na Casa Museu Ema Klabin (SP), que contou com a participação de Renato Janine Ribeiro, Jorge Coli, Walnice Nogueira Galvão e Celso Lafer. Foi facilitador pedagógico do módulo I de formação em Cidadania e Direitos Humanos do Programa “Transcidadania”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP.
É professor convidado em instituições como IED (Istituto Europeo di Design), de São Paulo, da Escola de Comunicação e Arte (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa Faustolo, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), e do Centro Universitário Belas Artes.
Na USP, atua nos cursos de pós-graduação lato sensu em “Consumo e Cultura Material: perspectivas semiopsicanalíticas”, e no MBA “Negócios e estética de Moda”. No Senac, no curso Técnico em Produção de Moda.
Já ministrou aulas sobre a relação entre a moda, a imagem, a arte e a literatura em espaços e instituições culturais como Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Paço das Artes de São Paulo, Casa Museu Ema Klabin, Adelina Instituto, Fundação Stickel, Oficinas Culturais Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Sesc Consolação, Sesc Pompéia, Sesc Ipiranga, Sesc Jundiaí, Sesc 24 de maio, Sesc Belenzinho, Sesc Avenida Paulista, CPF – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André (SP), Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas (SP), Biblioteca Mário de Andrade, Fábricas de Cultura, Biblioteca Pública Pedro Nava e Escola São Paulo.
É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014). Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance “Lucíola” (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017). Atualmente trabalha em seu próximo livro “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos, no prelo).

Público: Jovens estudantes, pesquisadores e profissionais das artes cênicas, das artes em geral e da Moda. A partir de 18 anos de idade.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 50 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  21 de dezembro até de 07 de janeiro de 2024
Aprovados: 11 janeiro de 2024
Matrícula online: 12 e 13 de janeiro de 2024

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 16 de janeiro  até 05 de março de 2024