Curso presencial e gratuito | Estudos de materialidades circenses

Publicado em: 28/09/2023 |

Comumente vemos como práticas cênicas/performativas, trabalhos que utilizem de objetos/materialidades, como formas de extensão física e potencialidade de movimento. Esse curso consiste em abordar tais práticas de artistas da cena, utilizando de técnicas, conceitos e práticas em dança, para ampliar o repertorio de movimento destes artistas, a fim de possibilitar e provocar, novas formas de pensar o movimento do corpo, o movimento da materialidade/objeto e o movimento do artista da cena com sua materialidade. E para isso, trago como referencial teórico, Paola Silveira Vasconcelos, com os estudos de materialidades, Daniel Moura e Andre Lepecki, sobre os estudos de dramaturgia da dança e Ciane Fernandes, sobre os estudos de análise do movimento em dança.

Quando: 23 de outubro até 06 de dezembro de 2023
Segundas e quartas – 14h30 às 18h30
Local:
SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: O objetivo do curso é contribuir, orientar e fornecer ferramentas para a criação, coreográfica com objetos/materialidades, proposto por pessoas artistas do corpo e da cena. A meta é que cada participante termine a experiência com ao menos um número performativo finalizado e possível de ser apresentado em espetáculos, eventos e festivais. Ao final do curso, será realizada uma Mostra aberta ao público.

Orientação: Furcifer Scher

Furcifer Scher é graduada em dança – licenciatura, ( Registro Profissional/DRT: 0055435/SP), pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ( 2015 – 2019). Iniciou sua trajetória na licenciatura através de projeto Mais Educação (2011-2014) e no decorrer de sua trajetória acadêmica participou do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2016). Colaboradora em Coletivo Orbita desde 2018 e do evento Revirada Circense desde 2019 onde desenvolveu a oficina de “DRAMATURGIA DO MOVIMENTO URBANO – Possibilidades em dança para criação circense” & “Manipulação de objetos com abordagens em dança”, coordenou algumas apresentações artísticas na “Noite da Diversidade” para o mesmo evento. Apresentou alguns números coreográficos performativos, em eventos presenciais, como: “Encontro de Circo SBC” (2023), “Cabaré Diminuto” que aconteceu nas Fabricas de Cultura da Zona Leste de SP (2022), “Festival de 8 anos do Circo na Praça de SP” (2022), e também em formato online para eventos como: “Mostra de circo audiovisual, laboratório da Cia Fundo Mundo” (2021), “mostra 10 gigabytes de história, do Laboratório Escola de Arte Popular” (2021), “Sarau artistico nós em movimento, da Tribu di Arteiros” (2021), “Varieté do Pre Encuentro Latinoamericano de Circo LGBTIA+” (2020). Desenvolveu trabalhos artísticos através de sua rede social Instagram, intitulados como “Corpos em Chamas” oriunda de sua pesquisa feita como trabalho de conclusão de curso na época da universidade, que também foi contemplada pelo Edital Para Premiação de Artistas No Âmbito Das Ações de Socorro ao Setor Cultural de Montenegro/RS, Lei Aldir Blanc” (2021) e também a “Variete da Diversidade Artística” onde reunia diversos artistas distintos das áreas do Circo/Dança/Música/Poesia/Teatro. (2020 – 2021).

Público: Pessoas, artistas da cena, interessadas em ampliar o repertorio de movimento e exercitar a criação cênica para números performativos, através de estudos em dança.

Seleção: Análise curricular e carta de interesse, conforme sugerido pela SP Escola de Teatro..  25 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 28 de setembro de 2023 a 15 de outubro de 2023
Aprovados: 18 de outubro de 2023
Matrícula online: 19 e 20 de outubro de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 23 de outubro até 06 de dezembro de 2023
Segundas e quartas – 14h30 às 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Seleção: Serão analisados o currículo e a carta de interesse. Pensando em formas de possibilitar maior diversidade de pessoas e grupos minoritários, também será levado em consideração se são pessoas dissidentes de raça e gênero como também PCD. –  25 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 27 de setembro de 2023 a 15 de outubro de 2023