Curso gratuito e presencial | Sound Designer e Trilha Para Cinema

Publicado em: 18/09/2023 |

Cabeçalho do curso Sound Designer e Trilha Para Cinema com Marcello Amalfi

Atualmente, os processos de criação da trilha sonora e do sound-design encontram-se em um grande boom, promovido sobretudo por uma universalização de seus meios de produção, a qual vem sendo alavancada pela democratização das tecnologias que o envolvem. Desta forma, aumenta expressivamente a necessidade de uma contínua formação e atualização de compositores de trilha sonora, para que se possa manter corrente o fluxo de uma nova onda criativa, que caminha de mãos dadas com as vertiginosas transformações tecnológicas e estéticas pelas quais passam as artes da cena, quer seja o teatro, quer seja o audiovisual.

Quando: 04 de outubro até 29 de novembro de 2023
De terças e quartas, das 19h30 às 22h30
Local:

Objetivo: promover ao aprendiz uma imersão nos campos da trilha sonora e do sound-design nos universos teatral e audiovisual (TV, Cinema e Web) através de estudos técnicos e teóricos, aliados a participação efetiva na criação de uma trilha original, a fim de potencializar sua capacidade de articulação dentro das perspectivas técnicas e expressivas do ofício de compositor.

Orientação: Marcello Amalfi

Marcello Amalfi é orientador de Mestrado no PPGAC-ECA na Universidade de São Paulo. Coordena o Curso de Música do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, além de lecionar nos cursos de Cinema, Artes Cênicas, Produção Fonográfica, Desenho de Animação e Jogos Digitais. É conferencista e professor convidado em diversas instituições e universidades, como Sorbonne Nouvelle Paris 3 APEB-FR (2020) Universidade de Lisboa (2020), e TUSP (2020). É membro registrado no CNPq dos grupos de pesquisa – CEPECA (USP) e MOUSIKE (UnB). Titular de um Pós-doutorado na Universidade de São Paulo intitulado Macro-harmonia: uma proposta de formação para compositores de música das artes da cena; um Pós-Doutorado na Universidade de Brasília intitulado Música das Artes da cena: reflexões e caminhos para sua criação; um Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo / Universidade Paris VIII (doutorado sanduíche), com a tese A escuta do inaudível e um Mestrado em Artes na Universidade de São Paulo intitulado A Macro-harmonia da Música do Teatro. É Editor da Revista Científica Dramaturgias, do Departamento de Teatro da Universidade de Brasília (UnB). É compositor de trilhas sonoras e música original para mais de setenta espetáculos e filmes, recebendo o premio de melhor trilha sonora de filme nacional em duas ocasiões, 2009 e 2015. Em 2022 concorreu ao prêmio Grammy (arranjos vocais na categoria Melhor álbum do ano) e teve uma trilha sonora exibida no Festiva Internacional de Cinema de Cannes com um filme em realidade virtual.

Público: Estudantes de teatro, cinema, bem como todas as pessoas interessadas em trilha sonora para o audiovisual, a partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 35 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  18 de setembro até de 25 setembro de 2023
Aprovados: 28 de setembro de 2023
Matrícula online: 29 de setembro até 2 de outubro de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 04 de outubro até 29 de novembro de 2023
Terças e quartas, das 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP