Curso gratuito e presencial | Dança Para Além Dos Muros

Publicado em: 05/07/2023 |

Cabeçalho de curso - Dança Para Além Dos Muros com Rodrigo Alcântara

Cabeçalho de curso – Dança Para Além Dos Muros com Rodrigo Alcântara

Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Esta oficina tem como eixo condutor um dos conceitos da proposta a pesquisa da Metodologia da “Dança da Indignação” criada pela diretora e coreógrafa Gal Martins juntamente com a Cia Sansacroma. Trata-se de uma linguagem estética em dança que reverbera indignações criativas numa abordagem poética e política que traz signos e elementos singulares na intersecção entre arte e vida, vida e arte. Atualmente com minhas atividades artísticas e práticas pedagógicas, percebo em meus planos de aulas, em minhas peças, na minha dança, o quanto a pedagogia emancipatória alinhada as artes são ferramentas de mudanças importantes. Enquanto educador, mas sempre aluno e aprendiz, eu opto por abordar a vivência dos meus alunos (independente da faixa etária), começando sempre por suas trajetórias, memórias e afetos na infância como o brincar, o pular, o rolar no chão, o andar descalço, as atividades cotidianas de uma vida são disparadoras e ferramentas investigativas fundamentais para o desenvolvimento de um método brincante, uma dança primordial que vem de um movimento muito natural e sobretudo simples de estar presente no mundo, de estar em contato com o próprio corpo e com os afetos o atravessam.

Quando: 27 de julho até 26 de setembro de 2023
Terças e quinta – 19h30 às 22h30
Local:

Objetivo: O curso Dança para Além dos Muros nasce com o objetivo de transformar as barreiras da nossa expressão em objeto de estudo. As correlações entre tempo, espaço e corpo guiam os participantes numa jornada de autoconhecimento e libertação, trazendo à tona movimentos e expressões muitas vezes desconhecidos ou nunca antes acessados.

Orientação: Rodrigo Alcântara

Rodrigo Alcântara é artista do corpo/bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Programa Fábricas de Cultura Projeto Núcleo Luz sob coordenação geral de Susana Yamauchi, e pela Fundação Teatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. Bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU e aluno egresso da SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino com J.C Serroni e Tellumi Helen.

Público: Qualquer pessoa que queira explorar a movimentação corporal fora de qualquer eixo cartesiano da dança. Este curso foi pensado para um público amplo, a partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 05 de julho de 2023 a 19 de julho de 2023
Aprovados: 24 de julho de 2023
Matrícula online: 25 e 26 de julho de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 27 de julho até 26 de setembro de 2023
Terças e quinta – 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP