Oficina gratuita e presencial | Afinação do Corpo

Publicado em: 24/04/2023 |

Cabeçalho do curso Afiação do Corpo com o professor Zé Maria Carvalho

É comum vermos atletas, artistas cênicos e performances, pensarem o corpo apenas do ponto de vista físico, e se empenharem no aumento de performance usando procedimentos extensivos, com repetições que no máximo, repetem o que já existe como organização e auto percepção. Uma porcentagem muito pequena de pessoas destas áreas citadas, possuem ferramentas que lhes permitam enxergar o corpo de uma forma mais complexa que, como diz Feldenkrais – ‘…toda ação humana é sempre composta por: movimento, sensação, emoção e pensamento. Não podemos fazer uma única ação, em que estas funções não estejam presentes em alguma proporção. Este é um ponto de partida fundamental para a produção de um corpo/funcional que ao mesmo tempo que desenvolve uma maior afinação (aqui estamos pensando como a afinação de um instrumento musical), aumenta sua auto percepção, junto com a modulação do tônus muscular, ocorre simultaneamente uma modulação no tônus emocional e o aumento do fluxo interno dos fluidos e energias do corpo, intensifica e viabiliza o pensamento criativo, fundamental para a atividade criativa nestas varias áreas.

Quando: 05 e 12 de maio de 2023
Sextas, das 19h30 até às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: O objetivo deste curso é apresentar aos estudantes de artes cênicas esta ferramenta que venho desenvolvendo a 30 anos, a partir do experiencia vivida com Klauss Vianna por uma década, com Takao Kusuno e a dança butô e a formação no método Feldenkrais de educação somática e abordagens orientais como o dohô e aikido. Estas abordagens foram pesquisadas e integradas com o objetivo de pensar o corpo funcional e ao mesmo tempo corpo intenso, corpo expressivo.

Orientador: Zé Maria Carvalho

Orientador Zé Maria Carvalho

Zé Maria Carvalho é dançarino, professor de Ed. Somática e dança butô, coordena o Espaço Viver Teatro e estúdio de dança a 35 anos e dirige o ‘VIVER NÚCLEO DE DANÇA Pesquisa e Criação.
PRINCIPAIS TRABALHOS E PREMIOS – Com Takao Kusuno:
“O Olho do tamanduá”, ganhador do troféu Mambembe de melhor espetáculo de dança de 1995.
Participando dos seguintes festivais internacionais: FIAC-95-SP, FIT- 1996 -Belo Horizonte, 8ºFESTIVAL INTERNACIONAL DE HAVANA/CUBA- 1997, FESTIVAL INTERNACIONL RIO CENA CONTEMPORÂNEA-1997, FESTIVAL BRASIL-JÀ-1998 -MUNIQUE/ALEMANHA, 2003- BIENAL INTERNACIONAL DE ARTES DE KIOTO-JAPÃO, 2003.
2004- Premio Estímulo à Dança da Secretaria Municipal de Cultura com UROBÓ.
2005- Premiado no projeto de circulação FUNARTE Sul /Sudeste com Cio da Terra/ Cangaceiro.
2006- Criação e apresentação do espetáculo “HOMEM DOS AVESSOS”, espetáculo premiado com a produção do Dança em Pauta-CCBB). 2007- Criação do espetáculo “ Era infinitamente maio…-Tatarana lagarta de fogo” episódio II -. Prêmio FUNARTE / Klauss Vianna. 2008/2009- Fomento a dança com o projeto “ ‘Era infinitamente maio…Urutu Branco Cobra Voadeira‘.
Fomento a dança com o projeto O corpo em devir’ (2011/2012 ) – Fomento a dança com o projeto “Dejavü” (2015).
Fomento à dança com Desobra_Dejavu (2016/2017) .
Prêmio Denilto Gomes por pesquisa e difusão. Fomento a dança com o projeto Espaços Outros_Outros Espaços (2017/18.
Fomento a dança com o projeto DISPOSITIVOS DE VISAO/ Provocações_Poéticas…não se vive…não se morre…não se dança no retângulo de uma folha de papel (2019/20).

Público: Estudantes de artes cênicas, cantores , artistas circenses, performances, a partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 24 de abril de 2023 a 30 de abril de 2023
Aprovados: 03 de maio de 2023
Matrícula online: 03 e 04 de maio de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 05 e 12 de maio de 2023
Sextas, das 19h30 até às 22h30

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

PRINCIPAIS TRABALHOS E PREMIOS – Com Takao Kusuno:
2004- Premio Estímulo à Dança da Secretaria Municipal de Cultura com UROBÓ.
Fomento à dança com Desobra_Dejavu (2016/2017) .

Cronograma das inscrições
Inscrições: 24 de abril de 2023 a 30 de abril de 2023
Aprovados: 03 de maio de 2023
Matrícula online: 03 e 04 de maio de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante