Oficina gratuita e presencial | Rindo com Elas | Oficina de Humor para mulheres

Publicado em: 09/01/2023 |

As mulheres nunca foram muito encorajadas a transitar pela comédia, já que sempre se esperou que a mulher cumprisse papéis bem específicos na sociedade: de bela, delicada, prendada, maternal e companheira (no caso das mulheres cis); e de marginalizada e desumanizada (no caso das mulheres trans). Enfim, sempre coadjuvantes de protagonistas masculinos. Em uma série de exercícios de interpretação, de improviso e também de caráter documental, as participantes terão a oportunidade de investigar suas possibilidades cômicas em um ambiente seguro, acolhedor e democrático, livre de julgamentos. Contrariando aqueles que, ainda hoje, se recusam a enxergar potencial cômico na mulher, a oficina pretende fortalecer e colocar em contato as mulheres que bravamente percorrem os caminhos do humor.

Quando: 21 e 28 de janeiro de 2023
Sábados, das 14h às 19h
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: A oficina tem como objetivo proporcionar a mulheres (cisgêneras e transgêneras) e pessoas não binárias, atrizes ou não, um ambiente seguro e confortável para explorarem sua comicidade, através de exercícios e experiências cênicas que tenham o humor como meio e finalidade. Não se trata de um curso de formação, mas sim de um apontamento de possíveis caminhos cômicos.

Orientadoras: Marianna Armellini, Renata Augusto e Sheila Friedhofer, atrizes do grupo As Olívias

Formado nos corredores da Escola de Arte Dramática (EAD / USP) pelas atrizes Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e pelo ator e diretor Victor Bittow – As Olívias são um grupo de comédia que resolveu transformar em humor seu jeito inusitado de ver o mundo. A estreia aconteceu em 2005, com o espetáculo As Olívias Palitam, que fez milhares de espectadores por todo o país ao longo de nove anos em cartaz. O humor do grupo também ganhou espaço na internet e, em 2011, As Olívias estrearam na televisão com um programa semanal no canal Multishow – Olívias na TV – com 4 temporadas exibidas até 2013. Em 2015, em comemoração aos 10 anos do grupo, As Olívias estreiam seu segundo espetáculo teatral, Riso Nervoso, com texto e direção de Michelle Ferreira. Para 2023, repetindo a parceria, elas preparam a estreia de seu novo projeto no teatro, o espetáculo “Mulher, imagina você”.

Público: Mulheres (cisgêneras e transgêneras) e pessoas não-binárias a partir de 18 anos, atrizes ou não.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 30 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 09 de janeiro de 2023 a 15 de janeiro de 2023
Aprovados: 18 de janeiro de 2023
Matrícula online: 19 de janeiro de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 21 e 28 de janeiro de 2023
Sábados, das 14h às 19h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Cronograma das inscrições
Inscrições: 09 de janeiro de 2022 a 15 de janeiro de 2023
Aprovados: 18 de janeiro de 2023
Matrícula online: 19 de janeiro de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante