Construção de Bonecos com Heloísa Cardoso

Publicado em: 13/04/2011 |

Contribuir para a sensibilização do participante ao realizar uma introdução nas questões da expressividade e síntese do teatro de animação, além de reforçar as possibilidades pedagógicas e artísticas dessa técnica, é o objetivo do segundo módulo do curso de Difusão Cultural “Criação de Elementos Visuais para o Teatro”, oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Ministrado pela artista plástica Heloísa Cardoso, o curso, que vai abrir inscrições na segunda-feira (18/04), será composto por introdução à construção de bonecos e técnicas de manipulação e utilização cênica, desenvolvidos por meio de informações teóricas, projeções de slides e transparências, práticas de oficina e jogos dramáticos.

Introduzir a confecção de bonecos, além de fazer com que os participantes consigam compreender a necessidade destes objetos em cena, é o foco do segundo módulo do curso que, segundo Heloísa, pretende ir além da técnica. “Nesta área, temos muitos que aprenderam seu ofício no próprio fazer, mas vejo, no mundo atual, como é importante uma formação.”

As aulas, querem suprir, também, as necessidades pedagógicas e artísticas desta técnica. “O curso é muito importante porque forma e recicla pessoas que estão preocupadas em desenvolver um trabalho sério”, conclui Heloísa.

Em 1973, Heloísa Cardoso começou sua atividade profissional confeccionando objetos e elaborando projetos tridimensionais. Fez cursos de máscara na Itália, com Donato Sartori, e de bonecos, com Álvaro Apocalipse. Desde 1983, participa de montagens teatrais como aderecista, mascareira, cenógrafa e figurinista.

Trabalhou em espetáculos como “Grande Poeta Vinícius”, “Eras” e “Carmem com Filtro”.  Participou, ainda, de exposições, performances, congressos, festivais nacionais e internacionais. Desde 1986, é docente do Instituto de Artes da Universidade de Campinas (Unicamp) onde ministra disciplinas no curso de Bacharelado em Interpretação Teatral na Midiologia.

O módulo Bonecos do curso Criação de Elementos Visuais para Teatro será realizado todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, e tem início em 23/05 e término em 11/07.

Os cursos de Difusão Cultural são gratuitos. Acesse www.spescoladeteatro.org.br/difusao-cultural e confira a programação para o primeiro semestre de 2011.