Primeiro Bate-Papo Online do Ano

Publicado em: 02/02/2011 |

Direto de Brasília, Marcus Mota, professor de teoria e história do teatro no departamento de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB) realiza o primeiro bate-papo online do ano, no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na quinta-feira (3), às 16h.

As “Metodologias de Criação em Artes Cênicas” é o tema da conversa virtual que propõe discutir conceitos e experiências de elaboração, produção e realização de espetáculos em busca de criar uma racionalidade de processos criativos por meio do conhecimento de todas as suas etapas.

Mota é escritor, cancionista e dramaturgo. Integra o corpo docente do Mestrado em Artes do Instituto de Artes e dirige o Laboratório de Dramaturgia (LADI), ambos da UnB. Traduziu Arthur Rimbaud, Federico Garcia Lorca, Ésquilo, Heráclito, entre outros. Foi crítico literário no jornal Correio Braziliense, entre 1989 e 1993. Trabalhou na Editora da UnB, editando as revistas Humanidades e Correio do Livro.

Atualmente, se dedica a trabalhos que integram música e teatro. Como dramaturgo, escreveu os textos encenados “Iago”, “Salada para Três” e “As Partes Todas de um Benefício”. Também ministrou cursos regulares de dramaturgia na State University, situada na Flórida, entre os anos de 2008 e 2009. Entre suas publicações, Mota assina a autoria do livro “A Dramaturgia Musical de Ésquilo” e as traduções de “Yerma”, “Assim que Passarem Cinco Anos” e “Casa Bernarda Alba”.

Em conversas virtuais sobre os mais diversos temas, nomes como Mario Viana, Janaína Tupan, Sérgio Róveri, Juliana Galdino, Luiz Fernando Ramos, Gabriela Mellão, Georgette Fadel, Flávio Desgranges, Rogério Toscano, Ingrid Koudela e Maria Lucia Pupo integram a lista de convidados das conversas virtuais de 2010.

Para 2011, Maria Thereza Azevedo, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Maria Ângela de Ambrosis, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Narciso Teles, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Dulce Aquino, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), André Carreira Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); e Daniele Pimenta, da Cia. Piquenique de Teatro formam a lista de pesquisadores e artistas que vão partilhar seus conhecimentos no bate-papo online.

É muito fácil participar. Basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat todas as quintas-feiras, a partir das 16h, e, em um clique, você terá a possibilidade de esclarecer dúvidas, conhecer mais o trabalho de pessoas que atuam no mercado e aprofundar seus conhecimentos no teatro.

SERVIÇO:

Bate-Papo Online

Convidado:  Marcus Mota
Tema: “Metodologias de Criação em Artes Cênicas “
Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat
Dia: 3 de fevereiro (quinta-feira)