EN | ES

SP Escola de Teatro recebe duas estudantes intercambistas durante o semestre letivo

Publicado em: 11/09/2025 |

Durante o segundo semestre letivo de 2025, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu duas estudantes intercambistas. A visita delas foi viabilizada através de parcerias construídas pelo setor de relações internacionais, coordenado por Marcio Aquiles.

A panamenha Kharissa Newbill-Adames, estudante do mestrado em direção da Universidade das Artes de Helsinque, passou quatro semanas com a turma de Direção da Escola, no módulo amarelo.

Já a grega Katerina Kalantranaki, mestranda em dramaturgia da universidade de Oslo KHiO, ficará até o fim do semestre, também com a turma de Direção coordenada por Rodolfo García Vázquez.

Estudante intercambista Kharissa Newbill-Adames. (27/08/2025). | Foto: Clara Silva

Kharissa Newbill-Adames

Estudante intercambista Kharissa Newbill-Adames. (27/08/2025). | Foto: Clara Silva

“O modo como a SP Escola de Teatro trabalha com os conceitos de comunidade e sociedade é muito interessante”, conta Kharissa.

Sobre sua experiência na Escola, diz: “Foi uma experiência incrível. É um grupo muito diverso e com muita paixão. Estou aprendendo a ver mais essa paixão no ato de dirigir. As relações que construí aqui levarei comigo por muito tempo.”

A estudante de Direção também reflete sobre o ato de dirigir e seus aprendizados, tanto em Helsinque quanto em São Paulo: “Na direção, há sempre um contraste entre coletividade e individualidade. O diretor precisa navegar por esses dois territórios. Como dirigir no coletivo sem perder suas próprias ideias e como trabalhar no coletivo sem querer se impor acima dos outros. Na Finlândia, o estudo é mais focado na individualidade do diretor, seu estilo e gostos. Aqui, não. Vem uma outra pedagogia, pensada mais no coletivo. Então tem sido muito bom comparar esses dois mundos.”, analisa.

Katerina Kalantranaki

Estudante intercambista Katerina Kalantranaki. (27/08/2025). | Foto: Clara Silva

Katerina Kalantranaki conta que na Oslo Academy of the Arts (KHiO) ela está terminando seu mestrado em dramaturgia, na linha de estudo Dramaturgia Comparada e Pesquisa em Performance. “Estou explorando novas abordagens no trabalho textual, criando materiais através de entrevistas e experimentando com novas composições e formatos”, diz.

Sobre estudar dramaturgia na Noruega e estar com a turma de Direção em São Paulo, ela conta: “Tem sido uma experiência muito interessante. Estou podendo ‘espiar’ o mundo dos diretores. Estou adquirindo muitas ferramentas que me ajudarão a ser uma dramaturgista melhor. E aqui no Brasil estou absorvendo também muito da cultura brasileira, dos ritmos de São Paulo e da pedagogia local.”

Katerina também compara as pedagogias das duas escolas, de Oslo e São Paulo: “Ambas as escolas compartilham da visão de que estudantes aprendem com estudantes. Todos estão aprendendo, não há a visão do professor ser o único sábio e que possui todo o conhecimento. Aqui na SP Escola de Teatro as aulas são cheias de colaboração, criação coletiva, um misto de estudantes ingressantes e estudantes veteranos.”

Estudante intercambista Katerina Kalantranaki. (27/08/2025). | Foto: Clara Silva




Relacionadas:

Notícias | 11/ 09/ 2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam espetáculo “Morte Rida, Morte Risada” em 12/9 no Centro Cultural Grajaú

SAIBA MAIS

Notícias | 10/ 09/ 2025

SP Escola de Teatro abre processo seletivo para vaga de coordenação pedagógica

SAIBA MAIS

Notícias | 10/ 09/ 2025

Curso “Criação de temas para trilha sonora: a relação texto-música” acontece até 22/10

SAIBA MAIS