Baixo Augusta lança cursos gratuitos em parceria com a SP Escola de Teatro

Publicado em: 30/09/2017 |

Sede do Baixo Augusta na Praça Roosevelt será inaugurada nesta quinta (5). Foto: Divulgação

JONAS LÍRIO

A SP Escola de Teatro e a Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta fecharam uma parceria para oferecer à comunidade cursos livres e gratuitos nas áreas de produção e criação artísticas. O projeto faz parte das primeiras ações do Baixo Augusta na Praça Roosevelt, onde o bloco inaugura sua sede na próxima quinta-feira (5).

Os primeiros cursos de extensão dessa parceria, um de iniciação à produção cultural e outro sobre dinâmica de palco, já estão com inscrições abertas no site da SP Escola de Teatro. “É uma oportunidade para pessoas interessadas em teatro mas que não podem participar dos nossos cursos regulares”, explica a coordenadora de Extensão Cultural da Escola, Lúcia Camargo. Um terceiro curso, que aborda a performatividade drag queen, está programado para acontecer ainda este ano.

“A SP Escola de Teatro é um dos projetos mais significativos do universo artístico da cidade, além de ser símbolo da própria Praça Roosevelt. Então esta parceria é uma possibilidade de alcançar uma série de dimensões importantes para nós”, afirma o empresário Alê Youssef, presidente do Acadêmicos do Baixo Augusta. Segundo Youssef, além dos cursos, a programação da nova sede inclui eventos de coletivos e movimentos de ativismo social, cultural e político.

A chegada do Baixo Augusta à Roosevelt se soma ao fortalecimento dos movimentos culturais em torno da praça, junto a bares, restaurantes da região e grupos de teatro como Os Satyros e Parlapatões. A sede é a concretização de uma relação afetiva entre o bloco e a cidade construída desde 2009, quando ele foi criado. É na Roosevelt, hoje, a dispersão do desfile da agremiação considerada o maior bloco de carnaval de rua de São Paulo (em 2017, reuniu 500 mil foliões na rua da Consolação). “Nós sempre estivemos visceralmente vinculados à Roosevelt e, agora, com a abertura da sede e o início desse projeto sociocultural, vamos materializar essa relação”, diz Alê Youssef.

Para o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, a parceria da Instituição com o bloco solidifica a importância e a força da Praça Roosevelt como ponto cultural de São Paulo. “Essa chegada ‘oficial’ do samba vem para consolidar um movimento muito forte no entorno da praça, que já contava com o teatro, a literatura e o cinema”, diz. “Com certeza, a Roosevelt vai se dividir entre antes e depois da chegada da Casa do Baixo Augusta”.

Cursos

Os dois primeiros cursos da parceria entre a SP Escola de Teatro e o Acadêmicos do Baixo Augusta estão com inscrições abertas até 8 de outubro no site da Escola.

A produtora Daniela Machado, integrante da companhia Os Satyros, ministra, de 17 de outubro a 28 de novembro, o curso Introdução à Produção Cultural. O outro curso é Dinâmica de Palco, em que o ator, produtor e diretor Gustavo Ferreira explica como ocupar o espaço do palco, bem como a relação entre o espaço e outros elementos cênicos. O curso acontece de 16 de outubro a 27 de novembro.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”