Projetos Internacionais

Desde o início de suas atividades, em 2010, a SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco mantém relações com universidades, teatros e associações estrangeiras, em projetos que envolvem residências artísticas, pesquisa e intercâmbios de estudantes e docentes.

Responsável pelo planejamento e organização das parcerias com as instituições estrangeiras, o setor de Projetos Internacionais gerencia os programas de colaboração e os intercâmbios de docentes e estudantes que vêm ao Brasil ou que partem para outros países a fim de ampliar conhecimentos.

Ao longo dos últimos anos, foram estabelecidos protocolos, convênios e parcerias de diversos tipos com escolas e profissionais de quase 30 países, como Suécia, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Portugal, Bolívia, Cuba e Cabo Verde.

Atualmente (2021), os principais projetos internacionais da SP Escola de Teatro em andamento são:

· Alexandria Nova
Rede de universidades europeias para pesquisa em direção teatral. Os estudantes da SP Escola de Teatro participam de encontros virtuais com artistas, alunos e professores de faculdades de Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. A escola brasileira é a única instituição de fora da Europa no mundo a ser convidada.

· Teatro Telemático
Aulas online, ao vivo e simultâneas com a Universidade das Artes de Zurique (ZHdK) e a Faculdade das Artes de Cingapura (LASALLE), unindo três continentes, com fusos horários completamente diversos, em torno da pesquisa teatral.